quinta-feira, 26 de julho de 2012

PS quer que Governo ajude "rapidamente" os produtores afetados pela queda de granizo



26.07.2012 13:19
ECONOMIA

O deputado socialista Rui Santos, eleito por Vila Real, quer que o Ministério da Agricultura ajude "rapidamente" os produtores afetados pela queda do granizo na quarta-feira, na região, acionando um  fundo de emergência e não deixe o assunto "na gaveta".
O deputado do PS visitou, durante a manhã de hoje, as três freguesias  do concelho de Sabrosa atingidas pela queda de granizo, referindo ter encontrado  um "cenário desolador".

"As vinhas e oliveiras estão praticamente destruídas, a área abrangida  é muito significativa e produção está irremediavelmente comprometida para  o próximo ano. É uma situação dramática", descreveu Rui Santos.


A queda de granizo e vento forte provocaram, na quarta-feira, "avultados"  prejuízos em vinhas e pomares de três freguesias do concelho de Sabrosa,  em área inserida na Região Demarcada do Douro, em Vila Real.

Além das vinhas, o mau tempo destruiu hortas, árvores de fruto e olivais.

Em declarações à agência Lusa, Rui Santos frisou que é "urgente" o Governo  ajudar os agricultores cujas produções ficaram destruídas pelo granizo porque,  senão, haverá pessoas em situações de "extrema dificuldade".

Por isso, o deputado quer que o Ministério de Assunção Cristas apoie  "rapidamente" os vitivinicultores, através de um fundo de emergência para  catástrofes, e faça o levantamento e avaliação dos prejuízos.

Durante a tarde, Rui Santos garantiu que o PS irá entregar um requerimento  na Assembleia da República (AR) para saber se o Governo está a fazer o levantamento  dos danos nas áreas afetadas e como tenciona ajudar os vitivinicultores.

"Não chega virem técnicos ao local fazer a avaliação dos estragos. É  necessário ir mais longe e apoiar, financeiramente, os agricultores, para  estes poderem tratar as videiras", disse.

Além do apoio monetário, Rui Santos explicou que é "essencial" que o  Governo sensibilize a Comunidade Europeia para esta problemática e reorganize  o setor.

"Espero que o Governo não deixe o assunto na gaveta, tal como aconteceu  em maio", explicou.

No mês de maio, o granizo atingiu também uma área de vinha nas freguesias  de Nogueira e de Ermida, no concelho de Vil Real. Em 2006, o concelho de  Sabrosa já tinha sido igualmente atingido.

Os viticultores afetados reivindicaram "apoios excecionais" ao Governo,  saindo por duas vezes à rua, em manifestações de protesto contra a falta  de resposta por parte do Ministério da Agricultura.

Nessa altura, o PS entregou um requerimento no Parlamento, mas até agora  não terá obtido qualquer resposta.

Esta é mais uma prova, realçou, de como o Governo tem vindo a abandonar,  de "forma sistemática e lenta", o interior do país.

Com Lusa

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/07/26/ps-quer-que-governo-ajude-rapidamente-os-produtores-afetados-pela-queda-de-granizo

Sem comentários:

Enviar um comentário