quarta-feira, 27 de abril de 2016

Suinicultura: António Costa defende alteração ao embargo com a Rússia



 22 Abril 2016, sexta-feira  AgropecuáriaAgricultura

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira, em Leiria, uma alteração ao embargo com a Rússia para resolver a «curto prazo» a situação de crise que o setor da suinicultura atravessa.

«Não creio que tenha solução de curto prazo que não passe por uma alteração de política da União Europeia, em matéria designadamente das relações e do embargo com a Rússia», afirmou António Costa, que falava num jantar em Leiria, que contou com a presença de vários empresários e autarcas da região.
A criação de exceções ao embargo com a Rússia seria «absolutamente essencial» para resolver a crise que a suinicultura nacional está a atravessar, sublinhou.
Segundo António Costa, o Governo também pode fazer «trabalho diplomático relativamente à abertura de mercados» e eliminação de barreiras para a importação da carne de porco portuguesa para outros países.
O governante recordou as linhas de crédito «que existem e que podem servir para satisfação de necessidades fundamentais», bem como a possibilidade de um «esforço diplomático» por parte do Governo «em mercados como a China».
No entanto, para António Costa, «a questão do embargo russo é uma questão crítica».
«Hoje, ao nível da União Europeia, nem todos temos a mesma sensibilidade relativamente à questão do relacionamento com a Rússia», disse, recordando que para alguns Estados-membro não há «uma grande abertura para que haja exceções», como «porventura» Portugal não teria se estivesse «na posição geográfica» desses países.
O governante sublinhou ainda que «há um esforço grande» por parte do Governo «junto das grandes superfícies, tendo em vista a alargar a aquisição de carne portuguesa».
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário