quinta-feira, 26 de julho de 2012

Supermercados dão maiores fortunas


Riqueza: Família Soares dos Santos foi a única a aumentar património

O dono da cadeia Pingo Doce é o homem mais rico de Portugal. Com uma fortuna acumulada de 2070 milhões de euros, Alexandre Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins (JM), destronou Américo Amorim do topo do clube dos multimilionários.
1h00Nº de votos (0) Comentários (12)
Por:Pedro H. gonçalves

Segundo o ranking da revista ‘Exame', os ricos ficaram este ano mais pobres, mas mesmo assim as 25 maiores fortunas de Portugal somam 14,4 mil milhões de euros, o que representa 8,4% do PIB nacional e daria para pagar o salário mínimo - de 485 euros - a 29 milhões de trabalhadores. A quebra face a 2011 é de três mil milhões de euros.
A fortuna de Soares dos Santos tem crescido ano após ano. Em 2004, o empresário tinha uma riqueza de 330 milhões de euros. Passados oito anos, esse valor sextuplicou para 2070 milhões de euros. São 114 milhões de euros a mais do que Américo Amorim, que durante anos consecutivos foi o homem mais rico do País. O empresário cuja fortuna resulta das participações na Galp e Corticeira Amorim viu a fortuna perder 631 milhões de euros, a um ritmo de 1,6 milhões por dia em 2011. Tem agora 1955 milhões de euros.
Belmiro de Azevedo, que já foi o homem mais rico de Portugal, ocupava em 2011 o terceiro lugar. Agora esse título pertence à família Guimarães de Mello. O empresário da Sonae teve uma das maiores quebras de riqueza do ranking. Perdeu quase metade da fortuna (616 milhões de euros) e agora tem um património estimado em 680,9 milhões de euros. O dono dos supermercados Pingo Doce tem uma fortuna três vezes maior do que a do detentor da cadeia Continente.

No ‘top 10' dos mais ricos, aparecem ainda dois primos do dono da Jerónimo Martins, com participações na empresa:Fernando Figueiredo dos Santos e Maria Isabel dos Santos. São os únicos que viram a fortuna aumentar este ano, e Maria Isabel dos Santos é agora a mulher mais rica de Portugal e a única a aparecer nos 10 primeiros, com 542,3 milhões de euros. Segundo a ‘Exame', só as fortunas de Américo Amorim e de cinco accionistas da Jerónimo Martins representam 39,4% do total das 25 maiores fortunas de Portugal.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/supermercados-dao-maiores-fortunas

Sem comentários:

Enviar um comentário