segunda-feira, 5 de março de 2018

Protesto dos Agricultores à porta dos “Prós e Contras” da RTP


Perante a demora do Governo em concluir o processo de apoio à recuperação das áreas agrícolas e florestais, alguns produtores fizeram ouvir a sua voz à entrada para o programa da RTP que se realizou no concelho.

Há três razões de base para que, de acordo com os agricultores, o Governo reabra o período de candidaturas a apoios às explorações afetadas pelos fogos de 15 e 16 de outubro.

Quem o diz é João Dinis, da Confederação Nacional de Agricultura (CNA). Primeiro há homens da terra que se candidataram em outubro – antes das alterações feitas pelo Governo em novembro, aumentando o valor da comparticipação para cinco mil euros – mas que não tiveram conhecimento desta mudança e falharam o segundo prazo de candidatura. Não terão recebido as notificações por SMS nesse sentido, pois as telecomunicações ainda não estavam restabelecidas nessa altura. Serão cerca de 300, estima a CNA.

Em segundo lugar, porque houve agricultores que ficaram afetados física ou psicologicamente naquela altura e não tiveram capacidade de reação para elaborarem as candidaturas.

Em terceiro lugar porque "milhares de agricultores dirigiram-se à Zona Agrária ou às juntas de freguesia, onde o Ministério da Agricultura colocou técnicos próprios para preencherem e submeterem as candidaturas ao subsídio de cinco mil euros, mas o apoio concedido veio com cortes de 20 e 30 por cento do total dos cinco mil euros, o que deverá ser engano", constata João Dinis.

Sem comentários:

Enviar um comentário