sexta-feira, 3 de julho de 2009

'Mercado do vinho em Portugal já vale 510 milhões de euros


Colocado por: Lusowine em Quinta, Julho 02, 2009 - 02:39 PM GMT
Vinhos • Portugal produz cerca de 7,5 Milhões de hectolitros e exporta mais de 30% da produção

• Num contexto de crise, dados AC Nielsen revelam que as vendas em "hipers" e "supers" aumentaram

• ViniPortugal pretende que se oficialize o Dia do Vinho



No âmbito das comemorações do Dia do Vinho, a ViniPortugal, Associação Interprofissional que promove o Vinho Português em todo o mundo, avaliou os dados de 2008 apurados pela AC Nielsen sobre o mercado de vinho em Portugal. Os números divulgados apontam para um crescimento em valor de 6,4% do consumo de vinhos tranquilos, o que eleva o valor deste sector, em termos de mercado nacional, para os 510 milhões de euros.

Apesar da crise, desses 510 milhões de valor do mercado nacional, 377 milhões dizem respeito aos vinhos de qualidade, o que traduz um aumento de 4% desta categoria. Os dados indicam ainda que os portugueses preferem comprar vinhos de qualidade nos "hipers" e "supers", onde o consumo aumentou 6% em volume e de 10% em valor, em vez de os consumirem em restaurantes, cafés ou snacks, onde o consumo diminuiu 8,5% em volume e 3% em valor.

Segundo a ViniPortugal, Portugal produz actualmente cerca de 7,5 milhões de hectolitros, exportando mais de 30% desta quantidade. Em termos de valor, essas exportações superaram os 253 milhões de euros em 2008 (aumento de 2,2% face a 2007), colocando o valor global do sector acima dos 760 milhões de euros.

Dia do Vinho junta centenas de apreciadores
O Dia do Vinho, promovido pela ViniPortugal com produção da Essência do Vinho, em conjunto com produtores, enólogos e agentes económicos que actuam no sector vitivinícola, revelou-se um assinalável sucesso pelo sexto ano consecutivo. As comemorações dos dias 27 e 28 de Junho aproximaram produtores e consumidores em redor dos mais recentes lançamentos no mercado.

A celebração do Dia do Vinho, no Porto e em Lisboa, voltou a atrair muitos visitantes, que além da prova de vinhos de diferentes regiões do País puderam ainda assistir a sessões de "show cooking" protagonizadas pelos Chefes de cozinha Vítor Sobral (Tasca da Esquina, Lisboa), Leonel Pereira (Panorama, Sheraton Lisboa), Rodrigo Garrett (Buhle, Porto), Luis Américo (Degusto, Matosinhos), António Vieira (Shis, Porto), Camilo Jaña (Cafeína, Porto) e Francisco Meirelles (Sessenta Setenta, Porto).
Durante as comemorações, a ViniPortugal reafirmou a vontade de ver este dia oficializado pelas entidades competentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário