sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Produção de uvas volta a cair


por Ana Rita Costa
25 de Setembro - 2014
A produção de uvas voltou a baixar. Quem o diz é a CNA – Confederação Nacional da Agricultura, que indica ainda que "há regiões em que a quebra de produção chega a metade e noutras fica lá por perto."

 
Segundo a organização, "as condições climatéricas adversas provocaram mais pragas e doenças na vinha. Os pequenos e médios vitivinicultores estão descapitalizados e não conseguem proporcionar os tratamentos indispensáveis contra essas doenças e pragas. As fortes chuvadas, a manterem-se, prejudicam a qualidade da uva que se apresentava com boa expectativa."

A CNA defende ainda que os novos seguros agrícolas "contra o frio e certas intempéries que prejudicaram as vinhas em várias regiões, esses seguros agrícolas continuam concebidos para "segurar" as seguradoras e não para segurar os vitivinicultores e outros agricultores. São seguros bonificados, é certo, mas continuam desadequados e, por exemplo, não cobrem prejuízos abaixo de 30% de perdas por cada segurado, o que é uma fasquia muito alta (os 30% de perdas)."

A confederação termina o comunicado dizendo também que "é necessário que o IVV deixe de canalizar tantas receitas públicas para a promoção e comercialização das "marcas" dos vinhos das maiores empresas do sector vinícola e passe a apoiar, mais e melhor, a produção familiar de vinho e o escoamento, a melhores preços, dos vinhos das Adegas Cooperativas."

Sem comentários:

Enviar um comentário