Divulgar mais e melhor, de modo mais rápido, eficaz e completo. Foram
estes os objetivos que levaram o Instituto dos Vinhos do Douro e do
Porto (IVDP) a apostar numa nova dinâmica de comunicação de dados
estatísticos com os diferentes públicos que os procuram, tudo à
distância de um clique. A partir de agora, no site do IVDP, é possível
disponibilizar informação personalizada de acordo com os interesses de
cada utilizador, com a inclusão de novos dados e atualizações
atempados e automáticas.
"É uma nova forma de comunicar por parte do IVDP. Se até ao momento as
respostas aos pedidos eram feitas pontualmente, agora disponibilizamos
os chamados "dados de conjuntura" de forma completa e permitindo o
cruzamento de informações", adianta o presidente do IVDP, Manuel de
Novaes Cabral. "É, de facto, uma nova postura que assumimos, tendo em
conta a importância que sabemos ter para uma grande diversidade de
públicos, o acesso a esta informação. Queremos ser úteis a todos os
stakeholders do IVDP, disponibilizando os dados, sempre numa
perspetiva de melhoria contínua".
O site do IVDP, que se centrava sobretudo nos dados das vendas, passa
a incluir elementos organizados em cinco blocos: operadores,
viticultura, colheita e produção, sotcks e vendas. É ainda possível
aceder a conteúdos mais detalhados e efetuar pesquisas com referências
a vários anos e por diversas categorias. Toda esta informação passa
a estar disponível na Internet e pode ser consultada a partir de
quadros feitos "à medida" de cada utilizador, em função das escolhas
que efetuar nas diferentes dimensões de análise disponíveis. Esta
opção permite, por exemplo, que um cliente tenha acesso à localização
geográfica, ano de colheita e mercado de destino de um determinado
vinho, selecionando as características que pretende pesquisar.
Ao todo são 21 quadros divididos nos cinco blocos de informação
referidos, dos quais apenas nove são reservados unicamente ao setor.
O IVDP procura disponibilizar na Internet conteúdos uniformes,
constantes e fiáveis, apostando em definir modelos de informação,
datas de publicação e níveis de acesso, numa perspetiva de inovação,
de melhoria continua e evolução permanente, tendo sempre em conta os
interesses dos usuários.
fonte: mediana
Sem comentários:
Enviar um comentário