quarta-feira, 20 de março de 2019

Depois de um Sobreiro Assobiador, uma azinheira secular do Monte Barbeiro: a corrida à árvore europeia do ano


19.03.2019 às 18h40
 
A copa desta azinheira com mais de 150 anos estende-se por 487 metros quadrados e 23 metros de diâmetro

D.R.

A azinheira secular do Monte Barbeiro concorreu com 15 outras espécies de árvores da Europa à oitava edição do concurso Árvore Europeia do Ano, organizado pela Associação Europeia para a Parceria Ambiental. O vencedor do ano passado foi o Sobreiro Assobiador de águas de Mouro, em Palmela. O deste ano será revelado depois das 20 horas em Bruxelas


À sombra de uma azinheira dá sempre vontade de estar, sobretudo numa tarde quente de verão no coração do Alentejo. E sob a copa da "Azinheira Secular do Monte Barbeiro" o prazer é ainda maior. Debaixo dos seus ramos e folhas, que formam uma majestosa copa de 487 metros quadrados e 23 metros de diâmetro, "contempla-se a vastidão da planície envolvente e respira-se a sua tranquilidade", descrevem. E pelos seus braços longos e resilientes, a poucos metros do chão, dá vontade de ser criança e trepar.

Classificada como a Árvore Portuguesa do Ano, pelas suas "características invulgares", este 'Quercus Rotundifolia Lam' disputava esta terça-feira o prémio de Árvore Europeia de 2019 com 15 exemplares de diferentes espécies com as idades e formas mais variadas e erguidas nos locais mais diversos de 15 países europeus. A vencedora é a que tiver a melhor história para contar. E esta majestosa azinheira terá muitas ao longo dos seus mais de 150 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário