quinta-feira, 14 de junho de 2012

“Um Porto em... Lisboa” junta a excelência do Vinho do Porto à do Turismo nacional

IVDP associa-se ao Turismo de Portugal para promover o Douro Vinhateiro

A promoção do Vinho do Porto junta-se à do Turismo, aliando o Douro
Vinhateiro Património Mundial à sofisticação do turismo nacional. A
iniciativa conjunta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP)
e do Turismo de Portugal tem o nome de "Um Porto em Lisboa", e decorre
amanhã, 15 de junho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Provas de vinhos e de gastronomia são algumas das ações previstas
nesta edição inédita que procura reforçar a presença do Vinho do Porto
no mercado interno associando-o ao Turismo nacional.


Com os olhos postos numa região importante a nível do mercado interno
para o Vinho do Porto – a grande Lisboa - o IVDP reforça, com esta
associação ao Turismo de Portugal, a estratégia assumida no Plano de
Promoção 2012/2013 de "reposicionar o território como vetor de análise
e intervenção do instituto porque a Região de produção tem de ser
assumida como um valor que deve ser adicionado ao produto", como
adianta Manuel de Novaes Cabral, Presidente do IVDP. "É, também, mais
uma oportunidade de reforçar a ligação que o Instituto tem criado, com
as escolas de hotelaria e com os profissionais do setor, tão
importantes na valorização e na divulgação do Vinho do Porto".

Ao longo de provas de vinhos e de gastronomia e sessões de trabalho, o
Douro e o Vinho do Porto dão-se a conhecer à comunidade empresarial e
escolar como produtos turísticos de excelência e de nível
internacional, estimulando a sua integração na oferta gastronómica.
Durante um dia, uma nova geração de chefs (Nuno Diniz, Nuno Barros,
João Sá, Vítor Claro, António Lourenço, António Henriques, Marlene
Vieira e José Serrano) vai liderar várias provas gastronómicas
comentadas, utilizando Vinho do Porto.

Entre as ações a decorrer contam-se uma conferência sobre a relação
histórica entre o Porto e o comércio do vinho e palestras sobre
empreendedorismo na região do Douro, nas áreas do vinho, da
restauração, da hotelaria.

A jornada encerra com a inauguração da exposição "A Arquitetura da
Paisagem Duriense", no Átrio Rossio, que decorrerá até 30 de junho.

A iniciativa "Um Porto em…" pretende aumentar a notoriedade e a
perceção do Vinho do Porto, junto de responsáveis do setor e opinion
makers nacionais e internacionais, enquanto elemento diferenciador e
característico da oferta turística sofisticada de Portugal.

Depois de Lisboa, o objetivo é que a iniciativa possa repetir-se
noutras grandes cidades europeias, permitindo projetar o Vinho do
Porto enquanto ativo turístico de excelência para Portugal junto dos
principais mercados emissores.


fonte: mediana

Sem comentários:

Enviar um comentário