quarta-feira, 18 de abril de 2018

Carrefour vende alimentos à base de grilos, gafanhotos e outros insetos

Dinheiro Vivo 17.04.2018 / 21:49 

Os insetos estão regulados e aprovados como alimentos pela União Europeia desde 1 de janeiro deste ano. 

A Carrefour lançou em Espanha uma nova linha de alimentos feitos à base de insetos, produzidos pela marca francesa Jimini's através de agricultura biológica, escreve esta terça-feira o espanhol El País. Os gafanhotos, grilos e larvas, são a base de barras energéticas, snacks, aperitivos, massas e granolas, e os preços variam entre os dois e os sete euros. Nesta nova gama o consumidor pode encontrar larvas picantes, com alho e ervas, grilos com cebola fumada e molho de churrasco. 

Os insetos surgem ainda em versão de barras energéticas de chocolate negro com figos e pó de grilo, entre outros, explica a mesma fonte. Os produtos podem ser adquiridos nas várias lojas físicas do país ou online. Desde janeiro deste ano, os insetos estão regulados e aprovados na lista dos "novos alimentos" pela União Europeia, o que facilita agora a comercialização para consumo. 

A empresa diz que esta nova linha pretende "oferecer aos consumidores os produtos mais inovadores e adicionar alternativas de compras sustentáveis e que respeitem o meio ambiente", refere o mesmo jornal. Segundo o El País, a produção destes alimentos à base de insetos quase não recorre ao uso de água e contribui para a redução dos gases com efeitos de estufa. 

A Carrefour sublinha ainda a fonte nutritiva destes alimentos, ricos em proteínas, vitaminas B1, B2 e B3, ómega 3 e 6, aminoácidos essenciais, minerais e ferro. "Segundo a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO), os insetos são consumidos atualmente por mais de 2 mil milhões de pessoas, pelo que se considera ser o alimento do futuro", explica a empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário