sábado, 5 de abril de 2014

Investigadores portugueses participam em projecto para perceber linguagem animal


Cinco investigadores portugueses participam num inédito projecto europeu de criação de dispositivos artificiais capazes de perceber a linguagem animal, o que pode lançar bases para administração do ambiente das sociedades animais através da robótica.

Os robôs que estão a ser desenvolvidos vão adaptar-se ao meio animal por algoritmos evolutivos até aprenderem a interagir com os animais, explicou à Lusa Luís Correia, investigador do Laboratório de Modelação de Agente, da Universidade de Lisboa, única instituição portuguesa que participa no maior projecto europeu denominado Fundamentos de Sistemas adaptativos Colectivo (FOCAS, sigla em inglês).
De acordo com o investigador do departamento de informática da Universidade de Lisboa, a inovação poderá levar à criação de robôs ou dispositivos que interajam com animais que funcionam em colectivos, como rebanhos.

A ideia do projecto, que está a ser realizada por seis instituições europeias da Áustria, Croácia, França, Alemanha, Portugal e Suíça, e coordenada por Thomas Schmickl da Universidade austríaca de Graz, "é mostrar esta interacção e a modulação", ou seja, saber se estes dispositivos artificiais que serão multiplicados "têm alguma influência no comportamento destes animais".

Os investigadores esperam que futuramente o trabalho possa ter impacto, por exemplo, no campos da agricultura e ambiente.

"Nós tentamos fazer interagir as populações em ambientes animais e meios diferentes. Por exemplo, as abelhas no solo (em terrenos tipo colmeias) e animais na água por via de dispositivos artificiais e meio digital", afirmou Luís Correia.

A pesquisa deverá terminar em 2018, mas caso se demonstre a viabilidade desta abordagem "poderá ter implicações interessantes e úteis na agricultura, em particular, em pastagens, no controlo de pestes e outro tipo de intervenções em que haja interacção em animais em colectivos", exemplificou o pesquisador português.

Por outro lado, "uma das tarefas do projecto é precisamente fazer com que os dispositivos tenham alguma capacidade de adaptação, ou seja, de mudarem eles próprios o seu comportamento em função das interacções que têm com as populações animais", acrescentou.

Desde o arranque do projecto, no ano passado, os investigadores já fizeram testes com robôs chamados Unidade de Actuação e Percepção (CASUS, sigla em inglês), que não se movem e que interagiram com abelhas reais comuns produtoras de mel, relativamente novas, que ainda não podem voar.

Também fizeram ensaios em aquários com peixes zebra (estes vertebrados têm proximidade genética com o ser humano, especialmente o aparelho ocular) usando dispositivos individuais para poder ter a noção das interacções e dos comportamentos e medir as reacções dos peixes e o comportamento dos dispositivos artificiais.

"Temos uns robôs muito rudimentares que vibram, apenas, e com a vibração conseguem mover-se no terreno como se estivessem a andar no chão. Pusemos estes dispositivos a interagir com os nossos CASUS simulando estes dispositivos das abelhas e os CASUS detetavam algum tipo de proximidade, portanto já nos permitiu fazer algum tipo de ensaio", afirmou.

As fases seguintes passam pelo desenvolvimento de protótipos em quantidade.

"Vamos ter em princípio na ordem de 60 CASUS para interagir com abelhas e na ordem de 20 para interagir com os peixes. E depois desenvolver o comportamento colectivo dos dispositivos artificiais e fazê-los interagir colectivamente com as populações de peixes", adiantou Luís Correia.

Fonte:  Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário