terça-feira, 17 de abril de 2012

Empresas do sector agroalimentar conquistam mercado externo

FIPA

Dírcia Lopes
17/04/12 19:56


A aposta no mercado internacional tem sido uma das estratégias para
que algumas empresas portuguesas continuem a crescer, numa altura em
que o mercado interno enfrenta o abrandamento económico.

Esta é uma das conclusões do painel que juntou os líderes da Sumol
Compal, Sovena, Gelpeixe, Cerealis, Frulact, Imperial, Vitacress
Portugal, Vieira de Castro e Ramirez no IV Congresso da Federação das
Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).

O presidente do grupo Sovena, António Simões, explicou que através de
"uma estratégia dual" - com marcas de qualidade e aposta na produção
de marcas da distribuição - conseguiu colocar os óleos e azeites da
empresa nas prateleiras de cadeias de retalho internacionais como a
Walmart ou Ahold Sams.

Na Gelpeixe, de acordo com o seu presidente Manuel Tarré, o facto de
ser uma empresa familiar não impediu a implementação de uma estratégia
no mercado externo, onde as vendas estão a crescer a dois dígitos.

Na área dos chocolates, a administradora da Imperial, Manuela Tavares
de Sousa, revelou que hoje o peso das exportações tem um peso de 21%
no volume de negócios da empresa que já vende para mais de 40 países.

Na Frulact, se não tivesse sido feita a aposta na internacionalização
desde 1999, o crescimento da empresa não teria ultrapassado os 900 mil
euros e, eventualmente, "já teria desaparecido", admitiu o presidente
do conselho de administração, João Miranda.

No final do congresso, o presidente da FIPA, Jorge Henriques, lembrou
que a "indústria agroalimentar é um pilar de crescimento para
Portugal".

http://economico.sapo.pt/noticias/empresas-do-sector-agroalimentar-conquistam-mercado-externo_142744.html

Sem comentários:

Enviar um comentário