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"Inovar na excelência da tradição" dá o mote para um certame que reúne
diversas entidades, públicas e privadas, oriundas de 18 municípios
transmontanos, com expositores de vários sectores, de que são exemplo
o agro-pecuário e agro-alimentar, turismo, entre outros.
Trás-os-Montes é uma das regiões que possui das mais elevadas taxas de
certificação de produtos regionais, como carnes, enchidos, vinho,
azeite, mel, artesanato, e essa realidade estará em evidência na
feira. Mas também o sector do turismo estará em destaque, com uma
forte representação que aliará à paisagem e património da região, a
gastronomia, cultura e tradição, folclore, alojamento, entre outros
sectores.
A par da divulgação e promoção dos recursos associados aos sectores
apontados, o evento pretende "pensar" a região, agregar sinergias e
apontar caminhos e estratégias que possam contribuir para o reforço da
competitividade regional, da inovação, da tecnologia e do
desenvolvimento.
O programa de actividades dos quatro dias da Expo Trás-os-Montes
contempla ainda a realização de um vasto conjunto de actividades, como
debates, workshops, palestras e outras iniciativas que visam discutir
e pensar a região e apontar novos caminhos para o seu desenvolvimento.
A feira será também um espaço privilegiado para ideias inovadoras e
empreendedores que terão oportunidade de estabelecer contactos com
potenciais investidores e financiadores.
Para Eduardo Malhão, presidente do Nerba, é necessário "trabalhar em
escala e conseguimos para esta exposição a participação de um conjunto
significativo de instituições, autarquias, produtores e empresas desta
área territorial".
Eduardo Malhão sublinha a importância económica que têm para a região
produtos como a castanha, que representa um volume de negócios
estimado em 35 milhões de euros regionais, os enchidos, que geram
receitas na ordem dos 30 milhões de euros anuais e a alheia de
Mirandela, já responsável pelo ingresso na região de valores que se
estimam em 28 milhões de euros, e lembra que "em todos estes sectores
houve trabalho em rede. Diversas entidades souberam trabalhar pela
afirmação de um produto que hoje tem sucesso".
O dirigente do NERBA espera que a feira possibilite a criação de
estratégias firmes para a projecção de outros produtos, serviços,
destinos, que a marca Trás-os-Montes se afirme no contexto nacional e
internacional e que venda, garantindo a criação de uma economia
sustentável.
Este ano a primeira edição da Expo Trás-os-Montes terá lugar em
Bragança, contudo Eduardo Malhão pretende que o evento se repita
anualmente, em outros municípios. "Queremos que os municípios que se
sintam com capacidade e vontade para organizar esta feira se
candidatem", concluiu.
Compra e venda de produtos regionais, apresentação de projectos
empreendedores, promoção do turismo, concertação de ideias para pensar
uma região como um todo são alguns dos ingredientes da primeira edição
da Expo Trás-os-Montes, um evento que acontece em Bragança de 19 a 22
de Abril.
terça-feira, 17 de abril de 2012
NERBA lança Expo Trás-os-Montes, uma “montra de excelência da região”
17-04-2012 - 11:09
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