quinta-feira, 22 de março de 2012

Espanhóis aumentaram consumo de Vinho do Porto


Números de fevereiro apresentam crescimento de 10,7%

 


Presença na Alimentaria, Barcelona, de 26 a 29, reforça estratégia para mercado


 

São cinco os agentes económicos que vão estar, de 26 a 29 de março, no espaço do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) na Alimentaria, pavilhão "Intervin - Salão de Vinhos e Bebidas Espirituosas", em Barcelona. Esta iniciativa vem reforçar a presença dos vinhos da Região Demarcada do Douro num mercado que se mantém fiel ao Vinho do Porto e, em simultâneo, contactar com outros países que se começam a revelar potenciais consumidores como é o caso da China,  Rússia e Angola. É mais uma importante ação num dos países mais tradicionais de consumo de vinho, que desde a década de 90 integra o top 10 dos mercados de Vinho do Porto. Apesar da conjuntura económica que o país atravessa, 2011 encerrou com as exportações a crescerem 1,1 por cento e nos dois primeiros meses de 2012, relativamente ao mesmo período do ano anterior, Espanha regista um crescimento de quase 11 por cento.

 

"Mercado tradicional para o Vinho do Porto, Espanha tem-se mantido inscrita todos os anos nos objetivos de promoção do IVDP, com o desenvolvimento de um trabalho contínuo e incisivo designadamente com públicos especializados, como sejam jornalistas e profissionais do setor da restauração e dos vinhos", explica Manuel de Novaes Cabral, acrescentando que "a presença na Alimentaria tem-se revelado também uma oportunidade de novos negócios tendo em conta os números este mercado apresenta".

 

Em 2012, já foram realizadas 15 ações de formação em Escolas de Hotelaria espanholas, assim como duas  ações com Chefes de prestígio (Restaurante Calima 2 estrelas Michelin, em Marbella e Chef Dani Garcia. Seguem-se, em maio,  no Dos Cielos, 1 estrela Michelin, em Barcelona, ações com dois Chefs Sérgio e Javier Torres).

 

Das sessões já realizadas no ciclo de formação, que começou há três anos, nalgumas das principais escolas de Hotelaria de Espanha (Barcelona, Madrid (5), Bilbao, Santiago de Compostela, entre as principais) participaram cerca de 500 futuros profissionais, com 18 empresas de Vinho do Porto a colaborar no projeto.

 

Na Alimentaria, além dos contatos que as empresas vão encetar com possíveis compradores, o IVDP vai proporcionar provas de Porto e Chocolate Valhorna e prova comentada de Vinho do Porto e Sobremesa com criações do Chef Manuel Jara, um dos maiores especialistas espanhóis da atualidade, pasteleiro de profissão e professor por vocação, colaborador de revistas especializadas a nível nacional e internacional, com uma passagem de 5 anos no conceituado Zalacaín (3 estrelas Michelin).

 

Este certame conta com mais de 1.000 produtores internacionais e 22.000 m2 de exposição, entre empresas líderes de grupos internacionais e líderes de mercado do vinho.


fonte: mediana

 


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