segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vinhos Verdes apresentam-se pela primeira vez no mercado sueco

Hamburgo recebe, dia 19 de abril, maior comitiva de sempre de produtores

Depois da participação recorde na maior feira mundial de vinhos, em
Dusseldorf, os produtores de Vinho Verde voltam, dia 19 de abril
(quinta-feira), à Alemanha, para uma ação de promoção na cidade de
Hamburgo. Com 28 viticultores, em representação de 117 marcas, é a
maior comitiva presente naquele que é o segundo maior mercado
importador, responsável pelo consumo, em 2011, de 2,5 milhões de
litros, o que representa 6,3 milhões de euros. Já no dia 18 de abril,
um grupo constituído por 14 produtores vai apresentar em Estocolmo um
rol de 66 marcas a importadores, distribuidores e enófilos, numa ação
que marca a primeira presença em termos promocionais do Vinho Verde no
mercado sueco. Décimo maior destino exportador, com 326 mil litros
comercializados em 2011, a Suécia é uma aposta estratégica para a
Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), por força
do potencial de crescimento em termos de volume de negócios. O esforço
de internacionalização do Vinho Verde, que se traduz num orçamento de
3,4 milhões de euros, o maior de sempre da região, vai também passar
hoje, dia 16 de abril, pela capital norueguesa Oslo.

Alemanha, Noruega e Suécia fazem parte do top 15 dos mercados de
exportação de Vinho Verde e são responsáveis por um investimento
acumulado em promoção de mais de meio milhão de euros. A maior fatia
está destinada ao mercado alemão, que vai absorver 300 mil euros em
ações dirigidas aos profissionais do setor, o que representa nove por
cento do orçamento da CVRVV para 2012.

Já o mercado norueguês, que cresceu 13 por centro entre 2001 e 2011,
justifica um investimento de 65 mil euros em ações como as que hoje
vão ter lugar em Oslo, traduzindo-se assim no nono maior esforço
orçamental previsto no plano de Marketing para este ano. Maior verba
vai ser investida, pela primeira vez, na Suécia, o que resulta do
facto de a CVRVV ter definido aquele país escandinavo como um mercado
prioritário, capaz de contribuir para a tendência recorde de aumento
das exportações que se verifica há uma década. Assim, a campanha de
promoção dos Vinhos Verdes em solo sueco envolverá 165 mil euros, ou
seja, cinco por cento do orçamento global.

O mercado alemão representa 16 por cento das exportações de Vinho
Verde, logo atrás do maior consumidor externo, os EUA. Em 2011, o
volume de negócios foi superior a seis milhões de euros. O mesmo é
dizer que 2,3 milhões de litros passaram as fronteiras nacionais em
direção à Alemanha, ou seja, 3,3 milhões garrafas de vinho
provenientes da região.
Os suecos, por sua vez, importaram 300 mil litros de Vinho Verde no
ano passado, ultrapassando os 600 mil euros em valor, contra os cerca
de 350 mil euros dos noruegueses, que compraram 133 mil litros, mais
cinco por cento do que em 2010.

Adega Cooperativa de Ponte de Lima, Agri-Ronção Vinícola, Armindo
Fernandes, Aveleda, CAPLA, Caves do Monte – Vinhos SA, Quinta da Lixa,
Quinta das Arcas, Quinta de Gomariz, SAVAM, Sogrape, e ViniVerde,
Vinusoalleiros constituem os 14 produtores que vão participar nas
ações de promoção nos dois países escandinavos, de 16 a 18 de abril.

A maior comitiva de viticultores está envolvida na apresentação de 117
marcas de Vinhos Verdes em Hamburgo, constituída por A&D Serviços e
Investimentos, Adega Cooperativa de Guimarães, Adega Cooperativa de
Ponte de Lima, Adega Cooperativa de Vale de Cambra, Agri-Ronção
Vinícola, Armindo Fernandes, Aveleda, CAPLA, Enoport United Wines,
Frutivinhos-Cooperativa Agrícola de Famalicão, Garantia das Quintas,
Mário Bernardo de Magalhães e Sousa, Mário Machado Marques, Provam,
Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quinta das Arcas, Quinta de Carapeços,
Quintas do Homem, Quinta de Gomariz, Quinta de Luou, Quinta de Paços,
SAVAM, Sociedade Agrícola Casa de Vila Nova, Sogrape, Vinhos Norte,
Viniverde e Vinusoalleiros.


fonte: mediana

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