quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Beira Interior prevê quebra de 15 por cento na produção de vinho

04-10-2016 
 

 
A produção de vinho na Beira Interior deve registar este ano um decréscimo face a 2015, mas a qualidade está salvaguardada, anunciou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com sede na Guarda.

«Estamos a prever uma quebra de 15 por cento, mais ou menos, relativamente ao ano anterior, mas em termos de qualidade penso que estará salvaguardada», disse esta terça-feira à agência Lusa o técnico da CVRBI Rodolfo Queirós.

Segundo o responsável, em 2015 a produção de vinho tinto, equivalente a 65 por cento da produção global e branco, que corresponde a 35 por cento, foi de 22,5 milhões de litros e, este ano, as previsões apontam para menos cerca de três milhões.

«Temos uma produção que em termos de necessidades de vinhos certificados satisfaz-nos mais do que suficiente. Em termos de qualidade, portanto, não direi que será um ano excecional, mas é um ano bastante bom», disse.

Rodolfo Queirós referiu que as vindimas estão a decorrer e o estado do tempo «tem ido de feição», o que garante qualidade aos vinhos produzidos na Beira Interior.

O técnico da CVRBI justificou a esperada quebra na produção de vinho «essencialmente porque foi um ano irregular» em termos de chuva, «houve alguma chuva na altura da floração» e também devido ao aparecimento da doença do míldio, que está associada a climas húmidos.

A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 54 produtores de vinho, sendo cinco adegas cooperativas e 49 produtores particulares.

«Tem havido gradualmente o aumento do número de produtores particulares, é normal que assim seja, porque a região começa a ter outra dinâmica, começa a ser mais conhecida, e isso é importante», observou.

O responsável indicou que nos últimos anos a comercialização de vinho produzido na Beira Interior tem aumentado, devido às acções de promoção realizadas no país e no estrangeiro.

Até final do ano estão planeadas acções de divulgação nos Estados Unidos da América (finais de outubro), em Lisboa, ("Encontro com o Vinho", dias 14 e 15 de Novembro), em Pinhel - Guarda (18 a 20 de Novembro, com a realização da 2.ª edição do certame Beira Interior - Vinhos e Sabores) e na Suíça (finais de Novembro).

A CVRBI participa nas iniciativas de promoção, tanto no país como no estrangeiro, para conseguir «novos mercados e aumentar as exportações», disse Rodolfo Queirós.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário