quarta-feira, 2 de março de 2011

Nestlé e General Mills oferecem 1600 milhões de euros para comprar a Yoplait - Governo francês pode intervir para assegurar presença de produtores nacionais

01.03.2011 - 14:06 Por Pedro Crisóstomo
18 de 31 notícias em Economia
« anterior
seguinte »
Nove empresas, francesas e estrangeiras, estão na corrida para comprar
50 por cento da Yoplait. No pelotão da frente estão a Nestlé e a
General Mills, que já ofereceram 1600 milhões de euros para ficarem
com a segunda maior produtora de iogurtes do mundo.
A Yoplait quer apostar nos mercados asiáticos e na América Latina
 (Daniel Rocha)

O montante das ofertas da empresa suíça e da norte-americana foi
revelado à agência financeira Bloomberg por fonte próxima do processo,
que adiantou que o novo investidor vai ser conhecido nas próximas
semanas.
O fundo de investimentos PAI Partners quer alienar os 50 por cento que
detém na produtora de lacticínios francesa, sendo que a cooperativa
Sodiaal, fundadora da Yoplait, em 1965, continuará como accionista de
referência pela restante participação na empresa.
Para além dos candidatos mais fortes, há ainda outros interessados que
prometem a expansão da fabricante de iogurtes para os mercados
asiáticos e a América Latina. Embora as francesas Fromageries Bel e a
Lactalis tenham oferecido abaixo das propostas estrangeiras (1200
milhões e 1400 mil milhões de euros, respectivamente), há a hipótese
de as autoridades francesas intervirem nas negociações para promover
um comprador nacional, escreve a Bloomberg.
No início de Fevereiro, quando a Lactalis (proprietária da marca
Président) mostrou interesse em comprar a participação da Yoplait e se
começaram a posicionar outras empresas estrangeiras, um porta-voz do
ministério francês da Agricultura disse que o Governo estava atento ao
dossier e "ao que se [passava] nos produtores de leite franceses".
Em Novembro, já a Lactalis tinha oferecido os 1400 milhões de euros
(pela totalidade do capital da Yoplait), mas, na altura, tanto a PAI
Partners como a Sodiaal rejeitaram a proposta.
Agora, o cenário é diferente: a Nestlé e a General Mills são dadas
como as mais fortes – e a favor da norte-americana pode jogar o facto
de já ser a distribuidora oficial da Yoplait nos Estados Unidos.
Mas há ainda a concorrência da chinesa Bright Food, que submeteu uma
oferta de compra ainda superior, de 1700 milhões de euros. E, aqui, a
abertura a novos mercados pode ser determinante.
Dos cerca de quatro mil milhões de euros do volume de negócio da
Yoplait, três mil milhões resultam da parceria de 38 anos com a
General Mills. E é também no mercado norte-americano, onde actualmente
a General Mills controla 30,8 por cento do mercado (contabilizando a
distribuição da marca francesa), a seguir à Danone, que a marca quer
crescer.
http://economia.publico.pt/Noticia/nestle-e-general-mills-oferecem-16-mil-milhoes-de-euros-para-comprar-a-yoplait_1482723

Sem comentários:

Enviar um comentário