Um preço de venda ao público (PVP) mínimo de 75,9 cêntimos/litro (com
IVA já incluído) é o valor que estabelece um limiar compatível com a
sobrevivência da fileira do leite e Espanha, de acordo com o relatório
"Estudo da cadeia de valor e formação de preços de leite líquido
embalado " elaborado pelo ministério da Agricultura do país vizinho
(MARM) em Abril de 2009.
No entanto, o relatório da Nielsen para a 4 ª semana de 2012 mostra
que o preço de venda ao público das primeiras marcas foi de 84,93
cêntimos/litro (com uma quota de mercado de 24,3%), enquanto o PVP
médio das segundas marcas se ficou pelos 67,65 cêntimos/litro (6,03%
de quota) e o PVP médio das marcas de distribuidor se fixou em 56,98
cêntimos/litro (para uma quota de mercado de 59,62%).
Consequentemente, 60 por cento do leite foi vendido a um preço médio
de 57 cêntimos e o preço médio total fixou-se em 65 cêntimos, ambos
bem abaixo dos 76 cêntimos/litro do mínimo de subsistência avançado em
2009, o que mostra que a sustentabilidade da cadeia do leite se mostra
inviável, de acordo com um relatório elaborado pela interprofissão
láctea espanhola INLAC.
A este propósito, a INLAC propõe como solução um Decálogo de
Princípios que fomente a inovação, a eficiência produtiva e garanta o
melhor value-for-money.
Para garantir aos consumidores preços competitivos, que responsam à
melhor equação preço-valor devem ser elaboradas medidas que impeçam a
distribuição de inflacionar as marcas independentes, de reservar para
si todas as vantagens obtidas e de vender em perda as suas próprias
marcas (concorrência parasitária, resultante da subsidiação forçada
obtida nas marcas independentes).
FONTE: Agrodigital
http://www.anilact.pt/informacao-74/5567-pvp-do-leite-e-inferior-ao-limiar-de-sobrevivencia
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