10-05-2013
Os fundadores do blogue profissional Catavino, que promove os vinhos e
a gastronomia da Península Ibérica, acabam de se mudar de Espanha para
Portugal, que dizem ser «um país com grandes oportunidades de
negócio».
Gabriella e Ryan Opaz são um casal americano que em 2005 deixou os
seus empregos, nos Estados Unidos, e seguiu para Espanha, com pouco
mais de mil dólares e sem falar castelhano.
Foi aí que nasceu o Catavino, um blogue que desde logo deu atenção aos
vinhos espanhóis e portugueses e que hoje tem cerca de 30 mil
visitantes por mês.
O Catavino teve uma ascensão rápida e os Opaz tornaram-se líderes de
opinião no sector, segundo a revista Decanter, organizando, ainda, a
Conferência Europeia de Bloggers de Vinhos, considerado o maior
encontro maior anual da especialidade.
O casal morou sete anos em Espanha e vive agora no Porto, onde esta
semana apresentou o seu blogue, explicando que ambicionam juntar o
turismo aos vinhos e à gastronomia e, através da marca Portugal, fazer
aumentar as exportações de vinhos para os Estados Unidos.
Os Opaz dizem que os atraiu «o potencial do país», estando, aliás, a
escrever um livro sobre a gastronomia e cultura vínica portuguesa.
«Queremos promover Portugal nos Estados Unidos, onde, certamente,
iremos surpreender, pelas riquezas desconhecidas não só dos vinhos e
comida portuguesas, como também da cultura e da forma como se recebe
bem por aqui», diz Gabriella Opaz.
«Essa fórmula conjugada tem um potencial incrível em termos
turísticos, mas queremos ir mais além e, por isso, queremos valorizar
o que faz os portugueses felizes, partilhar os mistérios e os
lugares», complementa Ryan.
O Catavino, com cerca de 30 mil visitantes por mês, é igualmente
conhecido conhecida por organizar a Conferência Europeia de Bloggers
de Vinhos que, desde 2008, reúne num só evento nomes importantes a
nível mundial de líderes de opinião, especialistas em comunicação e
críticos de vinhos, bem como amantes de vinhos da blogosfera.
A conferência deste ano está agendada para Outubro e terá lugar em La
Rioja, em Espanha. O projecto Catavinho está no topo dos blogues de
vinhos que mais envolve os leitores e é, também, este conhecimento que
a dupla quer disseminar entre os empresários do sector.
«Há uma ideia errada sobre a importância estratégica das redes sociais
como ferramenta valiosa de comunicação. Hoje em dia, não basta ter uma
página na internet, é preciso criar envolvimento noutras plataformas
para aumentar o negócio», esclarece Ryan.
Fonte: Lusa
http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia46329.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário