segunda-feira, 23 de julho de 2018

Descoberta de pão com mais de 14 mil anos pode obrigar-nos a rever os manuais de história


18/7/2018, 6:52484

Os vestígios de pão carbonizado encontrados na Jordânia têm cerca de 14.400 anos e antecedem em quatro mil anos o período no qual se acredita ter surgido a agricultura.

Escavação de Shubayqa 1 onde é visível uma das fogueiras (imagem retirada do artigo científico divulgado na PNAS)
Autor

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de pão carbonizado num acampamento de caçadores recoletores natufianos que viveram há cerca de 14 400 anos. A descoberta prova que já se confecionava pão quatro mil anos antes do período em que se acredita ter surgido a agricultura.

Os vestígios são os indícios mais antigos da confeção de pão de que há conhecimento. As 24 amostras foram encontradas entre centenas de vestígios de comida em duas fogueiras numa escavação conhecida por Shubayqa 1, no nordeste do Deserto Negro da Jordânia.


"A descoberta de restos de comida carbonizada em Shubayqa 1 fornece dados empíricos diretos sobre a produção de alimentos semelhantes a pão quatro mil anos antes de a agricultura ter emergido no sudoeste da Ásia. As descobertas mostram que os habitantes tiravam partido de cereais selvagens, mas também consumiam tubérculos", avança o artigo divulgado na publicação científica PNAS. "A confeção de alimentos representa um importante avanço na subsistência e na nutrição humana, e aqui demonstramos que os caçadores recoletores natufianos já a praticavam", conclui o relatório.

"Os caçadores-coletores natufianos são de particular interesse para nós porque viveram um período de transição quando as pessoas se tornaram mais sedentárias e sua dieta começou a mudar", esclareceu à CNN o arqueólogo Tobias Richter, da Universidade de Copenhague, que liderou as escavações.

Amaia Arranz Otaegui destacou a importância desta descoberta para o estudo da alimentação desta sociedade. "A presença de centenas de restos de comida carbonizados nas lareiras de Shubayqa 1 é uma descoberta excecional, e deu-nos a oportunidade de caracterizar as práticas alimentares de há 14 mil anos", explicou a arqueóloga da  Universidade de Copenhaga e primeira autora do relatório à CNN.

Segundo o estudo, o pão pré-histórico era produzido a partir de cereais selvagens e tubérculos e teria uma forma achatada. A equipa de investigadores tentou reproduzir o processo seguido pelos caçadores recoletores há mais de 14 mil anos. Amaia Arranz Otaegui, que provou o produto final, afirma que o pão teria um sabor "ligeiramente doce e um pouco salgado e uma textura granulada".

As amostras são semelhantes aos vestígios que já tinham sido encontrados anteriormente em escavações na Turquia e Holanda. Contudo, os vestígios da Jordânia são os únicos anteriores ao surgimento da agricultura.

A equipa constituída por investigadores das universidades de Copenhada, College of London e Cambridge afirma que que são necessários mais estudos para aprofundar as conclusões desta descoberta. O relatório especula, no entanto, que apesar da descoberta anteceder a agricultura, a confeção deste tipo de alimentos só se terá banalizado posteriormente. "As refeições à base de cereais, como o pão, tornaram-se provavelmente essenciais quando os agricultores neolíticos passaram a depender do cultivo de espécies de cereais domesticadas para a sua subsistência."

Sem comentários:

Enviar um comentário