sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Investigadores portugueses desenvolvem spray que substitui conservantes e plástico


04 DE FEVEREIRO DE 2019 - 10:17

E se em vez de embalar a comida em películas de plástico bastasse borrifá-la com um spray? Portugueses criaram uma alternativa natural e ecológica aos conservantes tradicionais.

O Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança está a desenvolver um spray que pode revolucionar a forma como conservamos alimentos frescos.

O SpraySafe é uma alternativa aos conservantes químicos utilizados na produção alimentar e também ao revestimento de plástico tradicional usado para embalar alimentos.


Este produto é um conservante natural formulado à base de plantas e algas. Basta borrifar os alimentos com o spray "100% comestível" para reduzir a desidratação, evitar a oxidação e impedir o desenvolvimento de microrganismos.

No queijo e charcutaria, por exemplo, são muito utilizadas películas de plástico aderentes que com este spray não seriam necessárias.

A produção do SpraySafe, ainda em fase de desenvolvimento, já suscitou a curiosidade de várias empresas alimentares, conta Isabel Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário