terça-feira, 8 de abril de 2014

Na lavra de Abril semear de novo!

CNA

- MOÇÃO -

Este mês de Abril, completam-se os 40 anos do 25 de Abril, da Revolução dos Cravos!

A Revolução do 25 de Abril  e  o  processo que  se desenvolveu a partir daí trouxeram-nos importantes conquistas.

Trouxeram-nos a Liberdade e a Democracia. O fim da guerra colonial para onde os nossos jovens marchavam, tantas vezes para matar e morrer e, a seguir, trouxe a independência de outros Povos e Países.

O 25 de Abril abriu portas à Liberdade de Associação que as Agricultoras e os Agricultores Portugueses concretizaram ao formarem as suas Organizações livres e independentes.  A fundação da CNA, em 1978, também é um fruto bom do Associativismo Agrícola Nacional, saído do 25 de Abril.

O 25 de Abril trouxe para os Agricultores e para o Mundo Rural:- a Lei democrática do Arrendamento Rural; a entrega, às Populações Locais, das Cooperativas Agrícolas e das Casas do Povo. Trouxe a Lei dos Baldios com a devolução, aos Compartes, da propriedade comunitária e das riquezas desses Baldios. Trouxe a melhoria de salários, pensões e reformas.

A Constituição de Abril da República Portuguesa - cujo 38º Aniversário se assinalou ontem, 2 de Abril –  consagrou os direitos dos Portugueses em geral e dos pequenos e médios Agricultores em particular.

E, entre outros, a Constituição de Abril também consagrou o direito à Saúde, à Educação, ao Poder Local Democrático, portanto, a todo um vasto conjunto de direitos que trouxeram significativas melhorias ao nosso trabalho e à nossa vida.

O 25 de Abril trouxe-nos mais Felicidade !

Por isso mesmo, aqui nos congratulamos !

Mas, hoje, sopram ventos frios contra o 25 de Abril, contra a esperança numa vida melhor. Atravessamos tempos duros e difíceis !  Como todos sentimos e sofremos.

Sofremos em consequência das más políticas agrícolas e de mercados definidas e aplicadas, contra a nossa vontade, por sucessivos governos e pela União Europeia. Sofremos com a dificuldade de escoamento e a baixa dos preços à Produção assim como com os custos especulativos dos Combustíveis, da Electricidade, das Rações, dos Herbicidas, do Crédito Bancário.

Sofremos com as importações desnecessárias; com a falta de bons Mercados Locais para escoar a nossa Produção familiar de bens agro-alimentares.

Sofremos com esta PAC – Política Agrícola Comum, que está feita para os grandes proprietários absentistas e para o grande agro-negócio, e que sacrifica a nossa Soberania Alimentar.

O sistema vigente impõe-nos o pagamento de Contribuições caríssimas para a Segurança Social e está a obrigar-nos a irmos, todos, colectarmo-nos nas Finanças para pagar ainda mais contribuições e impostos, situação que não podemos suportar.


Por isso aqui estamos, hoje, 3 de Abril, uma vez mais nas ruas de Lisboa.

A protestar e a reclamar no uso dos nossos Direitos Constitucionais saídos do 25 de Abril !

Em defesa da Agricultura Familiar e do Mundo Rural !

Queremos melhores políticas Agro-Rurais e  queremos outro governo capaz de as promover !

Sim !  Sempre com os Agricultores !
Na lavra de Abril, vamos semear de novo !

Lisboa, 3 de Abril de 2014

-   Ano Internacional da Agricultura Familiar -

Sem comentários:

Enviar um comentário