segunda-feira, 31 de março de 2014

Autores do novo relatório do IPCC apresentam documento à imprensa



Mudanças climáticas

Coletiva será realizada nesta terça (1°), às 14 horas, na sede da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro
  
por Portal Brasil
Publicado: 30/03/2014 11:13

O chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e um dos autores do novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-AR5), José Marengo, concede coletiva na próxima terça-feira (1°), às 14 horas, para apresentar os resultados do Resumo para Formuladores de Políticas (SPM) do Grupo de Trabalho 2 (GT2), que faz parte do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC.

Esta contribuição considera a vulnerabilidade e exposição dos sistemas naturais e socioeconômicos, os impactos observados e os futuros riscos das mudanças climáticas, analisando seu potencial para adaptação e seus limites.

Os capítulos do relatório do IPCC avaliam riscos e oportunidades para sociedades, economias e ecossistemas de todo o mundo. Tratam de cada uma das regiões geográficas do planeta, observando tanto o sistema natural quanto o humano e abordando o clima do presente e do futuro. Na ocasião, serão destacados aspectos relacionados ao Brasil e às Américas.

A coletiva será aberta pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (Seped/MCTI), Carlos Nobre, e pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis.

A apresentação do documento – seguida por perguntas e respostas e um brunch – será realizada na sede da ABC, localizada à rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar – Centro, Rio de Janeiro.

É preciso confirmar presença enviando e-mail para a Assessoria de Comunicação da ABC. O assunto deve ser Coletiva do IPCC e, no corpo, de e-mail devem constar o nome, o veículo, o e-mail e telefone de contato.

Relatórios e Grupos de Trabalho

Para fazer seus relatórios, o IPCC conta com a colaboração de dezenas de cientistas e pesquisadores de todo o mundo. Além de Nobre e Marengo, os brasileiros que integram o GT 2 e que elaboraram este publicação são: Maria Assunção Silva Dias; Carolina Dubeux; Fabio Scarano; Jean Pierre Ometto; e Marcos Buckeridge. Todos também devem estar presentes na coletiva e disponíveis para perguntas.

O relatório do Grupo de Trabalho 2 – Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade – faz parte do 5º Relatório de Avaliação (AR5) do IPCC, que será finalizado com a publicação dos resultados do Grupo de Trabalho 3 (Mitigação das Mudanças Climáticas) e do Relatório de Síntese, até o final de 2014.

Sobre o IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988 para fornecer ao mundo uma visão científica clara sobre a mudança do clima e seus potenciais impactos ambientais e socioeconômicos. Hoje, possui 195 Estados-membros.

O IPCC é uma instituição que analisa e avalia a informação científica, técnica e socioeconômica mais recente, produzida globalmente, para compreender as mudanças climáticas. Milhares de cientistas de todo o mundo contribuem voluntariamente para o trabalho do IPCC com o objetivo de mostrar a diversidade de opiniões e conhecimentos.

Sobre José Marengo

O membro titular da Academia Brasileira de Ciências, José Marengo é pesquisador 1-A do CNPq. Graduado em Física e Meteorologia pela Universidad Nacional Agraria (Peru) e mestre em Engenharia de Recursos de Água e Terra pela mesma instituição, Marengo é doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin – Madison (Estados Unidos). Fez pós-doutorado em Modelagem Climática na NASA-GISS, Columbia University e na Florida State University.

José Marengo foi coordenador científico da previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE). Atualmente, é pesquisador titular e professor de pós-graduação do INPE e chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE).

Também é membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas e de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças climáticas e globais, entre eles IPCC.

Sem comentários:

Enviar um comentário