terça-feira, 18 de outubro de 2016

Portugal mais do que duplica produção de leite em 36 anos

14-10-2016 
 

 
Portugal mais que duplicou a produção de leite entre 1980 e 2015, passando das 970 mil toneladas de 1980 para dois milhões de toneladas em 2015, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O nível mais elevado de auto-suficiência foi atingido em 2015, 112,5 por cento, sinaliza o instituto em estatísticas publicadas sobre produção e consumo de leite de 2015.

Para este resultado contribuiu não apenas o aumento da produção, mas ainda a redução de consumo de leite, que em 2015 foi de 71 quilos (kg) por habitante/ano, o valor mínimo obtido desde 1985 e inferior em 11,7 kg ao consumo médio verificado nos 36 anos em análise.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) sinaliza também uma «profunda restruturação do sector» que em 25 anos (1989-2013) aumentou em mais de oito vezes a dimensão média do efectivo por exploração, de quatro vacas leiteiras para 34, e promoveu a especialização a um nível capaz de competir com os parceiros europeus», destaca a publicação do INE.

Portugal tornou-se, a partir de 1985, também auto-suficiente em manteiga, mas, pelo contrário, aumentou o défice relativo a iogurtes e queijo, graus de auto-aprovisionamento em 2015 de 47,0 e 69,6 por cento, respectivamente.

«Estes dois produtos foram os principais responsáveis para que, no conjunto leite e produtos lácteos, o país apresentasse em 2015 um saldo negativo de 198 milhões de euros», refere o INE.

Com o fim do regime de quotas leiteiras em Abril de 2015, os resultados disponíveis para o primeiro semestre de 2016, revelam que a União Europeia produziu mais leite que no mesmo período dos anos precedentes, sinaliza o INE.

De acordo com o instituto, em 2016, os principais constrangimentos decorrem das variações negativas de maior amplitude do índice de preços à produção de leite quando comparadas com a evolução do índice de preços dos alimentos para animais.

«Esta menor variação relativa dos preços na produção pode refletir a pressão exercida pela grande distribuição, esta expressa pela menor volatilidade das variações do índice de preços ao consumidor, que afecta a distribuição do rendimento pela cadeia de valor», refere.

Segundo o INE, apesar do aumento global da produção de leite na União Europeia, no primeiro semestre de 2016, no caso dos pequenos países como Portugal, observou-se uma diminuição da recolha de leite de 3,7 por cento, segundo informação previsional.

«Esta redução poderá condicionar negativamente o nível de eficiência anteriormente alcançado na produção de leite e acentuar os constrangimentos associadas às bacias leiteiras nacionais que incluem, nomeadamente, o facto de se situarem em regiões de minifúndio e ultraperiféricas no contexto europeu», acrescenta o instituto.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário