domingo, 6 de maio de 2018

Quercus alerta contra uso de herbicidas em Vila Real


A Quercus dedicou o mês de abril à sensibilização contra o uso de herbicidas, concentrando a sua ação em Vila Real onde vai realizar um 'workshop' dirigido a autarcas sobre alternativas para eliminar ervas daninhas, divulgou hoje a associação.

A Quercus -- Associação Nacional de Conservação da Natureza lançou, em 2018, uma ação nacional denominada "12 meses/12 iniciativas" com o objetivo de chamar atenção para 12 problemas ambientais que ocorrem em território nacional e para os quais disse que "urge encontrar soluções".

Depois do olival intensivo em janeiro, das podas abusivas em fevereiro e da pesca e comércio ilegal de meixão em março, o problema ambiental em destaque no mês de abril foi a utilização de herbicidas.

Através do seu Núcleo Regional de Vila Real, a Quercus está a preparar, em parceria com a câmara local, um 'workshop' sobre a temática do glifosato, um dos herbicidas mais usado em Portugal.

O evento, que se realizará a 18 de maio, vai ser direcionado para os presidentes das juntas de freguesia do concelho e tem como principal objetivo a sensibilização para a problemática da aplicação dos herbicidas, mostrando quais as consequências que advêm da sua aplicação e quais as alternativas que podem ser utilizadas para eliminar as ervas daninhas.

Segundo a associação, os herbicidas têm sido introduzidos na agricultura principalmente para combater as ervas daninhas que competem com as culturas no consumo de nutrientes e luz solar, resultando numa redução no rendimento das colheitas.

Outras utilizações comuns, acrescentou, são erradicar espécies de plantas invasoras ou plantas indesejáveis nas explorações agrícolas, auxiliar na gestão dos espaços públicos, por motivos estéticos ou práticos (por exemplo, passeios, pavimentos e caminhos de ferro) ou para o controlo das ervas daninhas em jardins privados.

Durante o 'workshop', a Quercus pretende demonstrar que o uso de pesticidas sintéticos na agricultura "acarretou grandes custos para a saúde humana, o ambiente e os recursos naturais".

"Já temos todas as ferramentas necessárias para começar gradualmente a construir um modelo agrícola livre de pesticidas e mostrar que o controle de ervas daninhas é possível usando outros meios além de herbicidas prejudiciais. Existe uma necessidade urgente de desenvolver métodos tecnológicos de agricultura que não dependam do uso de pesticidas", frisa a Quercus, em comunicado.

A associação vai dedicar os próximos meses à problemática dos recursos hídricos, dos eucaliptos, do tratamento de efluentes, dos impactos do turismo, do novo aeroporto de Lisboa, da desertificação e do consumo excessivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário