sábado, 28 de julho de 2012

Ministra assegura ajuda aos agricultores afetados pela queda de granizo



Lusa
27 Jul, 2012, 17:53

Lisboa, 27 jul (Lusa) - A ministra da Agriculta assegurou hoje que está a estudar eventuais apoios aos vitivinicultores do Douro, que perderam a produção deste ano devido ao mau tempo, e que os serviços regionais do ministério vão ajudar na recuperação de plantas.

"Estamos a trabalhar para apoiar, nesta primeira fase, os tratamentos que têm de ser feitos com cal e com cobre, para evitar a perda das plantas", disse à agência Lusa Assunção Cristas, salientando a importância deste trabalho para que as plantas voltem a produzir já no próximo ano.



Por outro lado, Assunção Cristas assegurou que está a ser ponderada a possibilidade dos produtores que perderam uvas venderem ou transferirem para o próximo ano, o direito que têm de beneficiarem de parte do vinho que produzem, transformando-o em vinho do Porto, o que lhes permite uma valorização do vinho e uma receita maior.

A ministra salientou ainda que o Governo está a trabalhar com as companhias de seguros para renovar os seguros de colheita, para os tornar "mais flexíveis e mais abrangentes".

"Em relação ao vinho já há um mecanismo novo a que muitos vitivinicultores já estão a aderir, nomeadamente na zona dos vinhos verdes e na zona da CVR do Vale do Tejo. O que nós queremos é que cada vez mais gente adira aos seguros e que estes estejam cada vez mais adequados às necessidades das pessoas", disse.

"É muito importante não darmos sinais contraditórios, porque se alguém faz um seguro de colheita e outro não faz, e no final um é ressarcido pela companhia de seguros e outro pelo Estado, qual é o incentivo para que as pessoas celebrem seguros de colheita?", questionou Assunção Cristas.

A ministra da Agricultura lembrou, no entanto, que a área afetada pela queda de granizo é uma pequena parcela da região demarcada do Douro, que tem apenas entre 500 a 700 hectares e que haverá apenas cerca de uma centena de vitivinicultores que perderam toda a produção.

"A região demarcada do Douro tem 46.000 hectares e cerca de 40.000 produtores", disse Assunção Cristas salientando ainda que, de acordo com as informações recolhidas pelo ministério, "cerca de 50 por cento dos produtores afetados têm seguro de colheitas".

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=574458&tm=6&layout=121&visual=49

Sem comentários:

Enviar um comentário