quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Portugal perdeu 150 mil hectares de área florestal nos últimos 15 anos

Floresta

Texto: Ana Rita Costa l Fotografia: Rodrigo Cabrita- 20 Dezembro, 2016

Portugal foi o único país da União Europeia que perdeu área florestal nos últimos 15 anos. Quem é o diz é o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que esta segunda-feira (19 de dezembro) revelou que o país perdeu um total de 150 mil hectares de área florestal nos últimos 15 anos.

De acordo com o ministro, citado pelo Observador, é preciso inverter "a situação lamentável em que estamos, que é o facto de Portugal ser o único Estado-membro da UE que nos últimos 15 anos perdeu área florestal. Perdemos cerca de 150 mil hectares de floresta". Numa altura em que é cada vez mais urgente combater as alterações climáticas e disponibilizar matéria-prima para a indústria, Capoulas Santos defende que "temos que criar as condições que nos permitam fazê-lo e é esse o objetivo que estamos a prosseguir".

Referindo-se à Reforma da Floresta, que está neste momento em consulta pública, o ministro da Agricultura defendeu também que espera que esta tenha "efeitos de uma revolução", ainda que seja "tranquila e consensual". "As medidas que estamos a tomar hoje para a floresta serão visíveis, algumas no horizonte de uma geração. E, por isso, é necessário garantir a continuidade da ação governativa e o empenho dos governos que se sucedem, seja qual for a sua coloração política".

O responsável pela pasta da Agricultura refere ainda que a Reforma da Floresta é uma matéria que merece um pacto de regime e para a qual o "o Governo está disponível para obter o maior consenso político".

Sem comentários:

Enviar um comentário