sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Brexit: Solução para saída problemática é procurar mercados alternativos -- Capoulas Santos


O ministro da Agricultura, defendeu hoje, em Berlim, que apesar do 'Brexit' ser ainda uma incerteza, no caso de se verificar uma saída "problemática", a melhor solução seria encontrar mercados alternativos ao Reino Unido para as exportações portuguesas.


Lusa
06 Fevereiro 2019 — 17:00

"Temos de estar preparados para todos os cenários, até para o pior cenário, que seria uma saída desordenada que, por absurdo, levaria a que se viessem a estabelecer taxas alfandegárias elevadas que encarecessem os produtos. A melhor solução, se houver uma saída mais problemática, é encontrarmos mercados alternativos", disse Capoulas Santos que falava aos jornalistas à margem da visita à feira Fruit Logistica.

Capoulas Santos referiu ainda que acredita que será encontrada uma solução política para a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

"O Reino Unido não é um país qualquer, tem uma relação de grande proximidade e vive um momento de alguma turbulência política, que não pode ser dissociado do atual contexto do dossier do 'Brexit'", defendeu.

Para o líder do Ministério da Agricultura, "mais tarde ou mais cedo, será encontrado um acordo que não será muito diferente, daquele que a União Europeia tem hoje, por exemplo, com a Suíça e a Noruega".

A saída do Reino Unido da União Europeia está agendada para março de 2019, três anos após o referendo que teve 52% dos britânicos a votarem a favor do 'Brexit'.

Sem comentários:

Enviar um comentário