Supermercados da Jerónimo Martins ganharam quota a todos os
concorrentes com campanhas agressivas de descontos. Continente foi a
insígnia menos afetada.
Adriano Nobre (www.expresso.pt)
15:35 Sexta feira, 8 de junho de 2012
A quota de mercado da rede de supermercados Pingo Doce aumentou 32% em
maio face ao mês anterior. O indicador foi hoje divulgado pela Kantar
Worldpanel, na sequência de um estudo realizado para aferir do impacto
das campanhas de desconto realizadas no último mês pela insígnia da
Jerónimo Martins.
De acordo com os dados hoje avançados pela Kantar, a promoção de 50%
de desconto em todos os produtos nas lojas Pingo Doce "foi aproveitada
por mais de 183 mil lares", ou seja, cerca de 5,3% dos lares de
Portugal Continental. As estimativas da Kantar indicam que "mais de
275 mil pessoas acorreram às lojas Pingo Doce neste dia".
O perfil destes lares que visitaram o Pingo Doce nesse dia é composto
maioritariamente por famílias da Grande Lisboa, Casais com Filhos e
com 4 ou mais pessoas no agregado familiar. Curiosamente, o estudo
indica ainda que 53% dos lares que fizeram compras no Pingo Doce no
dia 1 de maio também realizou compras noutra loja nesse dia.
Na análise à evolução do mercado em todo o mês de maio - que contou
com mais iniciativas de desconto do Pingo Doce - o estudo da Kantar
aponta para "um crescimento da sua quota de mercado, relativa ao valor
consumido pelos lares de Portugal continental, de 5,8 pontos
percentuais, ou seja um crescimento em quota superior a 32%."
Gasto médio no Pingo Doce está a subir
Um acréscimo que, segundo a Kantar, ocorre mais por fidelização do
gasto dos clientes do Pingo Doce do que por conquista de novos
clientes. Comparativamente ao mês de abril, o gasto médio nas lojas
Pingo Doce cresceu cerca de 38%.
O crescimento de quota do Pingo Doce foi feito à conta da diminuição
de quota de todos os restantes operadores do mercado de grande
distribuição. Mas segundo a Kantar, o Continente foi a insígnia menos
afetada pelos ganhos do Pingo Doce.
Recorde-se que o Pingo Doce tem em curso, desde ontem e até domingo,
uma nova campanha de 50% de desconto, desta vez em produtos nacionais.
Tal como a primeira campanha de 50% de desconto em todos os produtos
para compras superiores a 100 euros, realizada no dia 1 de maio, esta
ação arrancou num feriado e garante descontos mediante a compra de 25
euros noutros produtos das suas lojas. Esta é a terceira ação que o
Pingo Doce desenvolve em pouco mais de um mês no âmbito da sua
estratégia de "política agressiva" de vendas.
O estudo da Kantar Worldpanel apenas afere o impacto junto dos
compradores particulares, ou seja os lares, não contabilizando outros
possíveis clientes, como a restauração, por exemplo.
http://expresso.sapo.pt/quota-de-mercado-do-pingo-doce-cresceu-32-em-maio=f731675
Sem comentários:
Enviar um comentário