Outubro 29
15:44
2015
O vinho português está a ser cada vez mais apreciado na China aumentando, assim, as exportações para este país, mas, em contrapartida, aumenta também a contrafacção. Por este motivo, o empresário português Rui Ribeiro investiu num sistema para dificultar as falsificações.
O caso não é inédito, os franceses têm também enfrentado alguns problemas com falsos "Château Laffitte", um vinho de reconhecida qualidade e preço elevado, produzido na região de Bordéus.
E foi precisamente em França que surgiu a solução, um selo que promete "tecnologia impossível de reproduzir", baseada numa dispersão aleatória de fibras coloridas associadas a um código 2D (duas dimensões) em série, que cria "uma impressão digital única de cada etiqueta".
O selo "Made in Portugal Authentic", que está a ser desenvolvido pela empresa portuguesa Portucrown e pela francesa Prooftag, destina-se a produtores que queiram exportar para mercados internacionais, como a China, com a garantia de que os seus produtos chegam ao consumidor final inviolados e inalterados.
Lusa
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