quarta-feira, 30 de maio de 2012

Planalto Mirandês: Agricultores falam na pior seca de sempre

Publicado ontem às 18:15
No Planalto Mirandês, no nordeste trasmontano, as chuvas de abril e
maio não resolveram o problema das pastagens. Nesta altura, há
produtores que estão já a comprar forragens para alimentar o gado. A
TSF ouviu o queixume de muitos agricultores, que afirmam que a seca
tornou este ano o pior de sempre.



http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2553561

2 comentários:

Jorge disse...

Falta prevenção e planeamento. Estas circunstâncias devem ser consideradas e estudadas em tempos de "vacas gordas ". Temos o melhor clima da Europa e o planalto mirandês não contraria esse fenómeno climático. com metade da lâmina de água normal em irrigações, consegue-se a produção de milho forrageiro hidropónico que começa a produzir verde em 30 dias. Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro podem produzir essa forragem para alimentar bovinos, caprinos, suinos e aves.
No caso de bovinos de tammanho médio pesando 450 kg podem ser alimentados com 25 kg de forragem verde criada a cada 30 dias em 1 m² de canteiro, mais outro penso alimentar na forma de feno seco com a mesma origem hidropónica com cerca de 5 kg, somando essas duas quantidades, cerca de 6a 7 UF - Unidades Forrageiras. com as quais o animal em análise mantém sua saúde e pode até crescer nesse período de "vacas magras".Um hectare de canteiros com rega automática pode acolher cerca de 150 bovinos com essas UF descritas acima.
Atenciosamente,
jorge@nortecnet.com.br

Monte da Torre disse...

Meus caros, na página do facebook do Monte da Torre, encontrará referencia a estufa de produção de Forragem Verde Hidropónica que em cerca de 100 m2 e em apenas 6 dias,se produzem 4 000 Kg de FVH. Isto é 1 Kg de cevada dística multiplica-se 6,5 a 7 vezes em apenas 6 dias.
Esta estufa é de 100% produção portuguesa,

Enviar um comentário