O conhecido fenómeno das redes sociais chegou à Agricultura. Tidas como a nova forma de partilha de "socializar" em ambiente WEB, as redes sociais estão cada vez mais a ser utilizadas para fins profissionais. Torna-se desta forma possíveis aceder a "amizades" e "contactos" que podem ser decisivos para o sucesso da actividade profissional.
Se o facebook é sobretudo uma rede social para partilha de carácter mais pessoal, outras redes estão focadas para contacto profissionais. Nestas, existem redes generalistas como o LinkedIn (
http://www.linkedin.com/ ), onde é fácil encontrar profissionais e especialistas em diversas áreas, muitos quadros de empresas e académicos de renome. No LinkedIn além do contacto directo com especialistas, é também possível aderir a "grupo de discussão" específicos sobre agricultura, ambiente, etc. O LinkedIn é também muito utilizado na procura e oferta de emprego, algo a não menosprezar nos dias que correm.
Existem também redes sociais exclusivamente dedicadas à agricultura como as portuguesas Hortinet (http://hortinet.info/) e Rede Inovar (http://www.redeinovar.pt/) e a espanhola Chil (http://www.chil.org). Nestas, é igualmente fácil encontrar grupos de discussão sobre diversos temas com a participação de especialistas.
É de destacar também a rede social inglesa Sustaination (http://www.sustaination.co.uk/) cujo objectivo específico é ligar produtores e distribuidores de forma a melhor a eficiência e eficácia da distribuição de alimentos.
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