sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mundo caminha para nova crise alimentar

10 Dezembro 2010 | 00:01
Ana Luísa Marques  - anamarques@negocios.pt
Carla Pedro  - cpedro@negocios.pt


As Nações Unidas alertam que o preço das matérias--primas agrícolas está a subir a um ritmo "alarmante", e que se aproxima do pico de 2008. Há fortes aumentos nos cereais, e a carne está já num máximo histórico. O impacto em Portugal vai depender da evolução do euro.
A História pode, em breve, repetir-se. Os preços dos cereais dispararam nos últimos meses, aproximando-se dos recordes atingidos em 2008, no pico da crise alimentar. E em 2011 deverão continuar a subir, a "não ser que a produção global de cereais aumente significativamente". A previsão é da Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO).



O índice da FAO para 55 matérias-primas alimentares atingiu no início de Dezembro o nível mais elevado desde Julho de 2008, auge da última crise alimentar, após cinco meses consecutivos em alta.

A organização da ONU explica que este aumento está ligado a diversos factores, mas destaca "a revisão em baixa das previsões de colheitas nos principais países produtores". A FAO alerta que, por esta razão, "os preços mundiais das matérias-primas agrícolas têm subido a um ritmo alarmante e muito mais rápido do que em 2008".

Sem comentários:

Enviar um comentário