15 Maio 2013, 15:06 por António Larguesa | alarguesa@negocios.pt
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Todas as áreas de negócio do grupo de vinho do Porto The Fladgate
Partnership (TFP) contribuíram para o aumento da facturação no ano
passado, para 90,1 milhões de euros.
A TFP, que detém as marcas Taylor's, Fonseca e Croft, aumentou no ano
passado a facturação em 12% face a 2011, para 90,1 milhões de euros.
Num ano em que investiu seis milhões de euros para transferir grande
parte da área produtiva e das linhas de engarrafamento do centro
histórico de Gaia para uma antiga propriedade da Real Companhia Velha
- que comprara em 2011 por 21 milhões de euros -, o lucro do grupo de
vinho do Porto caiu ligeiramente de 4,9 para 4,7 milhões de euros.
Os resultados de 2012, que foram apresentados esta quarta-feira pelo
CEO Adrian Bridge (na foto), mostram um crescimento de 1% das vendas
de vinho Porto, para 53,4 milhões de euros, e um incremento de 16% na
actividade de Distribuição (tem o maior grossista de bebidas da zona
Norte), que totalizou 22,6 milhões de euros.
Apesar dos centros de visita às caves também começarem a ser um
"negócio interessante", incluindo para as vendas de vinho que realizam
no final, continua a ser o hotel vínico Yeatman, em Gaia, o grande
responsável pelo aumento de 46% das receitas do Turismo, para 8,5
milhões de euros.
Considerando o enoturismo como "uma grande oportunidade para a
Fladgate e para Portugal", Adrian Bridge prevê que esta unidade de
cinco estrelas com 82 quartos aumente em 2013 a taxa de ocupação de
53% para 62%, e anunciou que os preços vão subir 20% em 2014.
Finalmente, na rubrica "Outros" dos resultados financeiros destaca-se
o novo serviço de engarrafamento - além do vinho produzido pelo grupo
também tem como clientes a Real Companhia Velha, a Ramos Pinto ou o
Esporão -, que apesar de ter arrancado apenas em Maio contribuiu com
5,6 milhões de euros (mais 129% face ao período homólogo) para a
facturação do grupo.
Mais de metade dos compradores de vinho falam inglês
No "core business" do vinho do Porto, a The Fladgate Partnership, que
emprega no total perto de 530 pessoas, tem uma exposição de apenas 9%
ao mercado nacional e vende para perto de 80 países. Ainda assim, mais
de metade (60%) dos compradores de vinhos falam inglês como língua
materna: o Reino Unido continua a ser o melhor mercado (32% do total),
seguido pelos Estados Unidos (17%) e o Canadá (10%).
O grupo representa 12% do volume e 15% do valor das vendas do sector.
No que toca à produção de vinho do Porto "Premium", em que está
especializado, representa um terço das vendas, com uma quota de
mercado de 34% no Reino Unido, 38% no Canadá e 30% nos Estados Unidos,
que são os mercados que mais compram estas categorias especiais.
A Taylor's é a principal referência comercial do grupo, com presença
em 64 países, valendo 55% das vendas de vinho do Porto com marcas
próprias (têm também a Fonseca e a Croft). Considerando estas três
marcas, as categorias especiais representam dois terços das vendas em
volume. Esta repartição "Premium" baixa para quase um terço do total
quando são considerados também os vinhos do Porto "correntes" que
produzem para o Continente, para a britânica Marks & Spencer ou para a
Real Companhia Velha.
Em todo o sector do vinho do Porto, as categorias especiais - vendidas
a um preço superior - ainda valem apenas 20% das vendas em volume. Em
euros, a facturação do sector recuperou em 2012 parte da quebra de 4%
que tinha registado no ano anterior, subindo as vendas de 353,4
milhões para 359,1 milhões de euros.
"Esta transferência do volume para o valor tem grandes implicações
para o Douro. O vinho do Porto não está em crise, mas está o Douro [a
região em que é produzido] porque está orientado para o volume e não
para o valor", apontou Adrian Bridge. O gestor deu como exemplo o
"Benefício", fixado todos os anos no Comunicado de Vindima, que
determina a quantidade de mosto generoso que, somando a aguardente que
é preciso adicionar, fixa a quantidade de vinho do Porto que pode ser
produzida na vindima seguinte.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/dona_da_taylors_aumentou_12_as_vendas_em_2012.html
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