sábado, 28 de julho de 2012

Incêndios já consumiram este ano o triplo da média ardida dos últimos 10 anos



Publicado às 15.32

O número de incêndios registado no primeiro semestre do ano é o dobro dos valores médios registados na última década e a área ardida quase triplicou, revela o relatório de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca.


foto HÉLDER SANTOS / ASPRESS


No documento agora divulgado pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT) são analisadas os incêndios, fogachos e áreas ardidas desde 2002 a 2012 entre 1 de janeiro e 30 de junho.

Ministra anuncia medidas imediatas para agricultores afetados por granizo



Publicado ontem às 18:29
Entre as medidas anunciadas, está a hipótese dos vitivinicultores que não possam produzir vinho do Porto este ano possam transacionar o direito de produção.


Trabalho de Raquel de Melo Pereira com declarações de Assunção Cristas sobre as ajudar a dar estes agricultores

A ministra da Agricultura assegurou que já está a ser dado apoio aos vitivinicultores que foram afetados pelo granizo que caiu sobre algumas regiões do Douro para que estes possam fazer tratamentos que lhes permitam salvar as plantas.
Em declarações à TSF, Assunção Cristas anunciou também que os produtores que não consigam produzir vinho do Porto este ano poderão transacionar o direito de produção «para que outros façam esse vinho».
Desta forma, quem não pode produzir vinho do Porto pode «receber o montante correspondente a esse valor ou então acumular para o ano o benefício que este ano não pôde utilizar».
Assunção Cristas lembrou ainda que qualquer agricultor têm acesso às verbas do PRODER para replantação, mas recusou qualquer apoio a fundo perdido para quem não tem seguro de colheita.
Caso isso acontecesse, os que fizeram seguro «sentem-se prejudicado, porque estiveram a pagar um seguro e, no final de contas, o Estado vem ressarcir os danos a quem não fez seguro nenhum».

Agricultores do Douro exigem compreensão, não dinheiro



Presidente da Casa do Douro lamenta falta de sensibilidade de Assunção Cristas e lembra que não pediram ajudas financeiras imediatas.

Carlos Abreu (www.expresso.pt)
13:41 Sexta feira, 27 de julho de 2012

O presidente da Casa do Douro lamentou hoje a falta de sensibilidade para o drama dos agricultores cujas vinhas ficaram destruídas pelo granizo, manifestada pela ministra da Agricultura em entrevista à TVI. Para Manuel António dos Santos não se pode dizer que quem tem seguro tem futuro e quem não tem, tivesse.

"Não pode ser assim. Peço compreensão. Só não entende quem não tiver sentimentos ou não o quiser entender", disse ao Expresso.

"A senhora ministra sabe que os seguros de colheita são um processo altamente complexo e que as bonificações atribuídas pelo Estado são cada vez mais reduzidas, chegando a preços exorbitantes aos viticultores", conta.

EUA compram milho no Brasil



27 de Julho - 2012
Empresas norte-americanas estão a comprar milho no Brasil, devido à falta do cereal no país, provocada pela seca extrema.


Segundo o portal Green Savers, mesmo com o transporte, o milho brasileiro é mais barato que o norte-americano.

Para além da indústria da carne, também a dos biocombustíveis está em alerta, uma vez que 88% da área de milho nos EUA foi atingido pela seca.

Ministra assegura ajuda aos agricultores afetados pela queda de granizo



Lusa
27 Jul, 2012, 17:53

Lisboa, 27 jul (Lusa) - A ministra da Agriculta assegurou hoje que está a estudar eventuais apoios aos vitivinicultores do Douro, que perderam a produção deste ano devido ao mau tempo, e que os serviços regionais do ministério vão ajudar na recuperação de plantas.

"Estamos a trabalhar para apoiar, nesta primeira fase, os tratamentos que têm de ser feitos com cal e com cobre, para evitar a perda das plantas", disse à agência Lusa Assunção Cristas, salientando a importância deste trabalho para que as plantas voltem a produzir já no próximo ano.

Avidouro acusa ministra de "insensibilidade" e câmara pede "bom senso"


27 DE JULHO DE 2012, 13:13
Partilhar: Facebook Twitter
SABROSA/GRANIZO

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) acusou hoje a ministra da Agricultura de "insensibilidade e desconhecimento" da situação dos produtores afetados pela queda do granizo, em Sabrosa, e pediu que a governante visite a região.

"Senhora ministra, não fique em Lisboa e venha ao terreno ver de perto o desastre dos vitivinicultores do Douro com a queda do granizo", foi o repto lançado pela presidente da associação, Berta Santos, em declarações à Lusa. Também o presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, defendeu que "tem de imperar algum bom senso".

Prestigiado produtor de vinho australiano regressa à rolha de cortiça



O prestigiado produtor de vinhos australiano Rusden, anunciou recentemente, após cinco anos de utilização dos vedantes de rosca (screwcap), a sua decisão de abandonar o vedante artificial e de voltar a utilizar rolhas de cortiça nos seus vinhos. Esta alteração surge como resultado dos problemas contínuos de qualidade associados ao vedante de alumínio.

Para Carlos Jesus, director de marketing e comunicação da Corticeira Amorim, "é muito animador constatar que vários produtores, nos diferentes mercados, decidem regressar à cortiça, após más experiências com vedantes artificiais. Neste caso particular da Austrália, estas opções são particularmente significativas, dado que não se trata apenas de um prestigiado vinho, mas de um dos primeiros mercados dinamizadores dos vedantes artificiais."

Florestas: Investigadores estudam tratamento para tornar madeira mais resistente à humidade



12:00 Sexta feira, 27 de julho de 2012

Lisboa, 27 jul (Lusa) - Investigadores portugueses estão a desenvolver um equipamento para tratar a madeira de modo a conferir-lhe mais resistência à humidade quando utilizada no exterior.

Copa-Cogeca: Estimativas para a produção de cereais na UE


27-07-2012
  
O Copa-Cogeca publicou as suas novas estimativas referentes à produção de cereais da União Europeia dos 27 para a campanha 2012/2013.

Segundo a organização, prevê-se que a produção reduza cerca de 1,4 por cento em comparação ao ano anterior, apesar de um pequeno aumento da superfície. Devido às condições meteorológicas extremas, os agricultores viram-se obrigados a replantar um milhão e meio de hectares, embora limitados pela falta de sementes comerciais.

O presidente do grupo de trabalho “Cereais”, Ian Backhouse, declarou que «este ano uma grave seca atingiu a Espanha e Portugal, como a destruição generalizada de culturas pelas geadas levaram os agricultores a replantar mais de um milhão e meio de hectares. Os agricultores têm atenuado essas perdas preferindo culturas de primavera alternativas. No entanto, esta iniciativa de alterar as culturas para responder à procura de mercado foi limitada devido à escassez de sementes comerciais e, por falta de capacidade para utilizar as suas próprias sementes de exploração cultivaram menos».

Quando a terra dá, todos ganham



26 Julho 2012 | 10:35
João  Maltez
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 1 VotoTamanho

Aos 73 anos, Celestino continua a resistir à dureza do trabalho no campo. Desde o tempo em que, pelo Verão, a Lezíria era enxameada por ranchos de homens e mulheres que se dedicavam à apanha do melão e da melancia.

FAO vai apoiar monitorização das florestas de São Tomé e Príncipe



Da Redação26/07/2012 22:38
As matas da Bacia do Congo estendem-se numa área aproximada de 200 milhões de hectares, sendo as segundas florestas tropicais primárias do mundo a seguir à Amazónica.
1

Roma - São Tomé e Príncipe será abrangido por um novo fundo destinado a melhorar o sistema de monitorização florestal dos países da África Central.

A Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, anunciou esta quinta-feira (26) que a iniciativa orçada em € 6,1 milhões de euros, deve apoiar dez nações da Bacia do Congo incluindo o Burundi, informa a rádio ONU.

EUA/Seca: Situação agrava-se a um ritmo inédito



22:44 Quinta feira, 26 de julho de 2012
 0  0  

Comente
Washington, 26 jul (Lusa) -- A seca na região que é o celeiro dos Estados Unidos está a intensificar-se a um ritmo inédito, avisaram hoje peritos, sustentando preocupações com a subida dos preços se estas colheitas forem dizimadas, noticia a AFP.

O Observatório da Seca norte-americano noticiou a triplicação das áreas sob seca extrema, na passada semana, em nove Estados do Oeste, onde são produzidos três quartos do milho e da soja nos Estados Unidos.

Apoio comunitário para eliminar bolor do queijo da Serra


26-07-2012 12:29

O projeto de investigação para a eliminação de bolores e fatiagem do queijo Serra da Estrela vai receber um apoio comunitário de 259 mil euros, anunciou a Plataforma de Desenvolvimento da Região Interior Centro (BLC3).
Desenvolvido por aquela entidade de Oliveira do Hospital, juntamente com a Universidade do Minho e a empresa senense Casa Matias, o trabalho consiste em prolongar o tempo de conservação do queijo Serra da Estrela, que cria bolores cerca de um mês após a sua cura, e permitir a sua embalagem e comercialização do produto fatias, ao contrário do que sucede atualmente. Além disso, pretende-se ainda criar «um “kit” analítico que diferencie o queijo produzido com o leite da raça Bordaleira Serra da Estrela daquele que incorpora leite» de outras regiões do país e mesmo importado de Espanha, refere a BLC3 numa nota à imprensa.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Detido suspeito de atear grande incêndio na Madeira


Chamas consumiram quase 2 500 hectares

27.07.2012 - 11:15 Por Tolentino de Nóbrega
Votar  |  1 votos  6 de 8 notícias em Local« anteriorseguinte »

Suspeito tinha chumbado nos testes para ser bombeiro (Foto: Miguel Riopa/AFP)
 A Polícia Judiciária (PJ) do Funchal, na Madeira, deteve um homem suspeito de ter ateado o incêndio que queimou quase 2 500 hectares nas freguesias da Fajã da Ovelha, Ponta do Pargo e Achadas da Cruz, e pôs em perigo diversas habitações, na semana passada.

O suspeito tem 37 anos, é natural da ilha da Madeira, e em tempos concorreu ao curso de aspirante a bombeiro mas chumbou nos testes.

Em comunicado, a PJ informa que recolheu “fortes indícios” de que este indivíduo foi também o autor de dois incêndios ocorridos no final de Março, na freguesia de Ponta do Pargo, e que consumiram 30 hectares de floresta.

Prejuízos no Douro: ministra deve mudar de ideias, diz autarca de Sabrosa



Publicado hoje às 10:42
O autarca de Sabrosa e o presidente da Casa do Douro esperam que a ministra da Agricultura mude de ideias quanto a quem fica excluído das ajudas aos prejuízos da tempestade de granizo.

Enviar por email   Link

Em declarações à TSF, o autarca de Sabrosa José Marques mostra-se incrédulo com as palavras da ministra
O presidente da Câmara de Sabrosa diz que é preciso ajudar quem de facto precisa até porque a situação é muito grave
O presidente da Câmara da Casa do Douro, Manuel António Santos, contesta os argumentos de Assunção Cristas e considera que as alterações aos seguros não tiveram em conta as dificuldades que os agricultores enfrentam

Ramos de sobreiro desperdiçados podem ser aproveitados para soalhos



Lusa
27 Jul, 2012, 12:11

Os pequenos ramos resultantes do desbaste dos sobreiros, chamados de desperdício, podem ter uma utilidade "nobre" ao serem aproveitados para produzir peças de pavimento, uma possibilidade estudada por uma cientista portuguesa.
O estudo desenvolvido por Sofia Knapic, investigadora do Instituto Superior de Agronomia (ISA), teve como objetivo valorizar o desperdício dos sobreiros, usando a madeira retirada nas operações de desbaste.

Realçando que "a cortiça está sempre em primeiro lugar", Sofia Knapic explicou à agência Lusa que o seu trabalho visa o "estudo de aproveitamento da madeira que é retirada em operações de desbaste dos sobreiros, que é queimada para obtenção de energia e o objetivo é dar-lhe um uso mais nobre".

«Não se pode beneficiar quem não fez seguros»



Ministra Assunção Cristas comentou assim a situação dos agricultores cuja vinha foi destruída pelo granizo no Douro

Por: Redacção  |  26- 7- 2012  21: 11

A ministra Assunção Cristas disse esta quinta-feira à noite em entrevista à TVI que os agricultores da região do Douro que não tenham seguro e viram a produção ser destruída por granizo não podem ser tratados da mesma forma do que aqueles que o fizeram.

«Não se pode beneficiar quem não teve o cuidado de fazer os seguros», disse a responsável pelas pastas da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.

Prejuízos do temporal de granizo ainda por quantificar


ALTO DOURO


Vinha estragada pelo granizo, em Sabrosa

Áudio Reportagem de Olímpia Mairos
Freguesias mais afectadas foram as de Celeirós e de Vilarinho de São Romão. Agricultores pedem ajuda.
Os técnicos da Direcção Regional de Agricultura do Norte estiveram esta quinta-feira no Alto Douro, local onde na noite passada caiu uma chuva de granizado, e vão divulgar nos próximos dias os valores dos prejuízos e a área afectada.

As freguesias mais afectadas foram as de Celeirós e de Vilarinho de São Romão. Nestas duas localidades há vinhas, pomares, e hortas completamente destruídas pela queda de granizo.

Dois trabalhadores morrem em silo de farinha


ACIDENTE DE TRABALHO

por André RitoOntem

Dois trabalhadores morreram ao cair dentro de um silo de farinha numa fábrica de arroz, em Coruche, hoje, por volta das 12h30.
A informação foi confirmada ao DN por fonte dos Bombeiros Municipais de Coruche, unidade que deslocou "vários meios" ao local.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2688374

“Os Verdes” voltam a questionar Governo sobre falta de informação quanto a localização de culturas OGM




A Deputada Heloísa Apolónia, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que volta a questionar o Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, sobre a localização de culturas OGM.

PERGUNTA:

A resposta do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território à Pergunta nº 2480/XII, da autoria do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, sobre informação relativa a cultivo OGM, é absolutamente nada esclarecedora em relação ao que é perguntado e acrescenta um conjunto de justificações que não podem ser objecto de compreensão.

Estigmatizado à nascença


Opinião:
26 de Julho - 2012

Conforme assumido pelo Governo, com a aprovação do Plano de Redução e
Melhoria da Administração Central (PREMAC) em setembro de 2011, a
fusão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) e do Instituto de
Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), enquadra-se no
processo de melhoria organizacional da Administração Central e no
ajustamento do peso do Estado aos limites financeiros do País.


Em maio de 2012 é aprovada, em Conselho de Ministros, a criação do
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF). A
aprovação da orgânica do ICNF ocorreu passados quase 11 meses da
tomada de posse do Governo, 8 meses após a publicação do PREMAC e 5
meses após a aprovação da orgânica do Ministério da Agricultura, do
Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), que o
tutela.

Estigmatizado à nascença

Opinião:
26 de Julho - 2012

Conforme assumido pelo Governo, com a aprovação do Plano de Redução e
Melhoria da Administração Central (PREMAC) em setembro de 2011, a
fusão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) e do Instituto de
Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), enquadra-se no
processo de melhoria organizacional da Administração Central e no
ajustamento do peso do Estado aos limites financeiros do País.


Em maio de 2012 é aprovada, em Conselho de Ministros, a criação do
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF). A
aprovação da orgânica do ICNF ocorreu passados quase 11 meses da
tomada de posse do Governo, 8 meses após a publicação do PREMAC e 5
meses após a aprovação da orgânica do Ministério da Agricultura, do
Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), que o
tutela.

O ICNF herda o estatuto das duas autoridades nacionais com atribuições
nos espaços silvestres em Portugal. A AFN assume o património
histórico da Administração Florestal das Matas do Reino, criada como
organismo autónomo em 1824, e o ICNB descende do Serviço Nacional de
Parques, Reservas e Património Paisagístico, criado em 1975,
incorporando a Divisão de Parques e Reservas, da então Direção Geral
do Fomento Florestal.

No histórico de entidades antecessoras da AFN, com as mais
variadíssimas designações nas últimas décadas, assistiu-se a alguns
momentos de controvérsia no que respeita á florestação com espécies de
rápido crescimento (ERC). Uma delas, que na altura estigmatizou, e
talvez ainda estigmatize os Serviços Florestais do Estado, foi a
transferência de muitos técnicos superiores destes para as empresas da
indústria de celulose, em fase de grande expansão nas décadas de 70 e
80. No final dos anos 80, os serviços conseguiram contribuir para o
apaziguamento social dos ânimos face á contestação às florestações com
as ERC. A sua imagem ficou contudo beliscada, talvez mais por motivos
intrínsecos, do que por fatores externos. Facto é que o seu papel se
tem vindo a desvalorizar socialmente ao longo dos anos.

O ICNB e seus antecessores, por seu lado, tiveram uma maior aceitação
social, sobretudo em meio urbano, vinculado que está à conservação da
Natureza. Foi igualmente contestada a sua atuação, designadamente no
que respeita á gestão da Rede Nacional de Áreas Protegidas, embora
aqui num contexto de condicionamento da atividade económica.

Concretizada a fusão, não deixa de ser confrangedor assistir à
repetição da história, não pelos melhores motivos.

Ao invés de ver valorizados os aspectos socialmente positivos do
património histórico dos dois organismos que o antecedem, assiste-se
agora à estigmatização da nova entidade, associando-a a uma proposta
de alteração legislativa avulsa, extemporânea e mesmo irresponsável,
concretamente a que pretende alterar as regras nas ações de
florestação com as ERC.

Quer se queira quer não, por profunda inabilidade política, o ICNF
está daqui para a frente associado à promoção inconsequente da
florestação com eucalipto, promoção essa desprovida de preocupações
quanto a uma estratégia nacional, ao ordenamento do território, ao
planeamento florestal e, sobretudo, sem exigir garantia de uma gestão
sustentável dos espaços agrícolas e silvestres que venham a ser alvo
de florestação com estas espécies.

A indústria de celulose e papel é importante para Portugal,
compreende-se até o esforço empresarial na defesa do negócio, não se
entende é a postura do MAMAOT, quer ao procrastinar a definição de uma
Visão para os espaços silvestres em Portugal, quer ao permitir
estigmatizar o ICNF logo à nascença, ao fazê-lo debutar perante o País
com uma intervenção totalmente desastrosa.

Paulo Pimenta de Castro

Engenheiro Florestal

Presidente da Direção da Acréscimo – Associação de Promoção ao
Investimento Florestal

http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=6584&bl=1

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sabrosa/Granizo: Área atingida superior a 700 hectares de vinha



18:50 Quinta feira, 26 de julho de 2012
 2  0  

Comente
Sabrosa, 26 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, disse hoje à Lusa que a Direção Regional de Agricultura e Pesca do Norte (DRAPN) contabiliza que a queda de granizo tenha atingido "600 a 700 hectares" de vinha.

Em declarações à agência Lusa, José Marques referiu que a área atingida pelo granizo deve ser "muito superior", porque, em determinadas situações, a zona de destruição ronda os 90 a 100 por cento.

Queda de granizo danifica vinhas e pomares nos distritos de Vila Real e Viseu


Dez distritos sob aviso amarelo

26.07.2012 - 07:49 Por Lusa, Marisa Soares


Nesta altura, as videiras já estão com os cachos formados, o que terá contribuído para aumentar os estragos (Paulo Ricca)
 A queda de granizo e o vento forte provocaram ontem à tarde prejuízos “avultados” em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, e no concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu, ambos inseridos na Região Demarcada do Douro.
Com vídeo

Segundo o presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, cerca das 17h começou uma forte trovoada, acompanhada de granizo e vento forte, que atingiu as freguesias de Vilarinho de São Romão, Celeirós e Provesende. “Foi tanto o gelo que horas depois ainda se via na berma da estrada e alguns automobilistas queixaram-se também de terem ficado com os carros amolgados”, disse à Lusa.

Temporal de Vila Real pode ter réplicas




Queda de granizo provocou estragos no distrito. Segundo o Instituto de Meteorologia, estes fenómenos são difíceis de prever com eficácia. 26-07-2012 16:18


O Instituto de Meteorologia alerta que pode haver réplicas da queda de granizo e vento forte que provocaram prejuízos "avultados" no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real. Até sábado, pode voltar a cair granizo em Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Coimbra e Braga.
Segundo o Instituto de Meteorologia, estes são fenómenos difíceis de prever com eficácia. "Alguns locais são mais propícios a este tipo de fenómenos do que outros. Locais com orografia mais acidentada podem proporcionar a que estes fenómenos aconteçam", precisa o meteorologista Bruno Café.

PS quer que Governo ajude "rapidamente" os produtores afetados pela queda de granizo



26.07.2012 13:19
ECONOMIA

O deputado socialista Rui Santos, eleito por Vila Real, quer que o Ministério da Agricultura ajude "rapidamente" os produtores afetados pela queda do granizo na quarta-feira, na região, acionando um  fundo de emergência e não deixe o assunto "na gaveta".
O deputado do PS visitou, durante a manhã de hoje, as três freguesias  do concelho de Sabrosa atingidas pela queda de granizo, referindo ter encontrado  um "cenário desolador".

"As vinhas e oliveiras estão praticamente destruídas, a área abrangida  é muito significativa e produção está irremediavelmente comprometida para  o próximo ano. É uma situação dramática", descreveu Rui Santos.

Organizações agrícolas com reservas quanto à criação de banco de terras


Economia 26 Jul 2012, 00:13h

Organizações agrícolas ouvidas pela Comissão de Agricultura enviaram ao Parlamento propostas de clarificação ao decreto-lei que regerá a criação de um banco de terras, mas manifestaram já algumas reservas e preocupações sobre o diploma. "Estamos de acordo com a criação da bolsa de terras, mas discordamos de alguns itens e temos reservas em relação a várias situações", disse à Lusa o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado.


A CAP fez já chegar à Comissão da Agricultura um parecer que aponta para a "necessidade de clarificação" de questões como "o conceito de terras abandonadas", respectiva extensão e localização. "Não existe informação actual suficiente sobre a situação de não utilização e abandono de terras", refere o parecer da CAP, no qual se defende que só depois de feito o levantamento das terras se deveria decidir "sobre o caminho a seguir".

Algarve: população doou duas toneladas de alimentos aos bombeiros


ONTEM às 18:050

inShareA população de Vila Real de Santo António doou aos bombeiros mais de duas toneladas de bens essenciais, como água, leite, sumos ou refeições ligeiras, durante o incêndio que afetou o Algarve na semana passada.
O coordenador da proteção civil de Vila Real de Santo António, Eduardo Bonança, considerou que a resposta aos apelos para doação de alimentos lançados através das redes sociais tiveram uma «extraordinária resposta» da população.

Sabrosa: Queda de granizo destrói 90 por cento de vinha


Estraga vindima

A queda de granizo e vento forte que se aconteceu na quarta-feira, no concelho de Sabrosa, em Vila Real, destruiu 90 por cento da vinha a um produtor vinícola, condicionando a vindima e a produção de 2013.
14h09

Miguel Neves de Sousa, da Quinta do Portal, na freguesia de Celeiros, em Vila Real, afirmou esta quinta-feira à Lusa que a queda de granizo, trovoada e vento forte provocaram prejuízos "enormíssimos", ao destruir 90 por cento dos 35 hectares de vinha.
Além das vinhas, o granizo destruiu hortas, árvores de fruto e oliveiras, em três freguesias do concelho de Sabrosa, em área inserida na Região Demarcada do Douro.
Neste momento, explicou, os técnicos da quinta começaram já a fazer os tratamentos de cicatrização das videiras para preservar a poda da campanha do próximo ano.
O responsável pela vinicultura afirmou que, este ano, a quinta terá uma quebra de 200 toneladas de uvas, nomeadamente brancas, dado terem sido as mais atingidas.

Lisboa recebe XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural entre os dias 29 de Julho a 4 de Agosto




Entre 29 de Julho e 4 de Agosto, a capital lisboeta receberá o XIII Congresso Mundial de Sociologia Rural da Associação Internacional de Sociologia Rural (IRSA - International Rural Sociological Association). Co-organizado pelas escolas da Universidade Técnica de Lisboa - o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - o evento que contará com a presença de mais de 1000 participantes, realizará uma série de conferências subordinadas ao tema 'O Novo Mundo Rural das Crises às Oportunidades', dentro do qual estarão em destaque abordagens à crise alimentar global, mudanças climáticas, proliferação de guerras e a crise financeira global, apresentadas por prestigiados especialistas mundiais.

Num momento em que:
- a criatividade humana e a capacidade de transformação da natureza atingiram níveis dignos de serem celebrados, mas ainda há razões para temer que essa capacidade possa conduzir a catástrofes;
- nos deparamos com a crise alimentar global que afecta principalmente os mais pobres: a escassez de alimentos que leva a que mais de mil milhões de pessoas sofram de fome e má nutrição agravada pela alta dos preços alimentares em parte devida ao uso de terras agrícolas para produção de bio combustíveis e da actividade financeira especulativa;

Assunção Cristas: "Durante a tarde teremos um primeiro balanço dos estragos" provocados pelo granizo



Por Agência Lusa, publicado em 26 Jul 2012 - 17:44 | Actualizado há 47 minutos 58 segundos


 A ministra do Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território afirmou hoje que o Governo terá esta tarde um primeiro balanço dos prejuízos causados pela queda de granizo na Região Demarcada do Douro.

    "Neste momento, temos os serviços da agricultura, neste caso a Direção Regional de Agricultura do Norte, no terreno junto dos agricultores a fazer o levantamento dessa situação", afirmou Assunção Cristas, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

UE: Comité de Pagamentos directos aprova Regulamento da Comissão que autoriza a antecipação dos pagamentos da PAC



O Comité dos Pagamentos Directos da União Europeia, reunido em Bruxelas nesta quarta-feira, deu parecer favorável ao projecto de regulamento da Comissão que autoriza a antecipação dos pagamentos directos da PAC aos agricultores na União Europeia, e que será publicado em breve no Jornal Oficial da União Europeia.

Esta antecipação, que pode ser paga a partir de 16 de Outubro, é de 50% de todas as linhas de pagamentos directos abrangidos pelo primeiro pilar da Política Agrícola Comum. Os outros 50% dos pagamentos directos da campanha de 2012 serão feitos a partir de 1 de Dezembro. No caso do prémio por vaca em aleitamento, esse adiantamento pode chegar a 80%, com um aumento do limite de 60% inicialmente previsto nas regras comunitárias.

A rota da cortiça deu lugar à "rota do carvão"


SERRA DO CALDEIRÃO

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia ViegasHoje

Isabel Pires, 67 anos, olha em lágrimas para a terra que deu sustento à sua família durante gerações. A serra do Caldeirão está hoje transformada na "rota do carvão", com hectares de encosta queimada, onde não se vislumbra qualquer fonte de rendimento.
Em 2004, um outro incêndio consumiu parte da produção de montado de sobro e cerca de 400 colmeias da habitante da Cova da Muda, São Brás de Alportel. A tragédia repetiu-se há uma semana mas, desta vez, com mais dramatismo. Foi perdido todo o trabalho de uma vida.
"O que não ardeu em 2004 ardeu agora. Acresce ainda o prejuízo do investimento feito nestes oito anos. Todo o montado ficou destruído e mais de 150 colmeias. O que a serra produziu em décadas, as chamas destruíram em poucos minutos. Foi o fim", vaticina Isabel Pires, enquanto aponta para as abelhas que sobreviveram ao "inferno" e pousam no mel que ainda escorre pelo solo seco e queimado.
Indignada, a moradora acredita que a desgraça, que consumiu 35% do total do concelho de São Brás de Alportel, podia ter sido evitada, caso as entidades responsáveis tivessem atuado no período que mediou os dois grandes incêndios.

Relatório aponta para 52 por cento de área florestal ardida em São Brás de Alportel



Lusa
26 Jul, 2012, 13:22

Um relatório preliminar da Câmara de São Brás de Alportel sobre os prejuízos resultantes do incêndio ocorrido na semana passada conclui que o concelho perdeu 52 por cento da sua área florestal.
No relatório, a que a Lusa teve hoje acesso, lê-se que ao todo arderam 4.939,52 hectares de área florestal, 3.947 dos quais classificados como Rede Natura, correspondendo a 52 por cento da área florestal do concelho.

O município de São Brás de Alportel tem uma área total de 15.325 hectares, 7.168 dos quais foram dizimados pelas chamas.

Granizo fez a "vindima" nos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira



Publicado às 12.05
EDUARDO PINTO




 48 0 2
Uma equipa de técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte começou, esta quinta-feira, a avaliar os estragos em vinhas e outras culturas dos concelhos de Sabrosa e São João da Pesqueira, os mais afetados pela trovoada acompanhada de granizo que, quarta-feira à tarde, se abateu sobre aquelas zonas da Região Demarcada do Douro.


foto DR

Técnicos estão a avaliar estragos da tempestade de granizo

As freguesias de Celeirós do Douro e Vilarinho de São Romão foram as mais afetadas no concelho de Sabrosa. De acordo com Miguel Neves de Sousa, da Quinta do Portal, "os prejuízos na vinha poderão ser superiores a 80 por cento". Acresce a "necessidade de fazer tratamentos que preservem a poda da próxima campanha e, como tal, precaver a colheita de 2013".

Supermercados dão maiores fortunas


Riqueza: Família Soares dos Santos foi a única a aumentar património

O dono da cadeia Pingo Doce é o homem mais rico de Portugal. Com uma fortuna acumulada de 2070 milhões de euros, Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins (JM), destronou Américo Amorim do topo do clube dos multimilionários.
1h00Nº de votos (0) Comentários (12)
Por:Pedro H. gonçalves

Segundo o ranking da revista ‘Exame', os ricos ficaram este ano mais pobres, mas mesmo assim as 25 maiores fortunas de Portugal somam 14,4 mil milhões de euros, o que representa 8,4% do PIB nacional e daria para pagar o salário mínimo - de 485 euros - a 29 milhões de trabalhadores. A quebra face a 2011 é de três mil milhões de euros.
A fortuna de Soares dos Santos tem crescido ano após ano. Em 2004, o empresário tinha uma riqueza de 330 milhões de euros. Passados oito anos, esse valor sextuplicou para 2070 milhões de euros. São 114 milhões de euros a mais do que Américo Amorim, que durante anos consecutivos foi o homem mais rico do País. O empresário cuja fortuna resulta das participações na Galp e Corticeira Amorim viu a fortuna perder 631 milhões de euros, a um ritmo de 1,6 milhões por dia em 2011. Tem agora 1955 milhões de euros.
Belmiro de Azevedo, que já foi o homem mais rico de Portugal, ocupava em 2011 o terceiro lugar. Agora esse título pertence à família Guimarães de Mello. O empresário da Sonae teve uma das maiores quebras de riqueza do ranking. Perdeu quase metade da fortuna (616 milhões de euros) e agora tem um património estimado em 680,9 milhões de euros. O dono dos supermercados Pingo Doce tem uma fortuna três vezes maior do que a do detentor da cadeia Continente.

Soares dos Santos é o homem mais rico de Portugal



Publicado ontem

Soares dos Santos, da cadeia Pingo Doce, é o homem mais rico de Portugal, ultrapassando Américo Amorim que, juntamente com os 24 mais afortunados, empobreceram este ano 17,5% face a 2011, segundo contas da revista Exame.


foto GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO

Soares do Santos detém a maior riqueza

Na habitual lista anual dos 25 mais ricos de Portugal, a Exame conclui que as maiores fortunas portuguesas somaram este ano 14,4 mil milhões de euros, uma queda de 17,5% face ao ano anterior.

"2012 é o ano em que os ricos estão mais pobres", lê-se na edição de agosto daquela publicação, que dá conta da queda generalizada das fortunas portuguesas, à exceção da dos acionistas da Jerónimo Martins, cadeia de supermercados liderada por Soares dos Santos.

Promoção do 1º de Maio ajudou Pingo Doce a aumentar as vendas em 2,4%


Comércio

25.07.2012 - 09:41 Por Ana Rute Silva
 5 de 25 notícias em Economia« anteriorseguinte »

Promoção do Pingo Doce levou a uma enchente nos supermercados da Jerónimo Martins
 (Direitos Reservados)
Campanha teve impacto negativo nas margens e representou um custo extraordinário de 10 milhões de euros à Jerónimo Martins.

A promoção inesperada de 50% em quase todos os produtos no feriado do 1º de Maio ajudou o Pingo Doce a aumentar em 2,4% as vendas no segundo trimestre, depois de um início de ano com quebras de 0,8%, em comparação com o período homólogo de 2011 e tendo em conta o mesmo número de lojas.

Contudo, a aposta nos descontos teve impactos negativos na margem EBITDA, indicador que representa a geração de lucro, excluindo os efeitos financeiros e de impostos. E implicou custos extra de 10 milhões de euros, assumidos pelo grupo Jerónimo Martins como investimento para reforçar a marca Pingo Doce e a sua “posição competitiva no mercado”. “Este investimento levou a um aumento significativo de notoriedade da marca e, em conjunto com as campanhas promocionais em implementação, espera-se que leve as vendas a crescer acima do mercado”, refere a empresa, no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Corticeiras vão ter de importar


Incêndios: Falta de matéria-prima obriga a recorrer a Alentejo e Espanha

As corticeiras algarvias vão ter de recorrer a cortiça alentejana e espanhola, nos próximos anos, perante a falta da matéria-prima na serra do Caldeirão, na sequência do incêndio da semana passada.
1h00Nº de votos (1) Comentários (1)
Por:João Mira Godinho com Lusa

"Vamos ter de comprar praticamente tudo fora do Algarve", explicou Sandra Correia, empresária do sector, que anualmente transforma cerca de 1500 toneladas de cortiça. "A qualidade é, no fundo, o grande prejuízo que temos, porque sabemos que a cortiça do Algarve é a que tem a maior qualidade", acrescentou a empresária da zona de São Brás de Alportel, concelho que, com Tavira, foi o mais afectado pelas chamas que lavraram durante 75 horas.

Associação dos Vitivinicultores do Douro vai criar comissão para reivindicar apoio excecional ao Governo



26.07.2012 12:49
PAÍS

Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) vai criar uma comissão para reivindicar ao Governo apoio extraordinário para colmatar os prejuízos causados pela queda de granizo em três freguesias do concelho de Sabrosa, em Vila Real.
A presidente da AVIDOURO, Berta Santos, disse hoje à Lusa que, além  da reivindicação de um apoio excecional ao Ministério da Agricultura, os  vitivinicultores reclamam um "período de carência" de dois anos no pagamento  aos fornecedores e na prestação bancária.

"Os prejuízos são enormes e muitos vitivinicultores perderam o seu sustento,  porque vivem exclusivamente da vinha", frisou.

A queda de granizo e vento forte provocaram, na quarta-feira, "avultados"  prejuízos em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de Sabrosa,  em área inserida na Região Demarcada do Douro.

A AVIDOURO agendou, para hoje à tarde, uma reunião com os vitivinicultores  para avançar com a criação da comissão.

3ª EDIÇÃO DOS NUTRITION AWARDS® APOSTA NA INOVAÇÃO DO SETOR AGROALIMENTAR


NOTA DE AGENDA
CANDIDATURAS PROLONGADAS ATÉ 20 DE AGOSTO

O prazo de candidatura aos Nutrition Awards® 2012 foi prolongada até às 17h do dia 20 de agosto. Uma oportunidade alargada para que mais Empresas, Universidades, Autarquias, Unidades de saúde, entre outros, possam apresentar os seus projetos, produtos ou serviços, a uma das cinco categorias – Produto Inovação; Serviço Inovação; Investigação & Desenvolvimento; Iniciativa e Mobilização; Prémio Especial Jornalismo.

Cabras transgênicas produzem leite que combate a diarreia


26.07.2012
  

imprimir
email
Animais foram apresentados pela Unifor; estimativa é que produto seja distribuído em poucos anos

"Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade". A mesma sensação do astronauta Niel Armstrong ao pronunciar essa frase, em 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na lua, pode ser sentida entre os pesquisadores da Universidade de Fortaleza (Unifor) com o nascimento de duas cabras transgênicas. Os animais são os primeiros no Brasil frutos do projeto da Rede de Caprino-Ovinocultura e Diarreia Infantil do Semiárido (Recodisa) e foram apresentados na manhã da última segunda-feira, no aprisco da instituição.

Incêndios: PS critica discussão de medidas de apoio às populações


Deputado socialista Miguel Freitas

O PS criticou esta quarta-feira a maioria PSD/CDS por recusar o consenso para que fosse discutido um pacote de medidas de apoio financeiro e destinadas à reconstrução de infra-estruturas de populações do Algarve afectadas por fogos florestais.
25 Julho 2012Nº de votos (0) Comentários (0)
  
Em declarações aos jornalistas, o deputado socialista Miguel Freitas acusou a maioria PSD/CDS de ter recusado discutir na Assembleia da República as medidas apresentadas pelo PS de apoio às vítimas dos incêndios florestais nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel.

ANGOLA: Empresários dos EUA querem investir na agro-indústria e exploração mineira


25-07-2012 19:28

Huíla


Lubango - Uma missão empresarial dos Estados Unidos da América (EUA) manifestou hoje, na cidade do Lubango, a intenção de investir nos sectores mineiro, da agricultura, agro-industrial e construção civil na província da Huíla, região sul de Angola.

A presidente da câmara de comércio Angola-EUA, Jeannine Scott, encabeça a missão que hoje iniciou uma visita de dois dias à província da Huíla para identificar áreas para investimentos e o estabelecimento de eventuais parcerias para negócios com empresários desta província.

Produção de aves cresce na União Europeia




25 de Julho - 2012
A produção de carne de aves na União Europeia deverá continuar a crescer este ano, após um aumento de 1,1% em 2011, de acordo com um relatório da Comissão Europeia (CE), que aponta para um crescimento de 1% em 2012 e 0,3% no ano seguinte.


O relatório da CE, que se refere ao período de janeiro a abril, revela ainda que as exportações destas carnes cresceram 14%, devido ao aumento da procura internacional.

Óleo de soja pode aumentar durabilidade dos pneus



25 de Julho - 2012
Investigadores do centro de inovação da Goodyear descobriram que o uso de óleo de soja no fabrico dos pneus pode aumentar até 10% a sua vida útil, para além de reduzir o volume de óleo derivado de petróleo utilizado.


Segundo a Goodyear, os compostos de borracha feitos com óleo de soja misturam-se mais facilmente com a sílica utilizada na produção de pneus, o que pode aumentar a eficiência da produção, reduzindo o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa, avança o Globo Rural.

UE quer baixar preço dos créditos de carbono



25.07.2012
Fábio Monteiro

A União Europeia apresentou, nesta quarta-feira, uma proposta para baixar o preço dos créditos de emissão de carbono. Esta medida procura reduzir as “fortunas em créditos” que algumas empresas europeias acumulam, desde o início da crise económica.

Actualmente, o preço por tonelada de carbono é de sete euros, um valor muito reduzido quando comparado com os 25-40 euros por tonelada que alguns investigadores apontam como o indicado para incentivar as empresas a mudar o seu comportamento. Nas propostas apresentadas hoje, o preço baixou para 6,70 euros.

Crise faz disparar abandono de animais de estimação



Não é preciso estar muito atento para perceber que aumentaram os animais errantes pelas ruas, e não é por ser verão. A crise está a empurrar para fora de casa os elos mais fracos: os amigos de quatro patas. Tal como acontece em Atenas, por cá é na Grande Lisboa que a situação é mais visível e preocupante.
Carlos Paes (infografia), Vanessa Sardinha (reportagem), André de Atayde e Fernando Pereira (vídeos)
20:20 Quarta feira, 25 de julho de 2012

Preços da alimentação vão aumentar 3% a 4% em 2013

Seca

Económico com Lusa
26/07/12 09:12


Os preços da alimentação em 2013 vão subir entre três a quatro por
cento, por causa da seca que afeta mais de metade dos Estados Unidos,
previu hoje o Ministério da Agricultura, noticia a AP.

Os preços do leite, dos ovos e da carne de vaca, galinha e porco vão
ser todos afetados pela seca, que provocou o aumento do preço da
alimentação dos animais.

Granizo provoca "avultados prejuízos" em vinhas

SABROSA

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia ViegasHoje

A queda de granizo e o vento forte provocaram hoje "avultados"
prejuízos em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de
Sabrosa, em área inserida na Região Demarcada do Douro, disse o
presidente da autarquia
José Marques, presidente da Câmara de Sabrosa, disse à agência Lusa
que cerca das 17:00 começou uma forte trovoada, acompanhada de granizo
e vento forte, que atingiu as freguesias de Vilarinho de São Romão,
Celeirós e Provesende.
"Foi tanto o gelo que horas depois ainda se via na berma da estrada e
alguns automobilistas queixaram-se também de terem ficado com os
carros amolgados", frisou.
O autarca adiantou que, na quinta-feira de manhã, técnicos da Direção
Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) vão deslocar-se à
área afetada para fazerem uma avaliação dos estragos.
No entanto, José Marques salientou que o mau tempo afetou "muitos
viticultores" e uma "vasta área".

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Madeira: secretário regional afirma que incêndios não afectaram produção de vinhos

inShare

25 de Julho, 2012

O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais afirmou hoje que
os incêndios não afectaram a produção de uvas para o Vinho Madeira,
acrescentando que o tempo quente está a favorecer a qualidade e que
será «um ano excepcionalmente bom».
Manuel António Correia falava na apresentação de uma nova campanha de
Vinho Madeira, que este ano sugere o seu consumo refrescado durante os
meses de verão, para demonstrar que esta produção tradicional é
«versátil» e pode ser consumida «fresca e num ambiente descontraído».

«No sector vitícola, dada a distribuição das principais manchas de
produção de uva, não houve afectação directa, embora possam existir
alguns casos pontuais, mais de produtores directos», disse o
governante.

Fogos no Algarve empurram corticeiras para fornecedores espanhóis e alentejanos

quarta-feira, 25 de Julho de 2012 | 16:55

As corticeiras algarvias vão ter de recorrer, nos próximos anos, à
cortiça alentejana e espanhola para colmatar a falta de cortiça da
Serra do Caldeirão, devastada pelo fogo na passada semana, alertou
hoje a empresária do setor Sandra Correia.
"A qualidade é, no fundo, o grande prejuízo que temos, porque sabemos
que a cortiça do Algarve é a que tem maior qualidade", disse à agência
Lusa a empresária do setor de transformação de cortiça.

Schengen favorece ladrões de tratores

www.expresso.pt
14:30 Quarta feira, 25 de julho de 2012

Clique para saber tudo o que se passa na Europa

"Agricultor procura trator", titula a edição compacta de Die Welt, que
dedica a sua primeira página ao desaparecimento em cadeira de
máquinas agrícolas na fronteira germano-polaca. Tendo em conta que o
fenómeno não consta nas estatísticas oficiais, 92 agricultores da
região reuniram-se para calcular a dimensão do problema. Resultado:
80% deles foi vítima de diversos roubos, no valor de 2,2 milhões de
euros.

Português nomeado enólogo do ano 2012

O mais prestigiado concurso internacional de vinhos, International
Wine Challenge, distinguiu Luís Sottomayor. Oiça o comentário de João
Paulo Martins, crítico de vinhos do Expresso.
Vera Mendes (www.expresso.pt)
11:48 Quarta feira, 25 de julho de 2012

Luís Sottomayor e a sua equipa foram agraciados com outro importante
prémio: a prova do vinho Offley Late Bottled Vintage 2007, que lhes
valeu a conquista de um troféu Sogrape

Luís Sottomayor, diretor de enologia da Sogrape Vinhos para a Região
do Douro, foi nomeado pelo International Wine Challenge na categoria
de vinhos generosos.

Portugal pediu imagens de satélite à UE para controlar incêndios

inSharePortugal pediu à União Europeia imagens de satélite das áreas
afetadas por fogos florestais, não tendo, para já, avançado com
qualquer outro pedido de auxílio, disse hoje à Lusa fonte comunitária.
"Durante esta época de fogos, Portugal pediu imagens de satélite das
áreas afetadas pelos fogos florestais ao Centro de Monitorização e
Informação (CMI) do Mecanismo de Proteção Civil da UE", disse a mesma
fonte, esclarecendo que as autoridades portuguesas "não pediram
qualquer outra assistência".
As imagens de satélite fornecidas pelo CMI - que opera 24 horas por
dia - "são frequentemente pedidas pelos países que enfrentam incêndios
em larga escala, uma vez que ajudam a avaliar a dimensão do problema e
a definir as ações necessárias", acrescentou.
O Mecanismo de Proteção Civil pode intervir, a pedido de qualquer
país, ajudando com meios físicos, nomeadamente aviões de combate a
incêndios.

Promoção no 1.º de Maio custou 10 milhões ao Pingo Doce

25 de Julho, 2012

A campanha do 1º de Maio do Pingo Doce, através da qual os clientes
conseguiram descontos de 50 por cento nos produtos, custou à empresa
10 milhões de euros, anunciou hoje a Jerónimo Martins.
Em comunicado, o grupo – que apresentou hoje os resultados relativos
ao segundo trimestre do ano - esclarece ter tido «itens não
recorrentes» no valor de 14 milhões de euros no período, que incluem
10 milhões de euros «relativos aos custos one-off [uma só vez]
incorridos pelo Pingo Doce, no primeiro dia do mês de Maio, com o
objectivo de reforçar a sua marca e posição competitiva no mercado».

Sovena exporta 75% da produção de azeite para 70 países

Alimentar

Sara Piteira Mota
25/07/12 00:05



A empresa está presente com escritórios, mas também fábricas, em vários países.

Oliveira da Serra, Andorinha, Fula e Vegê são algumas das marcas que
compõem o portefólio da portuguesa Sovena. Hoje a empresa
agro-alimentar exporta cerca de 75% da sua produção para mais de 70
países. Já Portugal representa aproximadamente 20% do total da
facturação do grupo.

Deputada do BE defende prevenção e investimento florestal para evitar incêndios

A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório defendeu hoje
políticas de prevenção e investimento florestal que favoreçam as
dinâmicas económicas regionais e evitem incêndios de grande dimensão
com os ocorridos na passada semana no Algarve.

Em declarações à Lusa, no final de um programa que incluiu reuniões
com responsáveis autárquicos e com o Comando Distrital de Operações de
Socorro de Faro, e uma visita a zonas ardidas, a deputada disse estar
ansiosa pelas propostas de apoio que o governo vai apresentar.

"É preciso que o governo tenha um plano de emergência, seja pela
figura de calamidade pública ou outra, mas que ela seja célere e
responda eficazmente aos prejuízos das populações e da economia
regional", frisou.

Madeira: 400 focos de incêndio desde 3ª feira, avança governo regional

Publicado a 23 JUL 12 às 19:45
O secretário regional dos Assuntos Sociais na Madeira, Francisco
Jardim Ramos, afirmou hoje que, desde a noite de terça-feira, surgiram
na região 400 focos de incêndios e que apenas o das Achadas da Cruz se
mantém ativo, mas «controlado».
Numa conferência de imprensa ao final da tarde para fazer o balanço
das consequências dos fogos que deflagraram nos últimos dias na ilha
da Madeira, o governante salientou que as chamas danificaram 40 casas
habitadas, 15 das quais ficaram completamente destruídas, além de
outros 15 imóveis que se encontravam desabitados. Além disso, o
Instituto Português de Seguros informou que foram ativados até ao
momento 11 processos.

Frulact inova preparados de fruta para o mundo há 25 anos

Marca

Sara Piteira Mota
25/07/12 00:05

5 Leitores Online 1668 Pageviews Diários


João Miranda é o fundador e presidente do grupo Frulact.

O grupo produz mais de 60 mil toneladas por ano de preparados de
fruta, em cinco fábricas situadas em Portugal, França, Marrocos,
Argélia e África do Sul.

A Frulact, criada por João Miranda e o pai, Américo Miranda, é ainda
hoje a única companhia portuguesa a fazer preparados de fruta para a
indústria dos lacticínios, pastelaria industrial, gelados e bebidas.

Peças de mobiliário em cortiça seduzem clientes do Brasil a Nova Iorque

Inovação

Sara Piteira Mota
25/07/12 00:05



Cadeiras, mesa-de-cabeceira e banco de jardim são algumas das peças em
cortiça criadas pela Corque e já um sucesso fora de Portugal.

Lançada em Milão em 2009, a portuguesa Corque foi eleita pela reputada
revista norte-americana "Wired" como uma das grandes inovações do
último ano. A ideia surgiu em 2005, quando a empresária portuguesa de
33 anos, Ana Mestre, fundou a Corque e criou o conceito 'Design Cork'.

"Explorando a cortiça como matéria-base para a sua produção, a Corque
desenvolve produtos de eco-design de alta qualidade", explicou a
empreendedora. Na fundação da marca esteve ainda envolvido Gonçalo
Riscado, gestor cultural. Hoje a microempresa conta com quatro
funcionários residentes e mais nove colaboradores (a equipa criativa),
que desenvolvem as peças.

Presente em vários países europeus e nos Estados Unidos, a Corque
nasceu com uma estratégia de exportação pensada desde o primeiro dia.
Depois de ter sido lançada em Milão, foi apresentada nos Estados
Unidos. Este ano, vai "estar no Japão, em Junho. O Brasil vai ser a
nossa aposta mais estratégica em 2013", adianta a 'designer'
portuguesa. Para já, a Corque não tem lojas próprias, mas em breve
será possível comprar na loja 'online' em www.corquedesign.com.

http://economico.sapo.pt/noticias/pecas-de-mobiliario-em-cortica-seduzem-clientes-do-brasil-a-nova-iorque_149066.html

Ambiente: Portal internacional gerido por portugueses promove financiamento coletivo de projetos

7:05 Quarta feira, 25 de julho de 2012

Lisboa, 25 jul (Lusa) - Um portal português vai gerir a área ambiental
da plataforma norte-americana 'Indiegogo' e promover o financiamento
de projetos através de contribuições de cidadãos de todo o mundo,
começando com iniciativas nacionais sobre o lobo ibérico e construção
sustentável.

O "crowdfunding", ou financiamento coletivo, tem como objetivo obter
fundos para causas e projetos que teriam dificuldade em aceder às
alternativas tradicionais para obter verbas, utilizando a internet.

O financiamento dos projetos é garantido pela concessão de um grande
número de pequenos incentivos dos cidadãos, recompensados por
contrapartidas da parte dos promotores, originais e proporcionais à
dimensão das ajudas concedidas.


http://expresso.sapo.pt/ambiente-portal-internacional-gerido-por-portugueses-promove-financiamento-coletivo-de-projetos=f742069

Sogrape Vinhos nasceu há 70 anos

25 de Julho de 2012


Fernando van Zeller Guedes reuniu dezasseis amigos e em plena II
Guerra Mundial criou a empresa que é hoje líder no setor vitivinícola
em Portugal.
Foi a 22 de julho de 1942 que os 16 sócios fundadores da Sogrape
Vinhos, liderados por Fernando van Zeller Guedes, assinaram, na
Conservatória de Registo Comercial, a escritura pública de
constituição da SOGRAPE – "Sociedade Comercial dos Grandes Vinhos de
Mesa de Portugal, Ldª" – aquela que é hoje uma empresa de âmbito
internacional capaz de cumprir, com assinalável sucesso, a missão
traçada desde a primeira hora de produzir e dar notoriedade aos
melhores vinhos portugueses em todo o Mundo.

"É um desafio aliciante e uma enorme responsabilidade assegurar um
crescimento sustentado ao extraordinário legado que o meu Avó e o meu
Pai criaram", salienta Salvador Guedes, atual Presidente da Sogrape
Vinhos, que partilha a gestão com os irmãos Manuel e Fernando.

Reza a história que a ideia de criar a Sogrape terá começado a
germinar num jantar de amigos que não resistiram ao génio visionário
de Fernando Van Zeller Guedes e o acompanharam na concretização do
arriscado projeto de criar uma empresa produtora de vinhos,
vocacionada para a exportação, em pleno período da II Guerra Mundial.
A verdade é que corria uma das mais graves crises do comércio
exportador de Vinho do Porto, e o lançamento de um vinho diferente,
com um rótulo diferente e uma garrafa diferente – o mundialmente
celebrado Mateus Rosé – permitiram à empresa ganhar músculo financeiro
e trilhar um percurso de êxito num mercado tão competitivo.

Hoje, a Sogrape Vinhos, mantém o cariz familiar e é liderada pela
terceira geração da família fundadora, posicionando-se entre as
empresas do setor mais relevantes da Península Ibérica.

70 anos, 4 fases de crescimento



Diz Fernando Guedes que a "história de uma empresa é, acima de tudo, o
produto dos homens que a criaram e a fizeram crescer". Salvador, o
filho e actual Presidente, corrobora, e a cada uma das gerações da
família Guedes que ao longo dos anos mostrou saber liderar o negócio
atribui um papel preponderante. "São 70 anos de vida, e 4 fases de
crescimento", afirma.

Ao seu Avô, Salvador atribui o primeiro e importante período de
lançamento de Mateus Rosé. O vinho que está na raiz da Sogrape e que
ainda hoje é preferido pelos consumidores em mais de 120 mercados. O
investimento técnico e qualitativo, o empenho nas vinhas e nas adegas,
imputa sem hesitar ao seu Pai, que ainda actualmente mantem o olhar
mais critico e emocional sobre as quintas da empresa. Finalmente,
falar da sua própria geração é falar da internacionalização, da
expansão à Argentina, Chile, Nova Zelândia, e mais recentemente
Espanha. Porque a filha mais velha já trabalha na empresa, Salvador
não resiste a lançar um importante desafio para o futuro, e portanto,
segundo o Presidente da Sogrape, a quarta geração terá a missão de
consolidar a distribuição e tornar a empresa cada vez mais
competitiva.

São já mais de 1500 hectares de vinha plantados em 5 países, onde a
empresa continua a inspirar-se para assumir o compromisso de busca
pela primazia e de forte aposta na inovação, concretizando a união
perfeita entre uma herança rica em saber e valores com uma total
abertura à modernidade.
"Ao completarmos 70 anos de idade temos uma organização global no
setor vitivinícola e continuamos movidos pelo sonho dos fundadores:
sermos cada vez melhores sem esquecermos os valores que nos trouxeram
até aqui", conclui Salvador Guedes. "Mais do que um negócio, para nós,
o vinho é uma forma de estar na vida".

http://www.sograpevinhos.eu/blog/2012/07/25/sogrape-vinhos-nasceu-ha-70-anos/

Angola: Ministério do Ambiente pretende criar 20 mil novos postos de trabalho

25-07-2012 7:16

Emprego


Lobito - O Ministério do Ambiente pretende proporcionar a criação de
20 mil novos postos de trabalho, através da concepção de políticas de
economia ambiental.

A informação foi avançada nesta terça-feira pela titular da pasta,
Maria Fátima Jardim, que falava no acto de abertura do I Congresso
Internacional Sobre Resíduos Sólidos, que decorre na cidade do Lobito.

A responsável salientou que a economia verde para África é uma
economia que vai reduzir a pobreza extrema, proporcionando a
auto-suficiência alimentar para os povos.

Renasce o Borba branco “rótulo de cortiça”

por João Barbosa
23 de Julho - 2012
A Adega de Borba vai lançar o Borba Rótulo de Cortiça Branco 2009, um
produto que já não saía para o mercado desde 1979.


Esta cooperativa alentejana apresenta pelo segundo ano um tinto Grande
Reserva, correspondente à colheita de 2009.

Além desses dois vinhos topo de gama, a Adega de Borba apresentou, em
Lisboa, dez vinhos, entre brancos, rosados e tintos. As novidades
referem-se sobretudo às marcas Senses e Montes Claros.

Montes Claros Colheita Branco 2011, Montes Claros Reserva Branco 2011
e Senses Alvarinho 2011 foram os três brancos apresentados. O Adega de
Borba Rosé 2011 foi o único rosado revelado.

Os tintos agora lançados são os Senses Touriga Nacional 2010, Senses
Syrah 2010, Montes Claros Colheita Tinto 2010, Adega de Borba Premium
Tinto 2010 e Montes Claros Garrafeira Tinto 2008.

http://www.enovitis.com/news.aspx?menuid=8&eid=5446&bl=1

Molécula presente na azeitona pode reduzir transmissão do VIH

24 de Julho - 2012
As propriedades antivirais e anti-inflamatórias da molécula
hidroxitirisol, presente na azeitona, podem reduzir a transmissão do
VIH (sida), segundo uma investigação do Instituto Carlos III, em
Espanha.


O hidroxitirisol foi encontrado com altas concentrações na folha da
oliveira e também no azeite extra virgem, embora em menores
quantidades, avança o portal Olive Oil Times.

Com a descoberta das potencialidades desta molécula, a empresa
espanhola, Seprox, desenvolveu uma modificação enzimática do
hidroxitirisol, de forma a potenciar as suas características
antivirais e anti-inflamatórias.

O novo microbicida difere de outros produtos atualmente disponíveis no
mercado, na medida em que impede a integração dos genes do VIH na
pessoa infetada.

O projeto, financiado pela Comissão Europeia, já demonstrou uma taxa
de 100% de sucesso em testes in vitro e deve, brevemente, começar a
ser testado em primatas.

http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=6578&bl=1

Portuguesa Quetzal apoia primeiro vinho do Sri Lanka

Projecto

Sónia Santos Pereira
25/07/12 00:05



As primeiras garrafas de vinho deverão chegar ao mercado em 2015.

O primeiro projecto de produção de vinho no Sri Lanka vai surgir sob o
comando de uma empresa portuguesa, a Nora Green Consulting, e sob o
apoio técnico do enólogo Rui Reguinga, responsável pelos vinhos da
alentejana Quinta do Quetzal. Este mês começam a ser plantadas as
primeiras vinhas de quatro castas distintas, uma das quais é a touriga
nacional.

Reto Jörg, accionista maioritário da Nora Green, adianta que a empresa
srilankesa CIC está apostada em produzir vinho para responder à
crescente procura turística que o país tem conhecido. "Em Julho, serão
plantados dois campos de ensaio com um hectare cada" e "vamos fazer
micro vinificações para ver quais as castas que se dão bem", avança.

A vinha vai ser plantada num terreno de 15 hectares no norte daquele
país asiático, que permite "duas colheitas por ano". A CIC investe
cerca de 680 mil euros neste projecto que integra a plantação de vinha
e a construção de uma adega com uma capacidade inicial de 150 mil
garrafas. O projecto contempla ainda um armazém em Colombo, capital do
Sri Lanka, para a distribuição.

http://economico.sapo.pt/noticias/portuguesa-quetzal-apoia-primeiro-vinho-do-sri-lanka_149017.html

Cortiça, um bem nacional

Associação

Apcor
24/07/12 00:05

Está em discussão uma nova proposta para alterar a lei que envolve a
rearborização da floresta portuguesa.

O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Desenvolvimento
do Território e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas
(ICNF) têm, em cima da mesa, uma nova proposta para alteração da lei
no que toca à arborização e rearborização da floresta portuguesa. Esta
proposta tem motivado uma forte participação pública dos agentes do
sector, no que toca à sua análise e discussão, e que foi evidente no
workshop "Regime de arborização e rearborização - diferentes
perspectivas" que decorreu a semana passada, na Torre do Tombo, em
Lisboa. Este encontro, que abordou temáticas como a "Conservação da
natureza e biodiversidade", "Gestão florestal e políticas de solo e da
água", "Economia e fileiras florestais" e " Floresta e ordenamento do
território", pretendeu recolher as posições de entidades
representativas dos sectores, bem como a troca de argumentos entre
quem possui sobre o assunto visões contrastantes.

A este nível, a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) regista a
importância da fileira florestal portuguesa, onde se inclui a cortiça,
para a economia portuguesa, quer ao nível da exportação, quer ao nível
do tecido económico-social do nosso país e, ainda, como garante da
conservação dos recursos naturais e da paisagem de Portugal,
destacando-se a protecção do solo e da água e a manutenção das
espécies e habitats protegidos e da fixação de populações em
determinadas regiões do país, sendo que a floresta é um factor
determinante do ordenamento territorial.

http://economico.sapo.pt/noticias/cortica-um-bem-nacional_148927.html

Incêndios: Miguel Macedo ouvido na terça-feira no Parlamento

inShare

24 de Julho, 2012

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, vai ser ouvido na
próxima terça-feira no Parlamento a propósito dos incêndios que
afetaram a Madeira e o Algarve, disse hoje o presidente da Comissão da
Agricultura e Mar, Vasco Cunha.
O deputado social-democrata, que preside à Comissão Parlamentar da
Agricultura e Mar, falava aos jornalistas no final de uma visita às
instalações da Autoridade Nacional da Proteção Civil(ANPC), em
Carnaxide.

«Tratou-se de uma visita que já estava prevista há muito tempo, mas
onde tivemos oportunidade de conhecer alguns desenvolvimentos dos
fogos florestais. Tomámos conhecimento de números e do envolvimento no
terreno que serão desenvolvidas na próxima semana quando ouvirmos o
ministro Miguel Macedo na nossa comissão», perspetivou.

Contudo, Vasco Cunha sublinhou que após as explicações hoje prestadas
durante a visita à ANPC, a comissão ficou com boa impressão
relativamente ao dispositivo humano e material envolvido no combate
aos incêndios da Madeira e do Algarve (Tavira).

«Aquilo que concluímos é que houve empenho de todo o efetivo e de toda
a hierarquia para que todo este problema que esteve em Tavira pudesse
ser resolvido o mais depressa possível e com o menor dano possível»,
sublinhou.

Questionado pelos jornalistas sobre o pedido do Ministério da
Administração Interna à ANPC para que apresente um relatório
pormenorizado sobre os incêndios florestais que ocorreram no Algarve,
Vasco Cunha referiu que cada grupo parlamentar vai aguardar pelas
conclusões para «tomar as decisões que bem entender».

Ainda a propósito do incêndio no Algarve, Vasco Cunha foi questionado
acerca das declarações do presidente da Liga dos Bombeiros que exortou
o comandante da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, a verificar se tem
condições para continuar no cargo.

Vasco Cunha respondeu que não cabe à comissão fazer esse tipo de juízos.

«Enquanto comissão não nos cabe decretar a confiança ou não em quem
está nestas instituições, mas sim ao poder governativo», argumentou.

Na visita às instalações da ANPC esteve também o secretário de Estado
da Administração Interna, Filipe Lobo d' Ávila, que se recusou a
comentar esta polémica.

No domingo, em declarações à RTP, o comandante nacional da Proteção
Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que «houve falhas» no combate ao
incêndio que lavrou durante quatro dias na Serra do Caldeirão, entre
Tavira e São Brás de Alportel.

Na segunda-feira o Ministério da Administração Interna emitiu um
comunicado a dar conta que a tutela pretende que a ANPC apresente até
ao dia 10 de agosto um «relatório pormenorizado» sobre os incêndios
florestais que ocorreram no Algarve entre quarta-feira e sábado.

O incêndio da Serra do Caldeirão deflagrou cerca das 14:00 de
quarta-feira em Catraia, na freguesia de Cachopo, concelho de Tavira.

As chamas só foram dominadas ao final da tarde de sábado, depois de um
prolongado combate que chegou a mobilizar mais de 1.100 operacionais,
13 meios aéreos e mais de duas centenas de veículos.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=55186

BE quer audição urgente de ministro Miguel Relvas sobre medidas a aplicar

24.07.2012 - 19:07 Por Lusa
Votar | 0 votos 5 de 5 notícias em Política« anterior

O BE sugere que a audição a Relvas seja feita na manhã do dia 31 (Nuno
Ferreira Santos)
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) pediu a audição urgente
do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares na Comissão
Parlamentar de Agricultura e Mar para esclarecer que medidas pretende
aplicar de apoio às vítimas de fogos florestais.

"Atendendo à gravidade da situação no terreno, com a área ardida no
primeiro semestre de 2012 a triplicar a média registada nos últimos
dez anos, e a violência dos fogos no mês de Julho, importa que o
Governo esclareça os deputados sobre as medidas que pretende aplicar e
a estratégia que pretende desenvolver para minorar as avultadas perdas
registadas", refere o requerimento do deputado Luís Fazenda (BE)
enviado ao presidente daquela comissão parlamentar, Vasco Cunha.

Área de milho aumenta em Portugal e confirma tendência do último ano

Apesar da acentuada volatilidade das cotações que se tem vindo a
apoderar do mercado mundial de cereais, os agricultores portugueses
acreditam na crescente importância desta cultura cuja área de continua
a aumentar

Segundo os dados provisórios do IFAP, a que a ANPROMIS teve
recentemente acesso, a cultura do milho ocupa atualmente em Portugal
uma área de 140.723 hectares. Desta área, 91.678 hectares destinam-se
à produção de grão e 49.045 hectares à produção de silagem (*).

Tendo em conta a campanha agrícola passada, verificou-se um aumento de
3.941 hectares no caso do milho para grão e uma redução, que se
estima, de 631 hectares no caso do milho para silagem.
No que diz respeito aos demais cereais, o milho continua a ser de
forma destacada, o principal cereal semeado em Portugal.

Incêndios/Madeira: Agricultores do continente preparam doação de palha para alimentação de animais

20:37 Segunda feira, 23 de julho de 2012

Setúbal, 23 jul (Lusa) - Os agricultores do continente português estão
a organizar uma campanha urgente de doação de palha para minimizar o
impacto dos incêndios na alimentação dos animais pertencentes aos
agricultores madeirenses.

"No espaço de uma ou duas semanas queremos reunir cerca de 120
toneladas de palha", disse à Lusa Bernardo Albino, presidente da
Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e
Proteaginosas (ANPOC), que promove esta campanha solidária,
conjuntamente com a CAP - Agricultores de Portugal.

Autarca de São Brás de Alportel alerta para possíveis problemas na água

Publicado ontem


foto ALGARVEPHOTOPRESS/GLOBAL IMAGENS

Autarca preocupado com qualidade da água após os incêndios

O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel alertou, esta
terça-feira, para o perigo de poluição das águas de abastecimento de
barragens, caso as áreas ardidas nos fogos da semana passada não sejam
tratadas brevemente.

Beja: MyFarm vai vender sobras agrícolas no sábado

Quarta, 25 Julho 2012 08:34 | | |
O centro horto-frutícola do Instituto Politécnico de Beja (IP Beja)
será o palco da primeira venda de produtos do projecto MyFarm, que se
realizará no próximo sábado, 28 de Julho, das 9h às 12h.

Esta venda tem como pano de fundo as sobras das plantas que o projecto
plantou para os seus clientes, que foram cultivadas à parte das
colheitas e agora estão prontas para serem consumidas.

"Quando as parcelas dos nossos clientes foram feitas, aproveitámos
algum terreno nas cabeceiras para lá colocar as sobras de plantas que
não foram usadas nas parcelas. Essas sobras tiveram o mesmo tratamento
que as culturas e estão prontas para a colheita", explicaram os
responsáveis pelo projecto num e-mail enviado ao Green Savers.

Importadores de vinho na China crescem 200%

23 de Julho de 2012, por Elisabete Mendes



De acordo com um relatório elaborado pelo Rabobank International, o
crescimento de importadores na China cresceu nos últimos anos 200%. A
pesquisa, denominada «China Mercado do Vinho», identificou a
dificuldade de um número de proprietários de marcas globais de
preencher a lacuna entre o crescimento global do mercado e as
oportunidades que enfrentam no mercado de canais convencionais.

O fornecimento de vinho aumentou 14% ao ano, para cerca de 1,4 biliões
de litros em 2011, dos quais 17% (ou 241 milhões de litros) foi de
garrafas de vinho estrangeiro, um aumento de 65% face ao ano anterior.

Bollinger lança garrafa que diminui oxidação

25 de Julho de 2012, por Maria João de Almeida


A Bollinger lançou recentemente uma nova garrafa de vinho que não
deixa passar tanto oxigénio pelo gargalo como as garrafas padrão,
preservando assim mais o vinho. O novo vasilhame foi inspirado numa
garrafa de Bollinger de 1846, descoberta nas caves da empresa e será
utlizada na nova linha de vinhos, começando pelo Brut NV Special
Cuveé.

O presidente da conhecida empresa de vinhos, Jérôme Philippon,
explicou que a mudança foi para «desenvolver uma garrafa única e
autêntica». A garrafa é ligeiramente mais larga na base e mais
estreita no pescoço, o que assegura um contacto menor do oxigénio com
o champanhe, diminuindo assim a oxidação da bebida na garrafa,
reforçou ainda Jérôme. «O meu objectivo é promover a diferenciação da
Bollinger. O nosso gosto é diferente e o nosso formato de garrafa deve
ser diferente e único», rematou.

Redes sociais com mais adegas

19 de Julho de 2012, por Maria João de Almeida


As redes sociais estão a tornar-se cada vez mais populares entre as
empresas, incluindo adegas, que as utilizam como forma de marketing e
divulgação dos seus produtos. Por essa razão, uma pesquisa realizada
pela empresa ABLE Social Media Marketing analisou a eficiência da
publicidade nas redes sociais e descobriu que 94% das adegas
norte-americanas estão no facebook, e 73% no twitter.

O estudo iniciou em Dezembro de 2011 e mostrou que as adegas
norte-americanas que utilizam as redes sociais têm gerado bons
resultados. Ou seja, 47% das adegas afirmaram que o facebook ajuda nas
vendas, já que boa parte vende os seus produtos online.

Universidade cria sistema que controla vinhas pelo telemóvel

25 de Julho de 2012, por Elisabete Mendes


Cinco pesquisadores da Universidade de Valladolid, em Espanha,
participaram de um projecto denominado «SITELVIÑA», que tenciona
encontrar uma forma de controlar a elaboração, fermentação e
envelhecimento de vinhos pelo telemóvel ou tablet.

Segundo a universidade, o projecto que é financiado pelo Ministério de
Indústria espanhol, pretende desenvolver sistemas de sensores sem fios
nas vinhas, para melhorar a gestão da produção. Os sensores reconhecem
informações como o estado do solo, o crescimento das vinhas, dados de
fermentação na adega e depois enviam tudo para o telemóvel ou tablet
do enólogo.

Àgua e agricultura

Ambiente
por ENA
(Agência de Energia e Ambiente da Arrábida)


Segundo estimativas recentes a agropecuária é a maior consumidora de
água do planeta, cerca de 70% dos recursos hídricos disponíveis
actualmente são destinados à irrigação, contra apenas 20% para a
indústria e 10 % para abastecimento da população (higiene e consumo
direto).

Nos países desenvolvidos, a percentagem de irrigação é ainda maior,
chegando nalguns casos próximo dos 80%.
Uma pessoa adulta precisa em média de 4 litros de água por dia para
beber, mas para produzir o seu alimento diário, são necessários de 2 a
5 mil litros.

Prejuízos provocados pelo incêndio em Tavira ultrapassam dez milhões de euros

Lusa
24 Jul, 2012, 16:19 / atualizado em 24 Jul, 2012, 18:08

O incêndio que na última semana afetou o concelho de Tavira provocou
prejuízos superiores a dez milhões de euros, de acordo com uma
avaliação preliminar levada a cabo pela autarquia local.
"Nas primeiras projeções que a câmara já tem do terreno, os prejuízos
são avultadíssimos", afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal de
Tavira, Jorge Botelho, no final de uma reunião com a comissão
interministerial para o apoio às vítimas dos fogos florestais, que
decorreu hoje em Lisboa.

Associação Nacional de Municípios exige "inquérito imediato" aos fogos

Lusa
24 Jul, 2012, 16:19

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exigiu hoje ao
Governo um "inquérito imediato" aos incêndios que assolaram Tavira e
São Brás de Alportel, no Algarve, para apurar responsabilidades na
coordenação do combate às chamas.
"A Associação exige ao Governo um inquérito imediato, rápido, que
procure apurar responsabilidades e que evite que este tipo de
situações se possam vir a repetir", disse hoje em Coimbra aos
jornalistas Rui Solheiro, vice-presidente da ANMP em declarações no
final da reunião do conselho diretivo daquela entidade.

Presidente da AICEP convicto do potencial do projeto Alqueva para captar investimentos

Lusa
24 Jul, 2012, 17:13

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de
Portugal (AICEP) afirmou-se hoje convicto do "potencial" do projeto
Alqueva para captar investimentos e aumentar a produção e as
exportações de produtos agrícolas e agroindustriais.
O projeto Alqueva, um dos "centros nevrálgicos da economia
portuguesa", tem "potencial" para contribuir para a captação de
investimentos, nomeadamente nos setores agrícola e agroindustrial,
disse à agência Lusa Pedro Reis.

Governo criou comissão de apoio às vítimas dos fogos florestais

Publicado às 13.51


foto GERARDO SANTOS/GLOBAL IMAGENS

Comissão criada a pedido de Passos Coelho


O Governo criou uma comissão interministerial de apoio às vítimas dos
fogos florestais, coordenada pelo ministro-adjunto e dos Assuntos
Parlamentares, que esteve esta terça-feira reunida com os autarcas de
Tavira e de São Brás de Alportel.

De acordo com fonte governamental, a comissão, criada a pedido do
primeiro-ministro, não é unicamente para apoiar as vítimas dos
incêndios de Tavira e São Brás de Alportel.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Audição do Eurodeputado Capoulas Santos na Comissão de Agricultura no Parlamento

Audição do Eurodeputado Capoulas Santos

video: http://80.251.167.42/videos-canal/XII/SL1/02_com/07_cam/20120717cam.wmv

Audição do Ministro dos Negócios Estrangeiros (Paulo Portas) na Comissão de Agricultura no Parlamento

Audição do Ministro dos Negócios Estrangeiros (com a Comissão de
Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias)

video: http://80.251.167.42/videos-canal/XII/SL1/02_com/02_cnecp/20120712cnecp_cam.wmv

Especuladores reforçam aposta nas "commodities"

24 Julho 2012 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
Aposta na valorização das matérias-primas agrícolas aumentou para
máximo desde Setembro, perante recordes do milho e da soja.
Está a aumentar a aposta na subida dos preços das matérias-primas,
nomeadamente das agrícolas. Além da seca, que está a afectar o
território norte-americano, é agora a especulação financeira que
ameaça impulsionar as cotações dos bens alimentares, alguns deles já
em valores recorde.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=569757&pn=1

Fazer mais com menos! *

OPINIÃO

Luís Bulhão Martins


O ano de 2012 tem sido marcado por uma das mais rigorosas secas dos
últimos 100 anos, que seriamente prejudicou, não só as culturas de
Inverno, como também o cultivo de milho em vastas áreas do território
nacional.

Se não fossem as novas áreas regadas de Alqueva, teríamos seguramente
um decréscimo da produção portuguesa de milho por força da regressão
nas superfícies semeadas nas zonas tradicionais.

Face à ocorrência, cada vez mais frequente destes eventos climáticos
extremos e da maior vulnerabilidade dos sistemas de agricultura, hoje
em dia praticados, a defesa do regadio deve ser estratégia prioritária
tendo em vista o aumento do grau de auto abastecimento em cereais, a
redução do deficit da balança comercial e a criação de mecanismos de
adaptação aos cenários das alterações climáticas com que nos
defrontamos.

Wine Spectator premeia carta de vinhos portuguesa

Terça-feira, 24 de Julho de 2012



A carta de vinhos do The Yeatman, hotel vínico de luxo português, foi
distinguida pela prestigiada revista norte-americana Wine Spectator,
considerada a "bíblia dos vinhos", como uma das melhores Cartas de
Vinhos do mundo, arrecadando o prémio de excelência "Best Award of
Excellence 2012".

A distinção atribuída ao restaurante do The Yeatman, cujas caves
contam com mais de 25.000 garrafas, premeia a qualidade da carta de
vinhos composta por mais de 1.000 referências, com uma vasta seleção
de vinhos nacionais das diversas regiões vitivinícolas do país e
também de referências internacionais deste "néctar".

CERIMÓNIA DE ATRIBUIÇÃO DO GRAU DE DOUTOR HONORIS CAUSA DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA AO PROFESSOR JOSÉ GRAZIANO DA SILVA

Instituto Superior de Agronomia
30 de julho de 2012 l Auditório da Lagoa Branca l 14h30
José Graziano da Silva
Director-Geral da FAO

Engenheiro Agrónomo e Professor do Instituto de Economia da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil)
A atribuição do Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Técnica
de Lisboa ao Professor José Graziano da Silva, sob proposta do
Instituto Superior de Agronomia, é o reconhecimento público de um
homem notável, ligado à resolução do problema alimentar no mundo, com
programas muito importantes contra a fome.

O arroz tem tradição e mantém-se estável

20-07-2012




Joaquim Matias Chainho é Orizicultor, Presidente da ARBCAS*, e membro
da AOP. (*Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto
Sado)
Produz arroz em Melides e Alvalade do Sado e falou connosco sobre as
técnicas de cultivo que tem vindo a implementar. Atento às inovações e
às mudanças que se anunciam no sector, reflete nesta entrevista sobre
o presente e o futuro da Orizicultura em Portugal.


abolsamia: O grande produtor de arroz na Europa é a Itália, seguida de
Espanha, e depois aparece a Grécia com um volume de produção um pouco
superior ao de Portugal. Somos o 4º produtor europeu mas não
produzimos o suficiente para dar resposta à procura interna. Portugal
tem condições para produzir mais arroz?

36 por cento do azeite produzido em Portugal é da responsabilidade das Cooperativas do sector

Segunda-feira, 23 de Julho de 2012


A agricultura é o setor com maior peso no universo cooperativo
português, representando mais de metade do volume de negócios total,
segundo contas do Instituto Nacional de Estatística e da cooperativa
CASES.

Os dados referem-se a 2009 e indicam que, das 2. 390 cooperativas
existentes em Portugal, 723 dedicam-se à agricultura, representando um
volume de negócios anual de 4,3 mil milhões de euros num total de 7,9
mil milhões de euros.

Algarve: incêndios ameaçam produção de cortiça

Sobreiros queimados forçam muitos a acabar com o negócio

Por: tvi24 / FC | 23- 7- 2012 13: 43

Por esta altura, fazem-se as contas aos prejuízos causados pelos
incêndios. Na serra do Caldeirão eram muitas as pessoas que viviam da
produção de cortiça e mel e que perderam estas fontes de rendimento.

O negócio da cortiça a acabou para José Cavaco, com quem a TVI
conversou. «Tudo o que plantei perdi», diz o produtor de cortiça de 59
anos, desolado com a paisagem de sobreiros queimados. «Nos próximos
20/30 anos ninguém tira daqui nada», desabafa.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

São Brás de Alportel pode deixar de ser a 'capital da cortiça'

21 de Julho, 2012

São Brás de Alportel corre o risco de deixar de ser a «capital
histórica» da cortiça, alertou hoje um empresário do sector, crítico
da «má gestão regional», que tem conduzido ao abandono do interior.
Em declarações à Lusa, o também ex-dirigente da Associação Portuguesa
de Cortiça, Carlos Jacinto, admitiu que os empresários da indústria
transformadora do concelho algarvio poderão ter que começar a recorrer
à cortiça alentejana.

Para este empresário de São Brás de Alportel, o fogo chegou ao «ouro
algarvio» em virtude da desertificação humana e da falta de
investimento público.

Azeite Transmontano premiado em Israel

Regional

A Casa Aragão de Alfandega da Fé foi distinguida em Israel com uma
medalha de ouro no segmento de azeites produzidos em modo biológico.

A Casa Aragão de Alfandega da Fé foi distinguida em Israel com uma
medalha de ouro no segmento de azeites produzidos em modo biológico,
"é a segunda vez que participamos neste concurso, e é um orgulho
vencer um concurso onde estão os melhores azeites do mundo", explica o
empresário Artur Aragão, acrescentando que "este é mais um
reconhecimento da qualidade, do azeite produzido em Trás-os-Montes que
conquista cada vez mais mercados e que se estendem desde norte da
Europa ao Brasil".

ACOS: Quer criar Escola Profissional Professor Mariano Feio…

Regional | 07:00 | 19-07-2012

Regadio, produção animal e agrícola e áreas ligadas ao agro-alimentar
são algumas das propostas do projecto pedagógico da Escola
Profissional Professor Mariano Feio que a ACOS – Agricultores do Sul
pretende criar. Trata-se de um projecto antigo que agora é retomado e
que Gonçalo Xufre, presidente da Agência Nacional para a Qualificação
e o Ensino Profissional, diz "fazer todo o sentido".

Escola Profissional Professor Mariano Feio, com sede em Beja e um pólo
em Évora, é o nome do projecto que a Agricultores do Sul vai
recandidatar, fazendo também "uma homenagem a um homem que muito
contribuiu em termos científicos, na área da agricultura, para o
desenvolvimento da região e que foi sempre um amigo da ACOS".
"Trata-se também de uma candidatura iniciada em 2009, que não chegou a
concretizar-se e que agora o Governo mostrou interesse em retomar".
"Este é um projecto que a ACOS sentiu a necessidade de criar e em que
apostou estrategicamente, porque há uma nova realidade de regadio e
necessidade de jovens quadros nesta e noutras áreas ligadas à
agricultura". As declarações são de Claudino Matos, da ACOS –
Agricultores do Sul.

"Descoordenação dos meios" no incêndio de Tavira

Presidente da Câmara de Tavira pede ao Governo que decrete estado de
calamidade pública e fala em "atraso" na resposta dos bombeiros ao
incêndio que tem devastado o concelho.
17:07 Sexta feira, 20 de julho de 2012


Em algumas zonas, foram as populações que defenderam das chamas as
próprias casas, com os escassos meios disponíveis
MELANIE/EPA
Houve "alguma descoordenação dos meios" que, em certos locais,
chegaram com "atraso em relação à propagação das chamas", disse ao
Expresso o autarca de Tavira, Jorge Botelho, que mantém a opinião de
que deve ser decretado estado de calamidade pública.

Guarda: Produção biológica de frutos vermelhos é aposta ganha de jovem agricultor

9:33 Segunda, 23 de Julho de 2012

Guarda, 23 jul (Lusa) - Um jovem agricultor da Guarda, que produz
morangos, framboesas, mirtilos e amoras em modo biológico, não esconde
a satisfação com os primeiros resultados do projeto agrícola e
mostra-se orgulhoso da opção profissional que tomou.

Luís Gonçalves, 25 anos, residente na Quintazinha do Mouratão, próximo
da cidade da Guarda, tirou o curso de jovem agricultor, criou uma
empresa (Natureza Azul) e apostou na produção de quatro espécies de
frutos vermelhos em modo biológico e empunha a "bandeira do regresso à
terra" em Portugal.

Agricultores açorianos primam pela qualidade

Mercados



A ideia foi defendida pelo secretário regional da Agricultura e
Florestas, Noé Rodrigues, ontem, durante a realização do dia do
agricultor.
A qualidade que os produtos regionais apresentam hoje em dia é
sinónimo do bom trabalho que tem sido feito, nos últimos anos, pelo
Governo dos Açores em colaboração com os agricultores regionais.
A ideia foi deixada pelo secretário regional da Agricultura e
Florestas durante a realização do dia do agricultor, que decorreu na
Terceira.

Investe QREN disponível nas entidades bancárias a partir de 16 de Agosto

O Investe QREN, linha de financiamento dirigida a empresas com
projectos de investimento aprovados no âmbito dos Sistemas de
Incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), vai
estar disponível a partir de 16 de Agosto nos bancos aderentes.

Para além das empresas, o protocolo abrange Associações Empresariais,
Centros Tecnológicos e Entidades Públicas com competências específicas
em domínios empresariais, igualmente com projectos já aprovados no
QREN, no âmbito de "Acções Colectivas".

As previsões agrícolas apontam para reduções nos rendimentos dos pomares

20-07-2012

Fonte: INE/ Boletim Mensal da Agricultura e Pescas, Julho de 2012

As previsões agrícolas, em 30 de junho, apontam para reduções
significativas nos rendimentos dos pomares de pera, maçã e pêssego, em
resultado das condições atmosféricas adversas na altura da
floração/polinização (frio e geada).

Na cereja, o decorrer da colheita veio revelar um cenário mais grave
do que inicialmente previsto, não tendo sido possível recuperar, com a
produção das variedades tardias, os prejuízos que as chuvas de abril e
maio causaram nas variedades mais precoces.

Alentejo enfrenta novos desafios agrícolas, 35 anos depois da lei que levou ao fim da Reforma Agrária

Lusa
23 Jul, 2012, 16:59

Após 35 anos da "Lei Barreto", que levou ao fim da Reforma Agrária, a
agricultura alentejana enfrenta novos desafios, como o regadio e a
necessidade de produzir mais, defendidos por representantes dos "dois
lados da barricada" do movimento.
A conversão do sequeiro em regadio, "aproveitando o enorme potencial"
do Alqueva e de outros regadios, é um "desafio essencial" para o
futuro da agricultura alentejana, disse hoje à agência Lusa o
militante e antigo deputado do PCP José Soeiro, que, há 37 anos, em
plena Reforma Agrária, dirigia o Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas
do Distrito de Beja. Sobretudo no Baixo Alentejo e devido ao Alqueva,
"têm sido feitos grandes investimentos no regadio", o que "dá alguma
esperança" à agricultura alentejana, destacou, por seu turno, o
presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo
Alentejo (FAABA), Castro e Brito.

Rússia não vai aumentar exportação de cereais

20 de Julho, 2012

As exportações russas de cereais não deverão aumentar em resultado do
aumento dos preços domésticos, causado pela pior seca dos últimos 56
anos nos Estados Unidos, noticia a Ria Novosti, depois de ouvir vários
especialistas.
«[A exportação russa de cereais] não pode aumentar quando os nossos
preços internos são iguais aos internacionais e até superiores em
algumas regiões», afirmou o presidente da União Cerealífera Russa,
Arkady Zlochevsky.

A seca nos Estados Unidos provocou a subida dos preços internacionais
do trigo, milho e soja para níveis não vistos desde 2008, com os
preços dos cereais, incluindo os destinados à produção de
biocombustíveis, a aumentarem acentuadamente desde meados de Junho.

Revista Wine com app para Windows Phone

19 de Julho de 2012 às 00:03:50, por PEDRO DURÃES
A revista Wine – A Essência do Vinho, dedicada ao universo dos vinhos,
está a partir de agora disponível através de uma aplicação para
Windows Phone. A app é disponibilizada gratuitamente na loja
Marketplace e presta informações como "Por onde devo começar a minha
garrafeira?", "Que vinhos são melhores para guardar?" ou "Quais são as
boas compras e os vinhos altamente recomendados?". Paralelamente, a
app oferece acesso à base de dados de provas, às listagens das boas
compras e dos Great Wine Restaurants em Portugal. "A aplicação propõe
ser um autêntico guia de bolso para quem pretende consultar
referências sobre um restaurante ou obter aconselhamento sobre um
vinho que está prestes a adquirir", explica, em nota de imprensa, Nuno
Pires, director executivo da revista.

Soja salva balança comercial brasileira

Agricultores brasileiros se preparam para plantar a maior safra de
todos os tempos, que pode levar o Brasil a se tornar maior produtor de
soja do mundo

Agência Estado | 22/07/2012 13:55:22

Texto:


Eraí Maggi Scheffer, conhecido como "o rei da soja", está empolgado
com a próxima safra. Vai plantar em Mato Grosso 220 mil hectares do
grão, o equivalente a mais de 200 mil campos de futebol. A cultura vai
tomar espaço do algodão e das pastagens e a área plantada vai crescer
quase 24% em relação à safra anterior. "É uma alta expressiva. Todos
os agricultores estão animados."

Cortiça: Portugal representa dois terços das exportações mundiais - APCOR

Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
14:50 Sexta, 22 de Junho de 2012
Partilhe este artigo: 0 0
Lisboa, 22 jun (Lusa) -- Portugal garantiu, em 2011, uma quota mundial
de 62 por cento no setor da cortiça, exportando 169 mil toneladas
equivalentes a 806 milhões de euros, uma recuperação de sete por cento
face ao ano anterior.

Os dados são do International Trade Center e do Instituto Nacional de
Estatística e foram hoje divulgados pela Associação Portuguesa de
Cortiça (APCOR).

Setor dos vinhos está "pouco orientado para o mercado" e mais "vulnerável" à competição estrangeira

23-07-2012



Fonte: Lusa

O setor dos vinhos em Portugal está "pouco orientado para o mercado" e
desconhece as preferências do consumidor, o que o torna mais
"vulnerável às investidas" de vinhos estrangeiros, conclui o estudo de
um investigador português.

Apresentada na semana passada na Faculdade de Economia da Universidade
do Porto, a tese de doutoramento de Paulo Matos Graça Ramos – docente
da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando
Pessoa – defende que a competitividade do setor nacional dos vinhos
depende do investimento num maior conhecimento do mercado e dos gostos
dos consumidores.

Aníbal Coutinho: "O aumento de exportações tem de passar pela internacionalização dos críticos de vinho"

Crítico começa hoje o seu périplo de provas de vinho por África do Sul


"O aumento das exportações passa pela internacionalização dos críticos
de vinho". Aníbal Coutinho, um dos mas influentes críticos de vinho da
actualidade em Portugal, sabe que internacionalizar a marca dos vinhos
portugueses está na lista de prioridades do sector. Hoje, dia 19 de
Julho, o crítico parte rumo a África do Sul para um conjunto de provas
que contarão com a colaboração de Neil Pendock, o maior crítico
sul-africano, e de onde sairá o seu próximo guia de vinhos. Crítico,
enólogo e jornalista especializado, agora "Embaixador da Lusofonia",
Aníbal Coutinho tem a seu cargo uma ambiciosa campanha diplomática
para defender Portugal e dar a conhecer o melhor que os mercados
lusófonos têm para oferecer.

As aparências iludem: os tomates já não são o que eram

Ciência

Os tomates são cada vez mais bonitos e perfeitos mas perderam o sabor.
SAIBA PORQUÊ
Por Sara Sá
11:00 Segunda, 23 de Julho de 2012


"Os olhos também comem." Quanto a isto não restam dúvidas. Mas esta
máxima está a custar-nos o que verdadeiramente conta no prazer da
mesa: o sabor. Os tomates são o exemplo perfeito de como da busca de
um fruto bonitinho, sem manchas, acabou por resultar uma experiência
pobre e dececionante, na hora de mastigar. Há mais de 70 anos que os
produtores de tomate selecionam as variedades mais vermelhas e de cor
homogénea. Décadas de cruzamentos entre sementes originaram um tomate
de aspeto perfeito, que enche as prateleiras dos supermercados
americanos, europeus e asiáticos. Bonitos por fora, mas
desinteressantes por dentro.

Madeira: Medidas de protecção e estímulo à agricultura estão a ser tomadas

Anúncio feito esta manhã por Manuel António, na sequência dos danos
causados pelos incêndios
Actualizado em 21 de Julho, às 12:42
Ana Luísa Correia


Esta manhã, num encontro com agricultores que teve lugar no Mercado
dos Prazeres, Manuel António, secretário regional do Ambiente e
Recursos Naturais, explicou aos presentes as medidas que o Governo
está a tomar em termos de protecção e estímulo ao sector da
agricultura, na sequência dos incêndios que têm ocorrido nos últimos
dias.

Além da ajuda de 95% a fundo perdido "em matéria de investimentos para
repor o potencial produtivo, nomeadamente palheiros, sistemas de rega,
máquinas que as pessoas tenham perdido", Manuel António fez questão de
salientar uma ajuda excepcional que vai ser prestada pelo Executivo
regional.