sexta-feira, 13 de julho de 2018

O mundo pode deixar de ter bananas em breve


JORNAL I
05/07/2018 19:09

A variedade de bananas mais consumida pelo ser humano enfrenta o risco de desaparecer devido à "doença do Panamá"

A variedade de banana mais consumida pelo ser humano enfrenta o risco de desaparecer, devido à doença do Panamá.  Cientistas dizem que "é necessário preservar a planta, pois pode ser o segredo para manter a banana a salvo no futuro", lê-se na BBC.

A banana consumida por mais pessoas em todo o mundo é a banana Cavendish, plantada principalmente no continente asiático e americano. Agora, a 'doença do Panamá', um problema causado pela presença de um fungo na raiz das bananas, está a destruir grande parte das plantações na Ásia.

Para já, a doença ainda não passou para os outros continentes, mas os cientistas alertam para a facilidade com que se pode propagar: trata-se de "uma doença muito resistente, que pode perdurar dias na sola de um sapato" e assim chegar a outros pontos do planeta, explicou, em 2016, a bióloga especialista em plantações e investigadora na Universidade de Wageningen, Gert Kema. A especialista alerta ainda para o facto de não existir ainda uma forma de tratar este problema:  "assim que a doença chegar àquele território, não há como salvar uma plantação".

O artigo publicado esta quinta-feira pela BBC explica que estas bananas são todas geneticamente semelhantes. Isto faz com que se uma delas for 'atacada' pela doença, o fungopode rapidamente espalhar-se por uma plantação inteira.

Vários investigadores estão agora a trabalhar em novas espécies que possam substituir esta variedade de banana e que sejam também resistentes a condições da natureza adversas.

Sem comentários:

Enviar um comentário