quinta-feira, 26 de abril de 2018

Ovibeja celebra 35 anos a mostrar "todo o Alentejo deste mundo"


A internacionalização dos produtos agroalimentares de origem vegetal é o tema em destaque na feira agropecuária Ovibeja deste ano, que arranca na sexta-feira com lotação esgotada para celebrar 35 anos a mostrar "todo o Alentejo deste mundo".

 Ovibeja celebra 35 anos a mostrar "todo o Alentejo deste mundo"

13:05 - 24/04/18 POR LUSA
   
"Houve um aumento da área de exposição da feira" em relação à edição do ano passado e a 35.ª Ovibeja vai decorrer com "lotação esgotada", até terça-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, disse hoje à agência Lusa Claudino Matos, diretor-geral da associação ACOS - Agricultores do Sul, a organizadora da feira.

Através do tema deste ano, a Ovibeja quer "dar realce ao grande potencial de produção e exportação dos produtos agroalimentares de origem vegetal produzidos no Alentejo", como azeite, vinho e frutos, explicou.

Neste sentido, disse, a feira vai promover várias iniciativas, como colóquios e o 3.º Simpósio Internacional Azeites do Sul, e ter vários espaços para "mostrar a qualidade e promover as exportações" dos produtos agroalimentares de origem vegetal do Alentejo.

Entre os espaços, Claudino Matos destacou o AgroAlentejoExport - Salão Internacional de Promoção dos Produtos Agroalimentares da Região do Alentejo, que este ano é dedicado aos de origem vegetal.

Para celebrar os 35 anos da Ovibeja, referiu, a organização "apostou forte" no cartaz de espetáculos para animar as "famosas ovinoites" e vai mostrar uma exposição, patente junto ao pavilhão multiusos do recinto, e lançar um livro sobre os "principais marcos" da história da feira.

Segundo Claudino Matos, a organização volta a homenagear e a "prestar um tributo" a Manuel Castro e Brito, que foi "pai, mentor e grande dinamizador" da Ovibeja e presidente da ACOS e morreu em 2016.

A homenagem vai ser feita com o descerrar da placa que marca a atribuição do nome Manuel Castro e Brito ao Parque de Feiras e Exposições de Beja, que foi proposta pela ACOS e aprovada por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal.

A placa vai ser descerrada na avenida principal do parque, numa cerimónia na sexta-feira, a partir das 13:00, que vai marcar a inauguração da feira deste ano e deverá contar com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Segundo a ACOS, "a determinação, a persistente influência e as conversações com decisores políticos" de Manuel Castro e Brito foram "decisivas" para a criação do parque, que foi inaugurado no ano 2000 pelo então primeiro-ministro, António Guterres, e é gerido pelo município e pela associação.

Melhores condições e mais espaço para o crescimento e a consolidação da Ovibeja e "a criação de uma infraestrutura com relevância estratégica para a cidade de Beja e a região foram alguns dos objetivos perseguidos" por Manuel Castro e Brito para a construção do parque, explica a ACOS.

A Ovibeja deste ano volta a apostar no Campo da Feira, para demonstração e venda de máquinas, equipamentos e serviços agrícolas, no Pavilhão Terra Fértil, uma mostra de inovação na agricultura e nas agroindústrias, e na Arena do Azeite, dedicada à promoção do Alentejo como "principal região produtora" de azeites de Portugal.

A feita volta também a apostar no Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, que "reúne o ser e o fazer alentejanos" e vai ter um "museu vivo" com artesãos e artistas a trabalhar ao vivo, uma mostra de arte contemporânea de artistas do Alentejo e uma zona para petiscos, convívio e atuações de grupos corais alentejanos.

O certame também vai promover vários colóquios sobre assuntos do mundo agrícola e, como é hábito, deverá ser destino de uma "romaria" de políticos, entre governantes e líderes partidários.

Expositores de empresas e instituições, comércio de produtos, gastronomia, provas de azeites, entrega dos prémios do 8.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, a 23.ª Mostra de Aves, corrida de touros, exposições, concursos, garraiadas e provas desportivas são outras ofertas da feira.

Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as "ovinoites", os destaques vão para os concertos dos Xutos e Pontapés, na sexta-feira, de Richie Campbel, no sábado, do jovem cantor alentejano Buba Espinho e amigos, entre os quais Rui Veloso e a banda Virgem Suta, no domingo, e de Diogo Piçarra, na segunda-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário