sábado, 28 de julho de 2012

Ministra anuncia medidas imediatas para agricultores afetados por granizo



Publicado ontem às 18:29
Entre as medidas anunciadas, está a hipótese dos vitivinicultores que não possam produzir vinho do Porto este ano possam transacionar o direito de produção.


Trabalho de Raquel de Melo Pereira com declarações de Assunção Cristas sobre as ajudar a dar estes agricultores

A ministra da Agricultura assegurou que já está a ser dado apoio aos vitivinicultores que foram afetados pelo granizo que caiu sobre algumas regiões do Douro para que estes possam fazer tratamentos que lhes permitam salvar as plantas.
Em declarações à TSF, Assunção Cristas anunciou também que os produtores que não consigam produzir vinho do Porto este ano poderão transacionar o direito de produção «para que outros façam esse vinho».
Desta forma, quem não pode produzir vinho do Porto pode «receber o montante correspondente a esse valor ou então acumular para o ano o benefício que este ano não pôde utilizar».
Assunção Cristas lembrou ainda que qualquer agricultor têm acesso às verbas do PRODER para replantação, mas recusou qualquer apoio a fundo perdido para quem não tem seguro de colheita.
Caso isso acontecesse, os que fizeram seguro «sentem-se prejudicado, porque estiveram a pagar um seguro e, no final de contas, o Estado vem ressarcir os danos a quem não fez seguro nenhum».

«Precisamos que mais pessoas façam seguros de colheitas e quanto mais pessoas celebrarem seguros, o preço será mais barato», explicou.
Esta ministra garantiu ainda ser sensível aos problemas, mas também justa, dado que ajuda «da mesma forma os que têm e os que não têm».
«Estas medidas serão com certeza para todos os agricultores. A questão é que quem tem seguro de colheita provavelmente terá outras coberturas do que quem não tem seguro», concluiu.
Contactada pela TSF, a Associação de Vitivinicultores Independentes do Douro registou com agrado estes medidas, mas entende que os vitivinicultores afetados merecem maiores ajudas.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2690811&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário