terça-feira, 3 de abril de 2018

Alfândega da Fé com investimentos de 20 ME no regadio


O município de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, tem previstos investimentos de 20 milhões de euros no regadio, com o arranque das primeiras intervenções durante o mês de abril, divulgou a Câmara Municipal.

No total, segundo a autarquia liderada por Berta Nunes, "está previsto um investimento que ronda os 20 milhões de euros e que vai permitir a concretização do plano estratégico municipal para o regadio e impulsionar a agricultura".

O montante engloba a requalificação do regadio já existente na área da barragem da Esteveínha, com o início das obras previsto para este mês, e a nova barragem para regar o planalto de Vilarchão-Parada no valor de mais de 14 milhões de euros, incluída no pacote anunciado recentemente pelo Ministério da Agricultura para o distrito de Bragança.

Segundo o município transmontano, o contrato para as obras de requalificação do circuito hidráulico da barragem da Esteveínha já foi assinado e contempla "um investimento de cerca de um milhão e 200 mil euros que arranca já em abril".

Esta intervenção irá "permitir a requalificação das condutas de água que abastecem a barragem e permitem regar os mais de 270 hectares de terrenos inseridos nesta área de regadio".

O projeto, da responsabilidade da DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está inserido no Programa Nacional de Regadios e será financiado a 100% pelo PDR (Programa de Desenvolvimento Rural) 2020, informou ainda a autarquia.

A intervenção vai incidir sobre a requalificação integral das condutas de abastecimento da bacia da Esteveínha, permitindo, segundo a informação municipal, "melhorar a condução da água para a barragem e um maior aproveitamento dos recursos hídricos".

Os trabalhos contemplam também a instalação de contadores nos pontos de rega de forma a evitar desperdícios de água e melhorar a eficiência e gestão do regadio.

O próximo ano é a data apontada para o início da construção do novo aproveitamento hidroagrícola de Vilarchão-Parada, que já tem parecer favorável por parte do PDR2020.

"São cerca de 14 milhões e meio de euros para fazer nascer uma nova barragem no concelho que há muito era desejada pelos agricultores do planalto Vilarchão-Parada", segundo a autarquia.

Este novo aproveitamento hidroagrícola "vai permitir criar um perímetro de rega de quase 500 hectares e criar um impulso à produção agrícola no concelho".

No município estão ainda previstas outras intervenções para beneficiação dos regadios, nomeadamente a reabilitação das barragens da Camba e Salgueiro, reforço do sub-bloco da barragem da Burga, a criação de um novo perímetro de rega em Santa Justa, o plano estratégico de regadio da Serra de Bornes e o aproveitamento da água da albufeira do Sabor para rega.

No total, a autarquia contabiliza "um investimento na ordem dos 20 milhões de euros" na beneficiação dos regadios de Alfândega da Fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário