quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bloqueio russo penaliza vinho


     
Sara Ribeiro Sara Ribeiro | 26/08/2014 22:38:21 264 Visitas   
Em 2013, foram importadas pela Rússia 199 mil caixas de vinho português Foto: Shutterstock
Bloqueio russo penaliza vinho
A proibição imposta pela Rússia à importação de produtos agro- alimentares da União Europeia vai custar a Portugal 16,7 milhões de euros. E o sector vinícola não escapa a impactos da medida.

O bloqueio russo "será mais uma 'pressão' para que os produtores e suas associações se orientem para mercados alternativos"
Em 2013, foram importadas pela Rússia 199 mil caixas de vinho português, no valor de 6,8 milhões de euros, segundo dados da ViniPortugal. Estes números colocam Portugal como o 15.º fornecedor de vinho do país de Leste.

"No período de 2003 a 2013 as importações de vinho, pela Rússia, aumentaram mais de 10 vezes no volume e no valor, correspondendo-lhe taxas médias de crescimento anuais de 26%", disse ao SOL Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.

Tendo em conta estes números, "o impacto será, antes de mais, resultado da duração do embargo", explica o responsável. "Numa leitura imediata", continua, "Portugal terá de encontrar mercados alternativos para compensar uma eventual queda na ordem dos 6,8 milhões que exportou em 2013".

O presidente da ViniPortugal sublinha, no entanto, que o bloqueio russo "será mais uma 'pressão' para que os produtores e suas associações se orientem para mercados alternativos, evitando ficarem na expectativa que possa terminar".

O embargo alimentar deverá durar um ano. Segundo o Ministério da Agricultura, a carne de porco e derivados, leite e frutas serão os produtos portugueses mais afectados.

Quanto a futuros fundos de apoio, o ministério garante que irá "auxiliar as empresas em função do que é relevante, observando os tempos mais próximos para depois tomar as decisões mais adequadas".


Sem comentários:

Enviar um comentário