terça-feira, 10 de julho de 2012

Mulheres comentam e avaliam vinhos na Internet

Mas mundo dos vinhos continua dominado por homens
O mundo dos vinhos continua dominado em número pelos homens, mas as
poucas mulheres que provam para depois contar em 'sites' e blogues na
Internet garantem que não têm papéis secundários, nem procuram só o
público feminino.

O título 'Copo de Salto Alto' não deixa dúvidas sobre o género de quem
escreve. Carla Reis trocou um blogue coletivo, com orientações
pré-definidas, por um com que se pudesse "identificar completamente e
expandir a identidade enquanto blogger" .

Carla é mulher, mas a escrita e as referências "não são exclusivamente
voltadas para o público feminino". "A ideia do blogue é ser, sim, uma
palavra feminina na blogosfera vínica, mas não exclusivamente para
este público", conta a blogger, que tanto quer chegar ao "consumidor
de ocasião" como ao "reconhecimento por um enófilo mais experiente".
Carla assume ter tido sorte: "A maior parte dos homens com quem tenho
tido contato aceitam-me neste universo, ou pelo menos fingem-no
razoavelmente bem".


Enquanto consumidora, prefere um "vinho bem feito, que proporciona
prazer em prova e tenha um valor coerente". Para definir uma boa
provadora não profissional, aponta várias características:
"Curiosidade, humildade, sensibilidade, memória olfativa,
autodidatismo, mesmo que tenha alguma formação técnica, e uma grande
paixão pelo vinho e ao que lhe é associado".

Já Ema Martins apaixonou-se pelo mundo do vinho depois de fazer
enoturismo com o marido e perceber que a informação na Internet era
"mínima, de fraca qualidade e sem qualquer tipo de organização e
interligação". Nas suas viagens, o casal também concluiu que havia
extremos: uns viviam este mundo de forma demasiado formal e outros
associavam o vinho a bêbados das antigas tabernas.

Para desmistificar, além de divulgar o produto português, os dois
criaram o site 'Magna Casta'. "A maioria das pessoas continua a ser
masculina, mas as mulheres cada vez mais vão marcando a sua posição",
garante Ema, que tem a ideia de que homens respeitam a opinião das
mulheres. "Tenho ideia que sim, mas se não respeitarem, quem se
importa com isso? Eu não", diz.

Ema "devora" tudo o que pode sobre o tema e soma formações para
perceber melhor o vinho e toda a linguagem técnica associada. Como
certezas, afirma que "sem boa uva não se faz bom vinho" e que uma boa
provadora precisa seguir sempre as mesmas regras e ignorar os fatores
externos ao vinho. "Quanto mais vinho provar melhor provadora se irá
tornar", ensina.

Celma Carreira é outra das mulheres no mundo virtual dos vinhos
através do site 'E tudo o vinho levou'.

Três dias foram suficientes para o blogue se tornar num "site
completo" e escrito numa "linguagem de quem percebe pouco de vinhos,
mas que os adora beber e partilhar com todos essas experiências". Se
um enólogo ler, o mais provável é "ter um ataque de riso ou ficar
furioso".

"Mas isso pouco importa", assegura, admitindo que o mundo vínico é
"predominantemente masculino", como mostra o número de homens nas
provas, mas a mulher não tem o papel de 'atriz secundária'.

"Apenas estamos em número menor! Se olharmos para a moda, o mesmo
acontece, porém com os homens", lembra Celma, para quem um bom vinho é
"difícil descrever com palavras", mas é aquele que "ateia a paixão" e
motiva "entusiasmo", havendo ainda que ter em conta os custos. "Uma
boa provadora? Ora, essa já uma questão mais difícil", começa Celma,
para concluir que importante é "não se deixar levar por outros e não
falar por falar". "O resto vem por acréscimo e pela ética de cada um
e, neste caso, de cada uma", remata.

Lusa

http://mulher.sapo.pt/atualidade/em-foco/mulheres-comentam-e-avaliam-vi-1255753.html

Sem comentários:

Enviar um comentário