terça-feira, 22 de outubro de 2013

No maior supermercado britânico metade do pão vai para o lixo

ANA RUTE SILVA

21/10/2013 - 11:22

Cadeia Tesco analisou à lupa o desperdício e está a mudar a forma com
vende os produtos alimentares

Uma em cada dez bananas são desperdiçadas RUI SOARES

Nas lojas da Tesco, a segunda maior cadeia de supermercados do mundo,
metade do pão vai para o lixo. Cerca de 40% das maçãs têm o mesmo
destino. Tal como 68% dos pacotes de salada pronta a consumir. E um
quarto das uvas. Uma em cada dez bananas são deitadas fora.

O gigante britânico divulgou os números pela primeira vez e delineou
uma estratégia para tentar travar o desperdício alimentar, fenómeno
que nos países industrializados ultrapassa as 1300 milhões de
toneladas, o suficiente para alimentar 925 milhões de pessoas que
passam fome todos os dias, de acordo com dados da Organização das
Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Uma boa parte do desperdício (35%) acontece em casa dos consumidores
e, pelas contas da Tesco, as famílias do Reino Unido desperdiçam o
equivalente a 700 libras (828 euros) por ano em comida. No total, nos
primeiros seis meses de 2013, foram desperdiçadas 28 mil toneladas de
comida não só nas lojas, como também nos centros de distribuição da
cadeia. São produtos que nem sequer chegam à prateleira.

Uma das medidas para inverter a tendência passa por acabar com
promoções do género "pague um leve dois" nas saladas de pacote. No
caso do pão, a Tesco vai reduzir as dimensões das embalagens em 600
lojas para adequar o stock e informar os clientes sobre a melhor forma
de aproveitar as sobras. Prepara-se, ainda, para retirar a data de
validade nos produtos frescos.

"Temos todos a responsabilidade de travar o desperdício de comida e
não há uma única solução para o problema. Pequenas mudanças podem
fazer uma grande diferença, como armazenar fruta e vegetais da forma
correcta. As famílias estão a desperdiçar 700 libras por ano e
queremos ajudá-las a não gastar esse dinheiro", disse Matt Simister,
director comercial da Tesco, num comunicado divulgado na página
oficial da empresa.

O combate ao desperdício alimentar chegou a outras empresas de
distribuição, pelo menos, em alguns países europeus. A alemã Edeka
começou recentemente um projecto-piloto para vender produtos frescos
que não obedecem às normas em termos de tamanho e calibre. Também na
Suíça, a Coop lançou a "Ünique", uma gama de legumes disformes e, por
isso, geralmente rejeitado, mas 60% mais baratos.

Em Portugal, de acordo com o Projecto de Estudo e Reflexão sobre
Desperdício Alimentar, são desperdiçados um milhão de toneladas de
alimentos por ano (o equivalente a 17% da produção total).

http://www.publico.pt/economia/noticia/no-maior-supermercado-britanico-metade-do-pao-vai-para-o-lixo-1609819

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