Antropólogo sociocultural Xerardo Pereiro defende
O antropólogo sociocultural Xerardo Pereiro considera que, apesar de a
gastronomia estar cada vez mais a afirmar-se como produto turístico em
Portugal, falta coordenar e melhorar a oferta para atrair novos
mercados.
15h24Nº de votos (0) Comentários (0)
Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela e investigador
do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o especialista
disse à Lusa que as pessoas viajam cada vez mais à procura das
produtos tradicionais e que a alimentação em si, e não apenas a
gastronomia, tem "muito a ganhar" com esta tendência, já que há uma
valorização da agricultura tradicional.
Com o escoamento dos produtos locais, o turismo alimentar ou
gastronómico ajuda as pequenas produções, sobretudo no actual contexto
de crise. "Não podemos ter unidades hoteleiras e restaurantes a
oferecerem alimentos vindos da China, quando em Portugal temos
produtos de primeira qualidade", salientou.
Xerardo Pereiro acredita que é necessário haver uma "mudança de visão"
e reconhecer os alimentos como um negócio para dinamizar as economias
locais, criar emprego e gerar riqueza. "Os alimentos são um negócio
com muitas possibilidades, uma potencialidade em crescimento e uma
saída para a crise económica", insistiu.
O antropólogo, que participou esta semana no 3.º ciclo de Conferências
sobre Turismo da UTAD, em Chaves, lembrou que a alimentação é
crescentemente um elemento central na escolha de destinos turísticos e
que a relação entre alimentação e turismo é complexa e mutável.
O especialista ressalvou que hoje há novos segmentos de mercados
turísticos que procuram novas vivências em torno da questão da comida,
como, por exemplo, em zonas rurais. Por isso, o turismo gastronómico
pode ser entendido como algo mais do que comida no prato.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/falta-coordenar-oferta-do-turismo-gastronomico-em-portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário