sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Governo promete plano para salvar produtores de leite

Publicado hoje às 08:48
Nuno Guedes

Foto: Lusa
Ministra diz que leite nos hipermercados está com preços demasiado baratos que podem ser a ruína do sector leiteiro português. Governo vai a Bruxelas pedir medidas de apoio e promete promover o consumo de leite "made in Portugal".
O Ministério da Agricultura vai avançar com um plano nacional de apoio para o sector do leite. O governo admite que o fim das quotas europeias, desde abril, afetou gravemente os produtores portugueses.

A ministra, Assunção Cristas, diz à TSF que o preço do leite nos hipermercados portugueses está abaixo do sustentável: "se formos às grandes superfícies vemos preços baixíssimos (45 ou 47 cêntimos) que não são sustentáveis e que só existem pagando muito pouco aos produtores, o que significa a condenação de um sector".

Perante o embargo russo e o fim dos limites à produção (quotas) que existiam nos países europeus, a Ministra da Agricultura admite que são sérias as dificuldades sentidas pelos produtores nacionais.

Com o objetivo de chegar a propostas conjuntas, Cristas reúne esta sexta-feira em Madrid com os responsáveis da agricultura de Espanha, França e Itália.

Sem comentários:

Publicar um comentário