Zannier
António Freitas de Sousa
17/06/12 14:36
Roger Zannier "construiu uma adega e uma casa com a marca de um
requinte que vai contribuir para reforçar a posição do Douro nos
destinos nacionais.
O grupo Zannier, criado por Roger em 1945, é hoje líder mundial da
confecção de roupa de criança e também já entrou na moda de homem e
mulher, onde está a crescer.
A coisa começou como começam tantas coisas que não vão a lado nenhum:
Roger e a irmã, Josette, compraram umas máquinas de coser,
instalaram-nas num canto e começaram a produzir umas peças nos confins
de Saint Chamond, onde haviam nascido. O interior norte de Portugal
está cheio de histórias destas: de gente que agarrou numa máquina de
coser e, 40 anos depois, lá continua - por trás dela, a tentar acertar
os pespontos com a vontade das modistas.
A história de Roger, nascido a 30 de Novembro de 1945 e de ascendência
italiana, foi um pouco diferente. 50 anos depois, o grupo Zannier
(fundado em 1962) é o líder mundial da confecção da roupa de criança -
com marcas como a 3 Pommes, Absorba, Ikks, Kidcool, ou (sob licença)
Gautier Júnior, Kenzo e Levi's - e já derivou para a roupa de homem e
mulher, onde está a fazer um percurso ascendente. Actualmente, o grupo
assegura a colaboração de mais de 3.300 colaboradores em França e
cerca de mil em diversos pontos do planeta onde está instalado:
Barcelona, Milão, Bruxelas, Londres e Nova Iorque, entre outros.
Mas Roger Zannier não quis ficar pelo têxtil - diversificou para o
turismo, e é aliás nesse quadro que se inscreve o investimento no
Douro. Neste segmento, o empresário francês tem interesses instalados
nos Alpes franceses, mais propriamente em Megève - onde possui uma
unidade hoteleira.
Na Provence, onde é também produtor de vinho - sob a marca Château
Saint Maur - o empresário prevê instalar um hotel que, de algum modo,
vai replicar o projecto do Douro, quer em termos de dimensão quer de
posicionamento do mercado.
Finalmente, Zannier prepara-se para abrir, em 2014, um hotel em pleno
Camboja - país que foi um protectorado francês entre 1863 e 1953 e
que, desde há duas décadas, está a aprender a democracia. De alguma
forma, a recente ascensão do Vietname à condição de país da moda -
quer em termos industriais quer turísticos - tem feito com que o
Camboja (os dois países estão umbilicalmente ligados) possa vir a ser
a breve trecho mais um paraíso para os ocidentais.
Trabalho publicado na edição de 15 de Junho de 2012 do Diário Económico
http://economico.sapo.pt/noticias/do-douro-ao-camboja_146561.html
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