quarta-feira, 20 de abril de 2016

Produtores contra plantação ilegal de eucaliptos em zonas de intervenção

Abril 19
09:33
2016

A Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) insurgiu-se contra o aumento de plantações ilegais de eucalipto em zonas de intervenção florestal (ZIF), sobretudo no centro do país, que violará os planos de gestão florestal dessas áreas.

Segundo o Presidente da FNAPF, Vasco Campos, na prática, o que está a acontecer é que os planos de gestão das ZIF estão a ser ignorados nos processos de análise e aprovação de novas plantações e rearborizações.

Acrescentou que já pediu a intervenção do Ministério da Agricultura e Florestas, exigindo que as entidades gestoras de ZIF passem a ter acesso ao sistema de informação do Regime Jurídico das Ações de Arborizações e Rearborizações (RJAAR).

Diz, também, que neste momento, as associadas da federação gestoras de ZIF não sabem o que se está a passar nos territórios sob a sua gestão e, mais grave, os planos de gestão florestal das ZIF estão pura e simplesmente a ser ignorados na apreciação dos processos de novas plantações, o que põe em causa todo o sistema.

O presidente da FNAPF rejeita a forma desordenada e descontrolada como as novas plantações de eucalipto estão a surgir, em áreas onde as suas associadas têm projectos de intervenção florestal.

O Estado tem estado a falhar redondamente na fiscalização destes processos, o que, na opinião de Vasco Campos, poderá ter reflexos a curto prazo na eficácia do funcionamento das ZIF, enquanto peça fundamental de uma política florestal assente em projectos de defesa da floresta contra incêndios e no controlo de pragas e doenças.

LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário