segunda-feira, 31 de março de 2014

SEMINÁRIO EM ALCÁCER APRESENTA RESULTADOS DE PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA PINHA E DO PINHÃO

SEMINÁRIO EM ALCÁCER APRESENTA RESULTADOS DE PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA PINHA E DO PINHÃO

2014 MAR 29ALENTEJO, PORTUGALALCÁCER DO SALPUBLICADO POR GERSON INGRÊS+
ALCÁCER DO SAL – A União da Floresta Mediterrânica (UNAC) está hoje a apresentar no Auditório Municipal de Alcácer do Sal os resultados do “Programa de Valorização da Fileira da Pinha/ Pinhão” que termina no final do mês de abril.
O programa que teve o seu início em 2012 procurou encontrar algumas respostas e soluções para o desenvolvimento da produção e industrialização da Pinha e do Pinhão envolvendo vários estudos científicos para melhorar a qualidade do produto.

Vários especialistas, produtores, industriais e investigadores de Portugal e de Espanha estão reunidos no seminário que contou com a intervenção de Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer, na sessão de abertura. O autarca deu as boas vindas aos visitantes sublinhando a importância “que a fileira da Pinha /Pinhão representa para o desenvolvimento do concelho e defendendo que em conjunto com o arroz, o vinho e o turismo, o pinhão é essencial para uma estratégia de desenvolvimento da região onde se encontra a maior mancha florestal de pinheiro manso e a maior produção de pinha”.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal anunciou ainda que no passado dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, cujas comemorações oficiais se celebraram na Mata de Valverde em Alcácer do Sal, teve oportunidade de colocar ao Secretário de Estado das Florestas “o desejo de que seja criado em Alcácer o Centro de Competências do Pinheiro Manso à semelhança do que existe em Coruche com o Sobreiro”.

Ainda de acordo com o Presidente do Município “são necessárias iniciativas deste género e uma convergência de interesses relativamente à pinha e ao pinhão e a Câmara Municipal de Alcácer do Sal está desde a primeira hora empenhada nessa convergência, assim como no apoio ao processo da DOP (Denominação de Origem Protegida) do Pinhão de Alcácer do Sal”.

Sobre este assunto, Nuno Calado da UNAC adiantou que “a componente técnica e o seu caderno de especificações está concluído. O processo vai agora ser enviado para a Direção Regional de Agricultura do Alentejo que após análise o vai remeter para Bruxelas pelo que se prevê que a DOP do Pinhão de Alcácer demore entre um a dois anos a estar concluída”.

Pedro Silveira, diretor da União da Floresta Mediterrânica (UNAC) abordou a importância do Programa de Valorização da Fileira da Pinha /Pinhão, que “resultou num passo em frente para o desenvolvimento e para a identificação dos problemas da fileira que tem falhas muito grandes”. Ainda segundo Pedro Silveira, “se não formos nós, os portugueses e os espanhóis a trabalhar esta fileira mais ninguém o faz porque temos responsabilidades acrescidas, já que somos os únicos produtores”.
A UNAC pretende dar continuidade ao projeto e encontrar mais financiamentos que segundo o Vice- Presidente da CCDR do Alentejo, Rui Mendes, vão estar acessíveis no próximo Quadro Comunitário de Apoio através de linhas de financiamento.
Tendo em consideração os elevados investimentos dos produtores florestais que se traduziram num aumento significativo das áreas de pinheiro-manso, a UNAC identificou a valorização da fileira da Pinha /Pinhão como uma das suas áreas de trabalho prioritárias, com vista ao aumento da profissionalização desta cultura e à promoção da melhoria da competitividade da fileira na região do Alentejo.

No seminário outros temas estão em destaque esta tarde, tais como: O Mercado Mundial do Pinhão, o Plano Estratégico do Sector da Pinha na Andaluzia, as Perspetivas Para o Desenvolvimento da Fileira e vai ser apresentado um Estudo Sobre a Cadeia de Valor da Fileira da Pinha e do Pinhão. Após a sessão de encerramento, prevista para as 17h00, vai ser apresentado o livro “Receitas com Pinhão”pelo Provedor da Confraria Gastronómica do Alentejo seguida de uma sessão de degustação de produtos feitos com pinhão.

O projeto, promovido UNAC – União da Floresta Mediterrânica, é uma iniciativa QREN apoiada no âmbito do INALENTEJO, com um investimento de 113.660,47 euros e cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.

Outras comunicações previstas prendem-se com a Produção e Gestão de Povoamentos, Valorização do Produto e o Setor e o Mercado do Pinhão. Estas intervenções vão estar a cargo de responsáveis do CIFOR – Centro de Investigación Forestal/ INIA; INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve; INC – International Nut and Dried Fruit Council; Direcion de Gestión del Medio Natural/ Junta de Andalucia e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

No final do seminário vai ser apresentado o livro “Receitas com Pinhão”, seguindo-se uma sessão de degustação de pinhão e produtos feito a partir desta matéria-prima.

Este programa foi uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascendeu a 113,660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.526,33 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário