terça-feira, 9 de abril de 2019

Agricultores querem renováveis para produzir mais barato

05.04.2019 às 12h45

Vitor Andrade

Como na agricultura só se gasta energia para regar durante seis meses, os agricultores querem duas coisas: contratos sazonais com tarifas diferenciadas e produção de energia a partir de renováveis


Os agricultores solicitam ao Governo medidas para compensar o fim dos apoios à eletricidade verde, que perduraram até 2012.

Tendo em conta o caráter sazonal da agricultura de regadio, que exige uma potência energética alta apenas na época estival (entre abril e setembro) os responsáveis da FENAREG - Federação Nacional dos Regantes de Portugal, que ontem reuniram com João Galamba, secretário de Estado da Energia, querem passar a poder contratar potências elétricas diferentes consoante a época do ano.

Para além dessa possibilidade, os agricultores pediram também ao secretário de Estado apoios específicos à instalação de formas de produção de energia com base em fontes renováveis nas explorações de regadio.

"Com esta medida os regantes contribuirão para o cumprimento dos objetivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, já que o impacto ambiental das energias limpas é 30 vezes menor que o gerado pelas energias convencionais", sublinham os responsáveis da FENAREG em comunicado.

No mesmo documento, agora divulgado, os agricultores representados por aquela federação exigem ainda o reforço de ações de eficiência energética, "com um programa específico de apoio para o setor do regadio, visando a melhoria do desempenho energético das instalações, através da avaliação de desempenho e substituição de equipamentos existentes por outros mais eficientes".

Sem comentários:

Enviar um comentário