Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
10:24 Sábado, 14 de Abr de 2012
Partilhe este artigo: 19 2
Arouca, 14 jul (Lusa) - Agricultores de Arouca participam segunda e quarta-feira numa oficina sobre recolha, conservação e armazenamento de sementes, procurando assim recuperar a "variedade genética" e o "paladar antigo" de espécies que têm vindo a desparecer nas últimas décadas.
A iniciativa decorre no Viveiro Municipal e resulta de uma parceria entre a Câmara de Arouca e a Associação Semente de Futuro, cujo responsável vai orientar a formação e explicou à Lusa: "Os nossos agricultores afastaram-se desse ciclo importante, que era o da produção semente a semente, e o que plantam agora são espécies alteradas geneticamente, o que tem consequências muito graves, como a perda da nossa diversidade agrícola".
José Miguel Fonseca aponta como caso mais flagrante o dos cereais, considerando que "agora o país está reduzido a duas ou três espécies quando antes tinha muitas mais", e logo depois refere a batata, já que "este ano só se encontraram no mercado três ou quatro espécies nacionais".
http://visao.sapo.pt/arouca-40-agricultores-aprendem-a-conservar-sementes-para-recuperar-diversidade-genetica-e-paladar-antigo=f658793#ixzz1s55mTOnP
Sem comentários:
Enviar um comentário