domingo, 9 de outubro de 2016

ANPOC divulga lista de variedades recomendadas para trigos de qualidade



 07 Outubro 2016, sexta-feira  Grandes Culturas

A ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas divulgou esta semana a LVR – Lista de Variedades Recomendadas para Trigos de Qualidade - 2016.

Em comunicado a associação salienta que «a produção de cereais, inserida no contexto de crescimento economicamente competitivo, ambientalmente sustentável e territorialmente equilibrado, apresenta-se atualmente como um desafio, a atuação necessária para responder a esse desafio implica o envolvimento alargado de todos os agentes setoriais».

Neste âmbito a ANPOC juntamente com o INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Escola Superior Agrária de Beja e a Indústria transformadora de trigo (Germen, Ceres e Cerealis), tem vindo a desenvolver um trabalho conjunto que visa promover e incentivar a divulgação de variedades bem adaptadas à realidade portuguesa (de trigos de qualidade) testadas nos diferentes campos de ensaios, com características e potencial conhecidos, susceptíveis de assegurar em simultâneo os interesses da indústria e da produção nacional.

O resultado deste trabalho é publicado anualmente através de uma Lista de Variedades Recomendadas para trigos de qualidade.

«A LVR constituir-se como um importante instrumento de reforço de conhecimento técnico, dirigido a todos os agentes da fileira dos cereais , na persecução de uma estratégia comum: a melhoria da produtividade e qualidade da produção de cereais em Portugal», salienta a ANPOC.

A LVR 2016 para Trigo Mole está acessível para consulta em Lista de Variedades Recomendadas 2016 - Trigo Mole em www.anpoc.pt.

Em breve será disponibilizada a LVR 2016 para Trigo Duro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário